ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
ICC2.png
CONTEÚDO PATROCINADO

Atenção com a drenagem linfática: especialista fala sobre benefícios e riscos

08 Abril 2019 17:36:00

O sistema linfático tem como uma das principais funções a drenagem dos líquidos que circulam no corpo


(Foto: Divulgação/ICC) /

Um dos procedimentos mais populares, especialmente entre o público feminino, é a drenagem linfática. A fisioterapeuta, especialista em drenagem linfática vascular, Adriane P. N. Aliperti Soares que atende diariamente na InterClínicas Curitibanos - ICC, localizada na Avenida Altino Gonçalves de Farias, anexa ao Hospital Hélio Anjos Ortiz, explica a importância de fazer o tratamento com um profissional especializado e fala um pouco mais sobre essa técnica.

"A drenagem é uma técnica que tem efeitos principalmente em edemas de origem linfática e pós-operatórios. Os pacientes, se bem direcionados podem ainda sentir bem-estar e relaxamento, mas ao contrário do se pensa, a drenagem não emagrece, já que não são eliminadas gorduras, mas sim líquidos", enfatiza Adriana.

Outro ponto bastante importante destacado pela especialista é que em alguns casos, os pacientes podem correr sérios riscos se fizerem o procedimento de forma inadequada. "Para pacientes com histórico ou risco vascular, como trombose, insuficiência cardíaca, ou hipertensão descompensada, um profissional não apto pode causar sérios danos a saúde", comenta.

A drenagem linfática vascular é indicada para tratamento pré e pós-operatório, insuficiência  venosa, linfedemas, pós-traumatismos, edemas no período gestacional e pré-menstrual. "Um dos grandes benefícios da drenagem linfática vascular é a diminuição de edemas. Ativando a circulação do corpo, o grau de nutrição e hidratação das células aumenta", explica a fisioterapeuta. 

Os benefícios também estão ligados ao favorecimento e regeneração dos tecidos, o que impede a formação de quelóides; aumenta a capacidade de absorção de hematomas e equimoses; acelera o retorno da sensibilidade após as cirurgias e proporciona relaxamento.

"O que fazemos é tratar o paciente de forma individualizada, mantendo um canal de comunicação direta com o médico a respeito de seu quadro clínico e sua evolução. A drenagem é uma forma de tratamento, e não apenas um procedimento estético", explica.

A drenagem linfática vascular deve ser realizada no consultório, em um ambiente propício e confortável. Sempre comandada por fisioterapeuta que esclarece dúvidas, orienta e acompanha todo o tratamento com a finalidade de acelerar a recuperação e promover maior conforto no retorno às atividades de vida diária.

A dica da especialista é estar sempre atento aos sinais de seu corpo e procurar profissionais especializados, que ofereçam resultados seguros. Sempre lembrando a importância da prática de atividade física e de uma alimentação saudável.

InterClínicas Curitibanos - ICC - Nosso compromisso é cuidar da sua qualidade de vida. 





Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711