Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Atenção na escolha dos óculos de sol

10 Janeiro 2018 00:09:00

Seleção das lentes deve ser prioridade para evitar problemas de visão

Rubiane Lima


PROTEÇÃO. Técnico em óptica dá dicas para escolher os óculos ideais. (FOTO: RUBIANE LIMA)

Com a frequência cada vez maior e mais intensificada da presença do Sol, os óculos escuros deixam de ser apenas artigos de estética e passam a ser de grande necessidade na hora de sair às ruas. No entanto, na hora da escolha, cuidados devem ser tomados para que as lentes não venham a prejudicar a visão. 

O técnico em óptica da Óptica Nathan Jeferson Ferreira ressalta que a principal prevenção na hora da compra dos óculos de sol deve partir do local onde ele é adquirido, recomendando que seja em ópticas. "Às vezes, a pessoa pode gostar de algum modelo em uma loja de roupas, por exemplo, mas as lentes devem ser feitas por profissionais, para evitar que danifiquem ao invés de proteger na hora da exposição ao Sol", alerta. Além disso, de acordo com ele, somente ópticas têm o equipamento que mede a proteção proporcionada pelas lentes.

Jeferson explica que, ao colocar os óculos escuros, a pupila passa por um processo de dilatação, estando mais sujeita aos raios de Sol, que a atingem diretamente caso a lente não ofereça a proteção necessária. "Isso pode chegar a queimar a pálpebra", ressalta.

Para evitar esse tipo de problema, na hora de escolher a lente ideal, o técnico orienta que tenha proteção contra raios ultravioleta, lente polarizada, com filtro que absorve o excesso de luz. "Essa lente tira parte do reflexo, como o de água ou de vidros de veículos, separando o que é luz útil e o que é prejudicial ao olho", esclarece, lembrando que quem usa óculos de grau também pode fazer a lente escura com o mesmo grau. Da mesma forma, Jeferson alerta para a escolha de óculos escuros infantis, que podem prejudicar o desenvolvimento da visão da criança.


"O uso de óculos errados é motivo de 20% da incidência de catarata no país, por isso, é importante que todos tomem cuidado para não se prejudicarem", destaca.


Sobre lentes espelhadas, o técnico explica que podem aumentar a durabilidade da lente, pois a camada espelhada evita riscos, mas a proteção é a mesma, independente de ser espelhada ou não.

OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711