Curitibanos,
logo35.png
a semana-logo.png
redes.jpg

Quedas de energia voltam a preocupar

11 Fevereiro 2018 10:57:00

Conforme a Celesc, colisão em poste de energia elétrica causou o problema

Franciele Gasparini


SUSTO. Retroescavadeira danificou rede de energia causando queima de transformador. (FOTO: KALYANE ALVES)

As quedas de energia elétrica, já bastante discutidas em Curitibanos, voltaram a causar transtornos e prejuízos na última semana. Desde quinta-feira (1), quando uma retroescavadeira danificou um poste de luz na Rua Theodoro Agostini, o fornecimento do serviço ficou instável e a oscilação na rede manateve-se até domingo (4). 

De acordo com o gerente comercial da Celesc José Afonso Marin, o abalroamento no poste de energia elétrica foi o responsável pelas quedas no fornecimento da quinta-feira (1), com a complicação da queima de um transformador. Ele explicou que o poste foi trocado e houve tentativas de reenergizar o trecho sem energia, o que provocou falha em uma chave faca em uma fase, fazendo com que o Centro, por exemplo, operasse somente com duas fases. Além disso, foi afetado o religador, dispositivo de proteção que opera quando detecta correntes de curto-circuito, desligando e religando automaticamente os circuitos um número predeterminado de vezes.

O dano na rede elétrica no último dia 1 causou, também, um fenômeno curioso na iluminação pública no Centro de Curitibanos, quando as luminárias de led ficaram piscando. Isso aconteceu porque, quando ligadas em valores abaixo de 220V, acontece essa oscilação na luz. Vídeos gravados por moradores da Avenida Salomão Carneiro de Almeida viralizaram nas redes sociais.


(FOTO: TATIANA RAMOS)

Quanto às quedas de energia ocorridas no último domingo (4), o engenheiro Ricardo Furlanetto, responsável pela supervisão de operação e manutenção em Lages, explicou que a Celesc realizou uma transferência de carga de energia em Ponte Alta, com o objetivo de melhorar o abastecimento em Correia Pinto. Com isso, foi preciso desligar quatro linhas de transmissão, ocasionando interrupção no fornecimento de energia em Ponte Alta do Norte e Santa Cecília durante todo o procedimento no período da manhã; em Curitibanos e São Cristóvão do Sul, houve uma interrupção para desligamento e religamento do sistema.


PREJUÍZOS

Além do transtorno, as quedas de energia também trouxeram prejuízos aos curitibanenses. O empresário José Adriano Hammerschmitt, proprietário do Parque Harry World, revelou que o atendimento ao público ficou comprometido. José Adriano destacou que foi feito um grande investimento no Parque e eles, agora, precisam de energia para reaver os valores aplicados no local.

O empresário já tentou contato com a Celesc em busca de solução, mas, até o momento, nada foi feito e as quedas de luz continuam. "Tivemos inúmeras quedas de energia na última semana, perdemos clientes, corremos o risco de perder alimentos e, enquanto nossos impostos e nossa luz estão pagos corretamente, o problema persiste. Precisamos de uma solução urgente", finalizou o José Adriano.

OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif


 

INFORMAÇÕES E CONTATO

Rua Daniel Moraes, 50, Bairro Nossa Senhora Aparecida - 89520-000 - Curitibanos/SC (49) 3245.1711

Copyright © 2015 A SEMANA EDITORA LTDA. Todos os direitos reservados.