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Alimentação saudável é um aliado para a saúde

12 Março 2018 00:08:00

Nutricionista dá sugestões de lanches para as crianças

Kalyane Alves


Nutricionista dá dicas de lanches para as crianças. (Foto: Kalyane Alves)

Na correria do dia a dia, muitos pais não tem tempo para preparar o lanche dos filhos. Diante disso, optam por comidas prontas, embaladas e que não fazem parte de uma alimentação saudável e balanceada. A nutricionista curitibanense Thaline Muniz Machado recomenda a utilização de alimentos naturais, sempre incluindo frutas no cardápio diário.  

A nutricionista explica, que, para chamar a atenção das crianças, os alimentos devem ser coloridos, com cortes que facilitem a alimentação. Além, de ter, criatividade na hora de montar o lanche em formatos diferentes, como flores e carinhas. "Se o prato estiver distribuído de forma divertida, a criança tem um estimulo a mais para comer", reforça.

A profissional adverte que alguns cuidados, como a conservação dos alimentos em recipientes próprios e a hidratação, são fundamentais no processo de uma alimentação saudável. "Em relação a líquidos, o ideal é oferecer água, sucos naturais e integrais diluídos, chás ou água de coco", atesta.

A alimentação, também, deve estar adequada a idade da criança. Segundo Thaline, crianças menores de 2 anos não podem consumir açúcares, industrializados, bebidas à base de soja, mel e frutos do mar.

A nutricionista certifica que para garantir lanches equilibrados, saudáveis e variados é preciso se programar, pensar na montagem antes mesmo de fazer as compras.

Sugestões de lanches deixadas pela nutricionista:

- Espetinhos de tomate cereja e quadradinhos de queijo, bolinho integral caseiro e morangos.

- Um pedaço de torta salgada com frango, 1 banana e palitinhos de cenoura.

- um iogurte natural, granola e uma maçã.

- Uva sem semente, pastel assado de carne moída e um milho verde cozido.

- Mamão cortado, bolo de cenoura e ovos mexidos.

- Bergamota (apenas gominhos), sanduíche de pão integral com alface, tomate e frango, e, mini cookies integrais.

- Espetinho de frutas, tapioca com queijo, iogurte natural batido com morango.

- Melancia cortadinha, pão de queijo, espetinhos de cenoura, tomate cereja e brócolis.

Na minha casa é assim


Greiceneli  substituiu alguns alimentos industrializados por outros mais saudáveis  (Foto: Kalyane Alves)

Na casa da cirurgiã dentista Greiceneli Hoffmann, 33 anos, os filhos contam com uma alimentação balanceada. De acordo com ela, fazem aproximadamente 3 anos e meio que mudaram a rotina alimentar na casa, devido seu pai ter morrido de câncer.

"Antes não pensávamos em alimentação saudável, apenas comíamos o que gostávamos", relatou a cirurgiã. De início, substituíram alimentos como como os temperos industrializados para os caseiros, açúcar pelo melado, achocolatados por cacau 100% e batata por inhame.

Um ponto observado por Greiceneli, foi o aumento da imunidade tanto para os adultos quanto para as crianças. Ela afirmou que antes dessas mudanças de hábitos alimentares até mesmo gripes eram difíceis de curar.


A higiene é fundamental na hora da preparação das refeições (Foto: Kalyane Alves)

Greiceneli procura sempre fazer pratos atrativos para as crianças. "Vejo que eles ficam empolgados quando monto os alimentos de forma lúdica. Meu recado para os pais é que não desanimem, mesmo que eles não gostem de determinados alimentos continuem a arrumar em seus pratos", finaliza.


Greiceneli e seus filhos usam aventais para prepararem os alimentos (Foto: Kalyane Alves)

Dica de receita

Quadradinhos/barrinhas de banana, aveia e canela


(Foto: Divulgação)

Ingredientes

- 1 banana amassada

- 2 colheres de sopa de farelo de aveia

- canela a gosto

Modo de fazer

Misture os ingredientes e espalhe em uma forma untada e enfarinhada, deixando na altura de aproximada de um dedo. Asse a 180 graus até que fique levemente dourado por fora e macio por dentro. Corte em formato de quadradinhos ou barrinhas.

Tempo de preparo: 30 minutos

Fonte: Comidinhas da Diana





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