ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

09 Junho 2019 11:43:00
Autor: Por AS

GENES AZUIS

Em um estudo de 2018, pesquisadores analisaram 487.647 genes de pacientes para procurar tristeza. Eles concluíram que 15 regiões de genes são capazes de dar ao indivíduo sentimentos de isolamento e tristeza. Por fim, o argumento do estudo é que até 5% da solidão humana pode ser uma herança genética indesejada.


(Foto: Divulgação) /

PLANETA BRILHANTE

Vênus não possui um campo magnético global, o que significa que ele não deveria brilhar, mas brilha, e brilha muito, até em seu lado noturno. Uma teoria que tenta explicar isso é que o brilho de Vênus vem de uma quantidade rastreável de óxido nítrico. Assim, o Sol fragmentaria as moléculas do planeta em átomos e moléculas menores, liberando o excesso de energia como luz.

(Foto: Divulgação) /




02 Junho 2019 07:00:00

Festival de Famadihan

(Foto: Divulgação) /

Cuidar do túmulo dos parentes é uma coisa que várias pessoas fazem ao redor do mundo. Mas os moradores de Madagascar fazem mais do que isso. Uma vez a cada sete anos, os moradores de Famadihan pegam os corpos de seus parentes mortos dos caixões, dançam com eles, fazem procissões e festas. Eles fazem isso porque acreditam que a alma do homem não deixa esse mundo até que o corpo esteja completamente destruído.



26 Maio 2019 10:23:00


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Todo mundo acha estranho quando ouve uma gravação da própria voz e pensa que não soa daquele jeito. Isso acontece porque nós nos escutamos com uma mistura de sons que passam pelos tímpanos, pelo ar e pelo osso da orelha interna. Quando escutamos uma gravação, esse som passa apenas pelo ar. O resultado é diferente do que imaginamos e nos causa estranheza. 


12 Maio 2019 08:30:00



O arco-íris noturno ou lunar é gerado pela Lua e difere do habitual arco-íris solar pelo brilho mais suave e, para o olho humano. É geralmente visto como branco, embora as cores possam ser obtidas numa fotografia tirada com uma exposição prolongada. Ele pode ser observado em locais onde há cachoeiras ou, muitas vezes, sob certas condições: a Lua cheia ou quase cheia deve estar baixa no céu, que deve estar escuro. Esse tipo de arco-íris aparece no lado do céu oposto à Lua e é comparável, em tamanho, ao solar.


07 Abril 2019 07:00:00

Modelo virtual

(Imagem: Divulgação)/

Em 2018, Shudu chamou a atenção de todos por sua beleza e tornou-se popular quando a página da marca de maquiagem de Rihanna republicou a imagem. Todos estavam curiosos para saber mais sobre Shudu, quando descobriram que na verdade ela não existia, era apenas resultado de uma arte criada em 3D. O responsável por isso foi o fotógrafo Cameron-James Wilson. 

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.



31 Março 2019 09:50:00


(Foto: Divulgação)

Tatuagem que vibra

A empresa finlandesa fabricante de celulares, Nokia, achou que só o celular com o modo vibrar não era o suficiente e quis dar um passo a mais. A empresa patenteou a tatuagem que vibra, para que as pessoas sejam alertadas quando seus telefones estiverem tocando.

Emprego estranho

No Japão, algumas empresas contratam pessoas para experimentarem o sabor e a qualidade dos alimentos destinados a cães. O testador, além do paladar, deve mensurar ao cheiro do produto e as questões nutricionais. A renda estimada para esse tipo de contratação é em torno de 10 ou 20 mil ienes por dia, algo entre R$ 330 a R$ 680, em conversão direta.

Teste natural

Até a década de 1970, sapos eram usados como utilitários de teste de gravidez na Flórida. Eles eram colocados no xixi da mulher e, se colocassem ovos lá, significaria que a mulher em questão estava grávida.



03 Março 2019 08:13:00

Comemorações de Carnaval 


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Espanha

O Carnaval de Pontevedra, na Espanha, nasceu com a morte de um papagaio que existiu realmente por volta de 1900. Reza a lenda que a ave encantava a todos com seu palavreado e irreverência, até que morreu de tanto comer, bem na época de Carnaval. Comovida, a comunidade organizou um velório e um enterro, que se repete ano após ano em Pontevedra.

Itália

Em Satriano de Lucania, na Itália, os foliões se vestem de árvore para comemorar o Carnaval. No domingo de Carnaval, os "rumit" andam pelas ruas das cidade em silêncio e, vestindo ramos de plantas, batem às portas oferecendo bons presságios para a próxima Primavera em troca de doações de alimentos ou pequenas quantidades de dinheiro.

Canadá

Em Quebec, no Canadá, a festa é abaixo de zero. Uma das brincadeiras tradicionais é mergulhar na neve usando apenas roupas de banho. Também há shows, desfiles, competições esportivas e queima de fogos.

Suíça

A comemoração acontece na cidade de Basileia e é considerada a maior festa protestante do mundo. Tudo começa com o ritual "Morgestraich", quando as luzes da cidade são apagadas e a população acende lanternas e caminha pelas ruas usando máscaras. O som é composto por flautas e tambores.


24 Fevereiro 2019 16:02:00


(Foto: Divulgação)

Silêncio

Este é o lugar mais silencioso do mundo: a câmara anecóica. Dizem que se alguém passar muito tempo aqui, pode ficar louco, uma vez que será capaz de escutar o seu próprio sangue correndo pelas veias que existem em sua cabeça.

Buda não era príncipe

Não há bases históricas para acreditar que, de fato, Buda era um príncipe, apesar de muitas lendas o retratarem como tal. Acredita-se que seu pai, na verdade, fosse uma espécie de líder regional da organização social em que vivia Buda, e que se assemelhava a um sistema republicano em oposição à monarquia. Sua família era muito importante dentro desse sistema político.

O país mais obeso

Todo mundo afirma que os Estados Unidos da América é o país mais obesos do mundo, porém, isso não é verdade. No ranking mundial, ele está em 11° lugar. Kuwait é considerado o país com maior índice de obesidade do mundo. O número de obesos do país chega a 42,8%.

Mistura enganosa

Manga com leite faz mal? Essa foi um tabu criado na época da escravidão, quando era mais fácil fazer os escravos acreditarem que não era bom tomar leite depois de comer muita manga. Bem, hoje, se você gosta de sorvete de manga, por exemplo, sabe que isso é tudo besteira.



17 Fevereiro 2019 09:05:00


Sabor espacial

Em uma viagem espacial, os alimentos são desidratados e colocados em embalagens, em forma de pó ou pasta. Na hora de comer, é preciso adicionar água ao alimento e consumi-lo com um canudo.


Origem do dilúvio

Alguns estudiosos acreditam que o Dilúvio são lembranças de uma enorme inundação que aconteceu na Mesopotâmia. Algum tempo atrás, arqueólogos estavam escavando o túmulo de Ur e encontraram uma camada de argila que dividia duas culturas. Segundo eles, apenas uma inundação catastrófica dos rios Tigres e Eufrates poderia levar a esse tipo de fenômeno.


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


10 Fevereiro 2019 09:50:00

Inteligência mentirosa 

(Foto: Divulgação)/

Existe um algoritmo que permite que os robôs possam escolher mentir e fazer com que nós humanos nunca descubramos. 

Pedido excêntrico 

Clive Palmer, um político australiano, mandou fazer uma cópia exata do Titanic. Em construção desde 2013, a nova versão do navio será mais moderna e segura. Ele conta com a sua nova aquisição pronta até 2022. 


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.



03 Fevereiro 2019 07:23:00

Modelo virtual


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Em 2018, Shudu chamou a atenção de todos por sua beleza e tornou-se popular quando a página da marca de maquiagem de Rihanna republicou a imagem. Todos estavam curiosos para saber mais sobre Shudu, quando descobriram que na verdade ela não existia, era apenas resultado de uma arte criada em 3D. O responsável por isso foi o fotógrafo Cameron-James Wilson.

Passeio longo

Plutão foi descoberto em 1930 e, mesmo depois de tanto tempo, ele ainda não deu uma volta completa no Sol. Para você ter uma ideia, ele só completará uma volta completa ao redor do Sol em 2178.

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


25 Janeiro 2019 11:39:00

Tragus e antitragus


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Uma pequena protuberância nas orelhas, chamada de tragus, nos ajuda a perceber sons vindos de trás, intensificá-los e determinar de onde estão vindo. O antitragus faz o mesmo, mas com os sons vindos da frente.

Pago para nada

Na França, Charles Simon, operador ferroviário, recebeu por 12 anos cerca de 5,4 mil euros para não fazer absolutamente nada, devido a um desentendimento com seu chefe. Simon denunciou um esquema de fraude de milhões de euros a alguns superiores, foi removido de seu posto de trabalho e informado que seria designado a outro posto. Isso nunca aconteceu.

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


20 Janeiro 2019 11:57:00
Autor: Por AS

Planta parasita

Ron Sveden estava sentindo fortes dores no peito, até que um dos lados do seu pulmão entrou em colapso. Ao fazer um Raio-X, ele descobriu que uma ervilha estava germinando no seu peito. Sim, estava crescendo uma árvore de ervilha no pulmão do homem. E o pior é que ela começou a se espalhar pelo resto do seu corpo.


(Foto: Divulgação) /

Poliglota

Com apenas oito milhões de pessoas, Papua Nova Guiné fala mais de 800 línguas. Essa diversidade linguística é por causa das tribos que habitam o país e menos de 20% da população mora em centros urbanos. Isso fez com que as línguas com raízes diferentes evoluíssem sem nenhuma influência externa.

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".  

Saiba como assinar.


13 Janeiro 2019 09:48:00


POPULAR

O escritor inglês William Shakespeare é o autor mais citado em todo mundo, só perdendo para a bíblia.




MÁQUINAS DE COMER

Os bebês sentem cheiro e sabor bem antes de nascer, através do líquido amniótico. Quer saber de uma coisa mais bizarra? Nós possuímos papilas gustativas na língua, já os bebês recém-nascidos possuem na boca toda, desde a parte de trás da garganta até nas amígdalas.


Essas e outras curiosidades você fica sabendo na coluna Almanaque, da edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.



06 Janeiro 2019 07:36:00

AZUL EXISTE?


O povo Himba da Namíbia não acredita que a cor azul exista. Para eles, o azul não passa de uma versão do verde. A verdade é que eles nem têm uma palavra para a cor azul. Apesar disso, eles reconhecem muito mais tons de verde do que muitas grandes nações.

VIA LÁCTEA CANIBAL


Cientistas examinaram o passado da Via Láctea e descobriram que uma galáxia chamada Gaia-Enceladus foi absorvida por ela há dez bilhões de anos. Tal galáxia era cerca de um quarto do tamanho da Via Láctea. Tudo que sobrou dela foi um aglomerado de cerca de 30 mil estrelas anômalas localizadas a cerca de 33 mil anos-luz do Sol nos arredores de nossa galáxia.

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar. 


30 Dezembro 2018 09:37:00

Perfume pessoal 

(Foto: Divulgação)/

Não estamos brincando, uma empresa americana pode fabricar e vender para você o seu próprio cheiro. Através de uma tecnologia, eles analisam o DNA dos clientes e criam as fragrâncias exclusivas de cada um. 



Únicos 

(Foto: Divulgação)/

Você sabe que cada ser humano é único, pois ninguém é igual. Isso só acontece por causa?do DNA. Mas talvez o que você não saiba é que os seres humanos são 99,9% idênticos (geneticamente falando), com a exceção de uma pequena variação de 0,1% que faz cada um ser único. Sim, você e eu só somos diferentes graças a 0,1% do DNA. 



Qem cochicha...

(Foto: Divulgação)/

Nós sabemos que cochichar nem sempre é uma atitude inocente. Todos nós já nos incomodamos ao pensar que alguém estava cochichando a nosso respeito, e realmente não é algo confortável. No entanto, esse rei da Suécia levava cochichos muito mais a sério, a um patamar quase surreal. Erik XIV condenava à morte quem quer que fosse pego aos cochichos próximo dele. 


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


23 Dezembro 2018 09:30:00

Supremacia 

Os romanos sempre tiveram fascinação em ver homens contra animais. Na inauguração do coliseu, mais de nove mil animais foram mortos, porém, às vezes, os homens encontravam o seu destino na morte também. O Venátio era a batalha do homem contra bichos grandes, como tigres, ursos e afins.

(Foto: Divulgação) /

Medo histórico 

O medo de injeções é a evolução trabalhando. Quando ainda vivíamos no meio do mato, um dos maiores riscos que corríamos era o de ser picado por algum animal venenoso. As picadas até podiam não doer tanto, mas podiam significar a morte. É por isso que ainda sentimos tanto medo de picadas em geral.

(Foto: Divulgação) /

Vidro seguro

No começo do século XX, o cientista francês Edward Benedictus derrubou um béquer em seu laboratório, mas surpreendentemente o vidro quebrou mas manteve sua forma. Isso aconteceu porque seu assistente tinha limpado o vidro com nitrato de celulose. Essa descoberta levou à criação do vidro de segurança e é uma das razões pelas quais, quando o vidro do carro quebra, não somos atingidos por vários estilhaços.

(Foto: Divulgação) /


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


16 Dezembro 2018 09:15:00


PELO BEM DA NATUREZA

É bastante comum, na Europa, que as pessoas cortem pinheiros durante a época de Natal. Para evitar que isso aconteça, alguns governos aderiram a uma técnica criativa: borrifar urina de raposa nas árvores, causando um cheiro extremamente forte, que fica impregnado por dias.




ABELHAS BÊBADAS

Nos dias de verão, as altas temperaturas causam a fermentação do néctar das flores. Ao consumi-lo, a abelha passa a se comportar como se estivesse "bêbada", com voo instável e sem saber o caminho para a colmeia. Mesmo que ela volte para casa, as outras abelhas não a deixarão entrar até esteja "sóbria".




FLORESTAS VIVAS

Estudos identificaram em árvores comportamentos que incluem reação à dor, sinais de alerta químico para outras árvores e a nutrição de mudas e outros adultos por meio de uma rede fúngica subterrânea. Elas também reconhecem "família" ou árvores geneticamente relacionadas.


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".



09 Dezembro 2018 08:40:00

REFEIÇÃO ALUCINÓGENA


O peixe conhecido como 'Sarpa salpa' causa um efeito que pode ser comparado com o do LSD quando é ingerido por seres humanos. De acordo com os médicos, os sintomas podem durar até 36 horas, causando alucinações auditivas e visuais.Apesar disso, o peixe é bastante popular ao longo da costa do Mediterrâneo, e é utilizado no preparo de vários pratos.


LIÇÃO HISTÓRICA


Em meados de 1140, o imperador germânico Conrad III conquistou a cidade de Weinsberg. Ele sentenciou todos os homens da cidade à morte e, às mulheres, disse que poderiam levar tudo o que conseguissem carregar. Sem hesitar, muitas colocaram seus homens nas costas, se livrando de tudo o que era material. A atitude foi enaltecida pelo rei, que poupou a vida dos homens da cidade.


ESTRANHO


Durante o século 19, os parques eram um tanto escassos na Europa, o que obrigava muitas pessoas a gastar suas horas livres em outras áreas verdes - como cemitérios. Agora imagine a cena: você e sua família fazendo um piquenique do lado de uma sepultura.

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


ALMANAQUE
01 Dezembro 2018 20:57:00

Superstição antiga

(Foto: Divulgação)/

Cruzar os dedos é considerada uma das superstições mais populares e duradoura da história e representa, para a cultura ocidental, autoridade, unidade e santidade. Antes do cristianismo, a cruz era utilizada como um símbolo para manter o mal afastado. Acredita-se que cruzamos os dedos em uma tentativa de simular a cruz e pedir proteção a Deus. 


Pets milionários

(Foto: Divulgação) /

Se você acredita que seu animalzinho merece o máximo de conforto possível, uma banheira que custa 39 mil dólares parece perfeito para ele, não? 


Termometro espacial 

(Foto: Divulgação)/


Sempre temos a ideia de que o vácuo?no espaço é um lugar bastante frio, mas depende muito do lugar. Se você estiver no ponto mais escuro do universo, chamado de vácuo do espaço, as temperaturas podem chegar aos -270oC! Porém,?se o local for mais próximo ao Sol, a temperatura pode alcançar os 121oC. Essa instabilidade é que motiva os astronautas a usarem seus trajes espaciais na cor branca reflexiva. 


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711