Curitibanos,
logo35.png
a semana-logo.png
redes.jpg

Remédios que vêm das lavouras

11 Fevereiro 2018 11:16:00

Aos 75 anos Gema Casamali ensina um pouco de suas receitas

Rubiane Lima


CONHECIMENTO. Poder dos chás passa de geração a geração na família de Gema. (FOTO: RUBIANE LIMA)

Consagrados pela cultura popular, os remédios caseiros são ferramentas utilizadas para tratar de diversos males. Com eficácia comprovada cientificamente, os chás e emplastos ensinados pelas pessoas de maior conhecimento são utilizados no dia a dia e verdadeiras armas contra dores. Passada de pai para filho, a sabedoria popular ainda hoje é amplamente utilizada.  

Na casa da curitibanense Gema Casamali, de 75 anos, os remédios caseiros sempre foram utilizados. "Criei meus sete filhos utilizando o conhecimento que fui recebendo das pessoas mais velhas e do nosso dia a dia, com uso de ervas para tratar de diversos males", afirmou. Por isso, durante toda sua vida, ela gostou de plantar ervas em sua lavoura, para ter nos momentos de necessidade. Mesmo reconhecendo a eficácia das plantas, Gema reforçou que, se não perceber sinal de melhora, é fundamental que um médico seja procurado.

Para Gema, as pessoas usam demais os remédios com composições químicas, sendo que poderiam aproveitar melhor o que têm em suas hortas. "Qualquer dor, as pessoas já correm para farmácia, mas isso poderia ser evitado com uso de algum chá ou emplasto com ervas da lavoura e plantadas por elas mesmas", avaliou. Segundo ela, quando seus filhos eram crianças, não existiam farmácias disponíveis como agora, o que a fez aprender mais sobre ervas e suas particularidades. Além disso, por dois anos, Gema trabalhou na Pastoral da Saúde, em Blumenau, onde aumentou seu conhecimento. Agora, ela o passa adiante, com filhos e netos que estão aprendendo sobre chás e o melhor uso de cada planta. "É comum virem pessoas de diversos lugares para me pedir algum chá ou ajuda. Minha família também sempre me procura para pedir algum chá para aliviar dores", contou, orgulhosa.


PLANTAS E SUA UTILIDADE

"Nos últimos anos, a ciência tem dado mais valor a essa tradição popular e pesquisas científicas têm comprovado os efeitos benéficos dos chás", afirma o nutrólogo Alan Ferreira Coutinho. Ele lembra que as infusões de plantas são usadas milenarmente para combater males como insônia, cólicas menstruais, diarreia, dores de estômago e controle do colesterol.

Entre os principais usos, estão gengibre, laranja, hortelã e camomila.


(FOTO: DIVULGAÇÃO)


PRINCIPAIS USOS

- Gengibre - para aliviar náuseas e enjôos e com gargarejos com água para gripes e resfriados

- Erva Santa Maria - contra vermes

- Chá de casca de laranja, hortelã e camomila - como calmante

- Chá de canela - contra diabetes

- Boldo - para dor de estômago

- Chá de losna - para aliviar dores

- Raiz de salsa - contra dor na bexiga

OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif


 

INFORMAÇÕES E CONTATO

Rua Daniel Moraes, 50, Bairro Nossa Senhora Aparecida - 89520-000 - Curitibanos/SC (49) 3245.1711

Copyright © 2015 A SEMANA EDITORA LTDA. Todos os direitos reservados.