Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Morre o príncipe Henrik da Dinamarca

14 Fevereiro 2018 10:13:00

Por G1


Rainha Margrethe II e príncipe Henrik, da Dinamarca (Foto: Reprodução/Twitter/@DanielRosney ) 


O príncipe consorte Henrik da Dinamarca, marido da rainha Margrethe II, morreu na noite de terça-feira (13) aos 83 anos, informou o palácio real.

"Sua alteza real, o príncipe Henrik, morreu nesta terça, 13 de fevereiro, às 23h18 (local), no castelo de Fredensborg", residência oficial 40 km ao norte da capital, informou a casa real.

Segundo a nota, o príncipe morreu ao lado de sua mulher e de seus dois filho.

A causa da morte não foi revelada.

O príncipe consorte Henrik, de origem francesa, disse em agosto de 2017 que não quer ser enterrado com a rainha, anunciou o palácio real na ocasião.

Frustrado por sempre ter sido relegado ao segundo plano protocolar, o príncipe, de 83 anos, decidiu que não queria compartilhar o túmulo com a soberana, que está "de acordo" com esta decisão, informou ao jornal BT a chefe de comunicação do palácio, Lene Balleby.

A decisão do príncipe se deve ao fato de que, ao não ter obtido o título e a função que queria, não tem uma relação de igualdade com sua esposa em vida, de modo que também não quer tê-la na morte.

O príncipe Henrik nunca escondeu seu desgosto por não ter obtido o título de rei, e seu descontentamento aumentou nos últimos anos.

Apesar de quebrar a tradição real ao não ser enterrado junto com sua mulher na catedral de Roskilde, o príncipe tem a intenção de ser sepultado na Dinamarca. Ele "ama a Dinamarca e trabalhou pela Dinamarca durante mais de 50 anos. O príncipe portanto quer ser enterrado na Dinamarca, mas os detalhes ainda não foram definidos", disse Balleby.

O príncipe, nascido Henri Marie Jean Andre Count de Laborde de Monpezat, conheceu aquela que seria sua esposa em 1965 quando trabalhava na embaixada da França em Londres.

A enérgica personalidade de Henrik nunca cativou os corações dos dinamarqueses, que zombaram da sua aposentadoria da vida pública no início de 2016.

OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711