ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

Curitibanenses no Festival do RS em Paris, na França

07 Setembro 2016 09:47:08

Novidade deste ano é a participação do casal curitibanense

Franciele Gasparini
d8789501-d78c-42e9-8dd9-5a0a85b50d18.jpg
Foto: Divulgação

A capital francesa ganhará ares bem conhecidos dos brasileiros do Sul, com a realização do 4º Festival do Rio Grande do Sul de Paris, de 21 a 25 de setembro, organizado pela Associação Sol do Sul e Embaixada do Brasil na França. A novidade deste ano é a participação do casal curitibanense Marcos Froner Ferreira e Carine Lisete Glienke.

 

A oportunidade surgiu pela ligação do casal com manifestações tradicionalistas e o convite foi feito por uma das organizadoras do Festival em Paris, Jaqueline Dreyer. Marcos, educador físico, trabalha com danças tradicionalistas há mais de 20 anos e Carine, professora de bovinocultura de corte e leite no campus da UFSC de Curitibanos, é gaúcha de Santa Rosa, apaixonada pela cultura sulista e já viveu em Paris. Para ela, a oportunidade vai contribuir, em muito, para o fortalecimento da cultura do Sul do Brasil, uma vez que, no exterior, poucos conhecem as manifestações artísticas e culturais dos três estados do Sul. "Será uma experiência incrível para nós, mas, principalmente, pela cultura do Sul do país, tão pouco divulgada fora do Brasil", salientou a professora.

E é esse o objetivo da Associação Sol do Sul com a criação do Festival. Carine comentou que muitas das manifestações culturais do Sul são bastante semelhantes às da cultura europeia. Por isso, o evento tem o objetivo de disseminar esse pedacinho de Brasil no exterior e também promover esse intercâmbio cultural.

Palestras e apresentações devem marcar o evento. Chimarrão, danças tradicionalistas, prosas gauchescas e até o famoso pinhão serão apresentados aos parisienses e visitantes. Além disso, os curitibanenses também poderão trocar experiências com outros brasileiros que participarão do Festival. "Nossa cultural é riquíssima e merece ser valorizada dentro e fora do país. Esperamos trazer muitas inspirações para manifestações culturais e fortalecimento da cultural local em Curitibanos", ressaltou Carine.

 

ENTREVERO

 

Em Curitibanos, o resgate cultural e a valorização da cultura sulista também estão ganhando força, através do Projeto Entrevero Cultural, promovido pela UFSC, sob a coordenação de Marcos e Carine. Segundo a professora, quando chegou há Curitibanos, percebeu que a cultura gaúcha é bastante forte na região, mas pouco organizada e valorizada, assim como a cultura local, com o tropeirismo. Pensando nisso, iniciou o Projeto Entrevero Cultural, que visa o resgate da identidade cultural da região e a promoção de manifestações artísticas com acadêmicos e comunidade. Uma das primeiras ações do Entrevero Cultural será a participação da Semana Farroupilha este mês.

7eb09756-d5f6-4102-a090-b629af3085bb.jpg



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711