Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Show no céu de Curitibanos

09 Junho 2018 17:25:00

Aeronaves pintaram o céu curitibanense

Franciele Gasparini


ESPETÁCULO AÉREO. Apresentações com aeromodelos controlados remotamente são abertas à comunidade . (FOTO: FRANCIELE GASPARINI)

O Aeroporto Lauro Antônio da Costa, em Curitibanos, foi palco de manobras e diversão para os amantes do aeromodelismo. Aeronaves de comando remoto pintaram o céu curitibanense durante o 1º Festival de Aeromodelismo do município nesse sábado (9) e a programação segue neste domingo (10), às 10 horas.

Veja mais fotos, aqui.

Segundo o organizador Lisiomar Popinhak França (Bill), são esperados para o evento, gratuito e aberto à população, entre 30 e 40 praticantes do esporte, e cada esportista poderá levar mais de uma aeronave para exposição e decolagens. "Orientamos as famílias que levem suas cadeiras, banquinhos, bonés e protetor solar, caso haja Sol, para assistir a um verdadeiro espetáculo no céu", convidou Bill. Ele adiantou aos visitantes do Festival, que a organização disponibilizará barraca com venda pinhão e quentão, oportunizando um fim de semana de lazer para toda a família curitibanense.

Desportista envolvido com a organização do evento, Elemer Otmar Finger destacou que o público poderá presenciar diversos tipos de aeronaves, entre elas, aviões treinador e escala, que são cópias fiéis dos grandes aviões, com planta própria para construção, semelhante às aeronaves comuns; a única diferença é que não há comando com os pés.

"Quem pilota um aeromodelo pilota um avião comum, mas quem pilota aviões dificilmente pilotará um aeromodelo logo de cara", afirmou Elemer, acrescentando que os comandos das aeronaves utilizadas no esporte são exatamente iguais aos comandos de aviões comuns e eles podem utilizar combustíveis do tipo metanol, gasolina ou querosene, sendo que muitos comandos utilizados no esporte aplicam-se à aviação.

Elemer comentou que já pode repassar seus conhecimentos a mais ou menos 20 pessoas, entre eles, pilotos de avião e pessoas que queriam aprender a pilotar. Para ele, a adrenalina das lições de voos e dos primeiros pousos são a melhor parte do esporte, que conta com três tipos de voo: calmo, acrobático e agressivo, dependendo do estilo e do gosto de cada praticante.

Além de acrobacias e manobras nos ares com os aeromodelos por controle remoto, haverá, ainda, voos de paramotor, paratrike, helicópteros, jatinhos, planadores e drones durante o evento.


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711