ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

13 Janeiro 2019 09:48:00


POPULAR

O escritor inglês William Shakespeare é o autor mais citado em todo mundo, só perdendo para a bíblia.




MÁQUINAS DE COMER

Os bebês sentem cheiro e sabor bem antes de nascer, através do líquido amniótico. Quer saber de uma coisa mais bizarra? Nós possuímos papilas gustativas na língua, já os bebês recém-nascidos possuem na boca toda, desde a parte de trás da garganta até nas amígdalas.


Essas e outras curiosidades você fica sabendo na coluna Almanaque, da edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.



06 Janeiro 2019 07:36:00

AZUL EXISTE?


O povo Himba da Namíbia não acredita que a cor azul exista. Para eles, o azul não passa de uma versão do verde. A verdade é que eles nem têm uma palavra para a cor azul. Apesar disso, eles reconhecem muito mais tons de verde do que muitas grandes nações.

VIA LÁCTEA CANIBAL


Cientistas examinaram o passado da Via Láctea e descobriram que uma galáxia chamada Gaia-Enceladus foi absorvida por ela há dez bilhões de anos. Tal galáxia era cerca de um quarto do tamanho da Via Láctea. Tudo que sobrou dela foi um aglomerado de cerca de 30 mil estrelas anômalas localizadas a cerca de 33 mil anos-luz do Sol nos arredores de nossa galáxia.

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar. 


30 Dezembro 2018 09:37:00

Perfume pessoal 

(Foto: Divulgação)/

Não estamos brincando, uma empresa americana pode fabricar e vender para você o seu próprio cheiro. Através de uma tecnologia, eles analisam o DNA dos clientes e criam as fragrâncias exclusivas de cada um. 



Únicos 

(Foto: Divulgação)/

Você sabe que cada ser humano é único, pois ninguém é igual. Isso só acontece por causa?do DNA. Mas talvez o que você não saiba é que os seres humanos são 99,9% idênticos (geneticamente falando), com a exceção de uma pequena variação de 0,1% que faz cada um ser único. Sim, você e eu só somos diferentes graças a 0,1% do DNA. 



Qem cochicha...

(Foto: Divulgação)/

Nós sabemos que cochichar nem sempre é uma atitude inocente. Todos nós já nos incomodamos ao pensar que alguém estava cochichando a nosso respeito, e realmente não é algo confortável. No entanto, esse rei da Suécia levava cochichos muito mais a sério, a um patamar quase surreal. Erik XIV condenava à morte quem quer que fosse pego aos cochichos próximo dele. 


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


23 Dezembro 2018 09:30:00

Supremacia 

Os romanos sempre tiveram fascinação em ver homens contra animais. Na inauguração do coliseu, mais de nove mil animais foram mortos, porém, às vezes, os homens encontravam o seu destino na morte também. O Venátio era a batalha do homem contra bichos grandes, como tigres, ursos e afins.

(Foto: Divulgação) /

Medo histórico 

O medo de injeções é a evolução trabalhando. Quando ainda vivíamos no meio do mato, um dos maiores riscos que corríamos era o de ser picado por algum animal venenoso. As picadas até podiam não doer tanto, mas podiam significar a morte. É por isso que ainda sentimos tanto medo de picadas em geral.

(Foto: Divulgação) /

Vidro seguro

No começo do século XX, o cientista francês Edward Benedictus derrubou um béquer em seu laboratório, mas surpreendentemente o vidro quebrou mas manteve sua forma. Isso aconteceu porque seu assistente tinha limpado o vidro com nitrato de celulose. Essa descoberta levou à criação do vidro de segurança e é uma das razões pelas quais, quando o vidro do carro quebra, não somos atingidos por vários estilhaços.

(Foto: Divulgação) /


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


16 Dezembro 2018 09:15:00


PELO BEM DA NATUREZA

É bastante comum, na Europa, que as pessoas cortem pinheiros durante a época de Natal. Para evitar que isso aconteça, alguns governos aderiram a uma técnica criativa: borrifar urina de raposa nas árvores, causando um cheiro extremamente forte, que fica impregnado por dias.




ABELHAS BÊBADAS

Nos dias de verão, as altas temperaturas causam a fermentação do néctar das flores. Ao consumi-lo, a abelha passa a se comportar como se estivesse "bêbada", com voo instável e sem saber o caminho para a colmeia. Mesmo que ela volte para casa, as outras abelhas não a deixarão entrar até esteja "sóbria".




FLORESTAS VIVAS

Estudos identificaram em árvores comportamentos que incluem reação à dor, sinais de alerta químico para outras árvores e a nutrição de mudas e outros adultos por meio de uma rede fúngica subterrânea. Elas também reconhecem "família" ou árvores geneticamente relacionadas.


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".



09 Dezembro 2018 08:40:00

REFEIÇÃO ALUCINÓGENA


O peixe conhecido como 'Sarpa salpa' causa um efeito que pode ser comparado com o do LSD quando é ingerido por seres humanos. De acordo com os médicos, os sintomas podem durar até 36 horas, causando alucinações auditivas e visuais.Apesar disso, o peixe é bastante popular ao longo da costa do Mediterrâneo, e é utilizado no preparo de vários pratos.


LIÇÃO HISTÓRICA


Em meados de 1140, o imperador germânico Conrad III conquistou a cidade de Weinsberg. Ele sentenciou todos os homens da cidade à morte e, às mulheres, disse que poderiam levar tudo o que conseguissem carregar. Sem hesitar, muitas colocaram seus homens nas costas, se livrando de tudo o que era material. A atitude foi enaltecida pelo rei, que poupou a vida dos homens da cidade.


ESTRANHO


Durante o século 19, os parques eram um tanto escassos na Europa, o que obrigava muitas pessoas a gastar suas horas livres em outras áreas verdes - como cemitérios. Agora imagine a cena: você e sua família fazendo um piquenique do lado de uma sepultura.

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


ALMANAQUE
01 Dezembro 2018 20:57:00

Superstição antiga

(Foto: Divulgação)/

Cruzar os dedos é considerada uma das superstições mais populares e duradoura da história e representa, para a cultura ocidental, autoridade, unidade e santidade. Antes do cristianismo, a cruz era utilizada como um símbolo para manter o mal afastado. Acredita-se que cruzamos os dedos em uma tentativa de simular a cruz e pedir proteção a Deus. 


Pets milionários

(Foto: Divulgação) /

Se você acredita que seu animalzinho merece o máximo de conforto possível, uma banheira que custa 39 mil dólares parece perfeito para ele, não? 


Termometro espacial 

(Foto: Divulgação)/


Sempre temos a ideia de que o vácuo?no espaço é um lugar bastante frio, mas depende muito do lugar. Se você estiver no ponto mais escuro do universo, chamado de vácuo do espaço, as temperaturas podem chegar aos -270oC! Porém,?se o local for mais próximo ao Sol, a temperatura pode alcançar os 121oC. Essa instabilidade é que motiva os astronautas a usarem seus trajes espaciais na cor branca reflexiva. 


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


25 Novembro 2018 11:28:00

Medo da lei

A liticafobia faz com que as pessoas temam, acima de tudo, ações judiciais. A ideia de uma ação faz com que elas fiquem extremamente amedrontadas. O maior problema dela é fazer com que a pessoa pense quase o tempo todo que está sendo processada por outra.

Forfículas maternais

Forfículas são animais conhecidos também como "tesourinhas" e carregam o mito de entrarem em ouvidos humanos para botar seus ovos. Na verdade, não existe um caso conhecido onde isso tenha acontecido. Suas asas nem mesmo funcionam tão bem, o que torna o alcance dos ouvidos algo extremamente difícil para eles. Os tesourinhas também cuidam de seus filhotes melhor do que quase todos os outros insetos.

(Foto: Divulgação)/

Código alien

Se os extraterrestres existirem, é possível que eles também estejam tentando entrar em contato. É exatamente isso que acredita o astrônomo John Elliot. Ele está desenvolvendo um algoritmo capaz de decifrar supostas mensagens alienígenas, com base em princípios da comunicação universal. Dessa forma, seu dispositivo seria capaz até mesmo de identificar sinais que são e que não são mensagens extraterrestres.

(Foto: Divulgação)/

Descoberta estranha

Uma criança de apenas 16 meses deixou alguns médicos espantados ao fazer um raio X. Na garganta da criança, eles encontraram um pingente do Bob Esponja. O pingente pertencia à sua irmã e felizmente os médicos conseguiram retirá-lo de lá sem qualquer complicação.


(Foto: Divulgação)/

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


18 Novembro 2018 10:40:00


FÁBRICA DE PNEUS

O grupo da Lego é o maior fabricante de pneus do mundo. Tudo bem, existe uma pegadinha escondida nessa afirmação. Ela produz cerca de 300 milhões de pneus todos os anos e nenhuma outra chega perto disso. Mas são pequenos pneus feitos para os seus brinquedos. 



LI-FI

Não, não se tratar de um erro de digitação, essa é uma tecnologia de transmissão sem fio, que utiliza a luz de LED para transferir dados em alta velocidade. A tecnologia é muito mais veloz que o das ondas de rádio e acredita-se que não tenha limites, ao contrário do wi-fi que já atingiu sua capacidade total. No entanto, ainda é uma tecnologia de pouco alcance e pouco confiável e tem sido estudada mais profundamente. 



PASSEIO PERIGOSO

A travessia de Cahills Crossing, na Austrália, é uma das mais perigosas no mundo. Mais de 120 crocodilos vivem nessa parte da travessia somente esperando que alguém caia na água. E todos os anos vários motoristas tentam atravessar esse trecho, mas nem todos conseguem chegar ao fim.



12 Novembro 2018 09:12:00

Sem cítricos


Algumas pessoas sentem irritações e coceira na pele depois de consumir frutas ácidas. Os sintomas causados por essa intolerância envolve diarreias, vômitos, cólicas, tosse, urticária, coceira e problemas respiratórios.

Zumbido coletivo


Moradores de Auckland, na Nova Zelândia, afirmavam não conseguir dormir à noite de tão insuportável que era o zumbido que ouviam. A explicação ou a origem do som não foi encontrada, mas inúmeras pessoas que sofrem com isso têm ido em busca da resposta.

Museu de múmias


A coleção das múmias de Guanajuato tem o total de 111 corpos que foram naturalmente mumificados nessa cidade mexicana. Eles foram exumados em 1833 a 1958 e, como o solo e o ar desses lugares são muito secos, eles tendem a mumificar o resto dos mortos. Os corpos não se decompuseram e foram deixados em criptas comuns.

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


03 Novembro 2018 20:54:00

Beleza perigosa

Cientistas britânicos descobriram que caminhar regularmente em saltos altos faz com que o pé acabe sofrendo torções, danos

aos tendões e articulações. Sabemos que a beleza normalmente causa dor, mas, às vezes, os limites acabam sendo extrapolados.



Piores pesadelos

Sonhar com coisas como perseguições, quedas, desastres naturais, afogamentos ou ver pessoas mortas são os pesadelos mais frequentes entre as pessoas. Existem vários significados dos sonhos. Sonhar com desastres naturais, por exemplo, pode estar ligado com a ansiedade. Já ver pessoas mortas é um símbolo da nossa luta emocional com a perda.


Música para o cérebro

Tocar violino é uma atividade que aumenta a função cerebral. Esse fato foi comprovado por muitos cientistas em todo o mundo. Inclusive, o violino é um instrumento comum entre os cientistas - Einstein, por exemplo, era um grande violinista.


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


28 Outubro 2018 11:00:00


(Foto: DESIGNED BY RAWPIXEL.COM / FREEPIK )/

CORPO EM ALERTA

Os músculos, depois de grande períodos sem se mover, precisam de uma tensão suave mas forte, para que eles se preparem para começar as atividades. E uma maneira fácil de isso acontecer é se espreguiçando. Esse movimento é necessário para que os centros de prazer do cérebro sejam ativados.

CALENDÁRIO EXATO

O número de dias no ano é aproximadamente 365,256. Essa quantidade é obtida dividindo o tempo que a Terra leva para rodar o Sol, rodando sobre o seu próprio eixo. E segundo estudos dos cientistas, com a análise dos fósseis, eles concluíram que, há 380 milhões de anos, o ano tinha 400 dias.


(Foto: DESIGNED BY RAWPIXEL.COM / FREEPIK )/

COLORIDOS

A cor dos cabelos é produzida com "corantes" que se baseiam no pigmento da melanina. A eumelanina é o que dá as cores preta ou marrom, e a feomelanina origina o amarelo ou vermelho. A cor dos nossos cabelos é a proporção entre as duas.

EM PÚBLICO

Os filhotes de pombo passam muito tempo no ninho e só os deixam quando adultos. Olhando os animais na rua, é impossível ver qual a diferença entre os pombos jovens e adultos.


(Foto: Divulgação) /

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.



21 Outubro 2018 10:00:00

FIM TRÁGICO

Robert Lawrence seria o primeiro astronauta afro-americano a ir para o espaço. Infelizmente, ele morreu em um acidente aéreo em 8 de dezembro de 1967, e não teve a chance de fazer história.



PAPO DE ET

O russo Boriska Kipriyanovich afirma ser a reencarnação de um habitante de Marte morto em uma guerra nuclear. Segundo Boriska, os marcianos não podem ser contatados hoje em dia porque teriam todos se mudado para o subsolo do planeta após a guerra.



NOVA ESFINGE

Essa estátua em arenito de 38 centímetros foi descoberta este ano. Os arqueólogos estavam drenando as águas de um antigo templo faraônico, quando encontraram a esfinge, que deve datar de 305 a 30 anos antes de Cristo. Os arqueólogos estão estudando o objeto e têm a esperança de que ele seja na verdade um retrato de algum dos monarcas antigos.



MUITA ÁGUA

Em 2011, astrônomos e cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, encontraram o maior e mais distante reservatório de água detectado do universo. Esse reservatório equivale a 140 trilhões de vezes toda a água dos oceanos da Terra. A água está envolvida em um buraco negro há 12 bilhões de anos-luz de distância. Essa descoberta provou que a água está por todo o universo.

PRÉ-HISTÓRICO

A lampreia é um peixe sem mandíbula e uma boca sugadora que mais se parece com um funil. Ele é conhecido pela capacidade de perfurar carne de outros peixes e sugar seu sangue. O fóssil da lampreia mais antigo encontrado na África do Sul remonta cerca de 360 milhões de anos.



SORTE OU AZAR?

Kevin Poulsen invadiu as linhas telefônicas de Los Angeles para se certificar de que seria a 102° pessoa a ligar na rádio e assim ganhar um Porsche 944 S2 que estava sendo sorteado. Quando seu truque foi descoberto, ele acabou preso por cinco anos. Mesmo depois que saiu, Kevin ficou proibido de usar qualquer computador por três anos.



PAPA DO APOCALIPSE

Um livro chamado Lignum Vitae, publicado em 1595, conta que a Ordem Beneditina dos Monges faria uma profecia a respeito dos próximos papas. Segundo o livro, o atual papa seria o último e ele, supostamente, supervisionaria o fim do mundo. Mas há uma pequena - grande - falha em toda a história: o papa descrito no livro deveria se chamar Pedro, o Romano, e não Francisco, o Argentino.



SENHOR DO UNIVERSO

O verdadeiro nome de Genghis Khan era Temujin, que significa ferreiro. Ele só ganhou o nome de Genghis Khan, que significa Senhor do Universo, depois de lutar inúmeras batalhas e construir um grande império.



Combustão espontânea

Talvez você não saiba, mas se ingere álcool pode estar correndo o risco de entrar em combustão espontânea. Calma, essa é só mais uma invenção. Entre 1725 e 1847, foram notificados ao menos 50 casos de pessoas que simplesmente explodiram porque o consumo do álcool gerou um gás inflamável que se acumularia até a pessoa explodir. Mas na verdade, isso tudo fazia parte do Movimento da Temperança, que ia contra o consumo excessivo de álcool.





14 Outubro 2018 10:55:00


IMORTAIS

Hydras são organismos biologicamente imortais e não existe velhice em sua espécie. Suas células se dividem para sempre e, como resultado, as hydras não envelhecem. Mas as que se reproduzem sexualmente envelhecem e morrem assim como os outros animais. O fascínio dos biólogos nessa espécie é por sua capacidade regenerativa, e alguns cientistas chegam a dizer que ela pode esconder o segredo para a imortalidade dos seres humanos.




DIVERSÃO ANTIGA 

Todos pensam que o jogo de xadrez é tão velho quanto a humanidade. Isso é até verdade, mas não completamente. O jogo surgiu no século V depois de Cristo. Era basicamente a mesma ideia, em que os guerreiros tentavam derrubar o rei oponente. As regras tal qual elas são atualmente foram criadas pelo povo persa, que via no jogo uma método educacional que distinguia os líderes, conselheiros e planejadores mais inteligentes.



HUMOR GENÉTICO

Foi descoberto que pessoas com um alelo curto do gene 5-HTTLPR são mais suscetíveis a reações positivas como sorrir e dar boas risadas mais frequentemente. Os resultados foram comprovados mesmo analisando fatores como idade, gênero e etnia.


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.



10 Outubro 2018 14:45:00

AMNÉSIA INFANTIL


(Foto: Divulgação) /

Os cientistas descobriram que crianças de 5 a 7 anos lembram de cerca de metade dos acontecimentos dos seus primeiros anos. Quando uma criança completa 9 anos, essas primeiras memórias são apagadas para sempre. Isso acontece devido ao desenvolvimento das estruturas mentais responsáveis pelas memórias de longo prazo.

REMÉDIO DIFERENTE 


(Foto: Divulgação) /

Os cavalos-marinhos são utilizados como remédio na cultura chinesa. Eles são usados para garantir maior bem-estar e vigor sexual. Também são benéficos para o fortalecimento dos rins e dos nervos.

LAVAGEM CEREBRAL 


(Foto: Divulgação) /

José Manuel Rodriguez Delgado se interessava por estudos na área de controle mental. Ele desenvolveu eletrodos e chips que podiam alterar o comportamento de pessoas e animais. Em seus experimentos, ele transformou pessoas retraídas e caladas, em verdadeiros tagarelas. No entanto, a regulamentação ética começou a se preocupar com o estudo e logo ele perdeu força.



30 Setembro 2018 21:33:00

Prêmio estranho


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Anna Wilkinson e Ludwig Huber ganharam o Prêmio Nobel por seu estudo sobre a tartaruga-de-patas-vermelhas. Eles descobriram que os bocejos contagiosos nos humanos (o que pode inclusive ser um sinal de empatia) não é contagioso nas tartarugas.


Relax


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Você gosta de pescar mas acha o esporte monótono demais? Tente ser um pescador de caranguejo no Alasca. As águas geladas, turnos de 20 horas de trabalho em meio a tempestades e uma eterna escuridão dão a esses pescadores o título de uma das profissões mais perigosas do mundo.

Fim do aperto


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Janetta Webb, uma fisioterapeuta australiana, descobriu que se você coçar sua panturrilha por alguns segundos, aquela necessidade urgente de ir ao banheiro desaparecerá, e você ganhará mais algum tempo para ir de fato. No entanto, o método só se provou eficaz nas mulheres, uma vez que ainda não está claro se ele é realmente funciona para os homens.

Mais curiosidades no jornal impresso, disponível em todas as bancas ou através de assinatura. Saiba como assinar.


23 Setembro 2018 12:00:00

Torre de Babel


(Foto: Divulgação) /

De acordo com o compêndio Ethnologue (o maior inventário de línguas no mundo), um total de 6.912 línguas são faladas em todo o mundo. E ainda estão para ser estimadas entre 300 e 400 línguas na região do Pacífico e da Ásia. No entanto, 3.500 dessas línguas têm um número de falantes bastante residuais: 516 estão prestes a desaparecer e 160 têm dez habitantes ou menos.

Trava Língua 

(Foto: Divulgação) /

Com 45 letras, a palavra pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis é a maior da língua inglesa. Foi criada por Everett M. Smith, presidente da National Puzzler's League, para ser a mais longa palavra de língua inglesa. A sua tradução para português é "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose".

Delícia Valiosa

(Foto: Divulgação) /

Os maias adoravam chocolate quente e vários registros mostram as pessoas consumindo a bebida. Mas ao que parece, o chocolate quente e também os grãos de cacau eram usados como moeda de troca e também para o pagamento de impostos.



08 Setembro 2018 12:05:00


PREDADORES DE ÁGUA DOCE

Em geral, tubarões são animais clássicos de água salgada, mas existe uma exceção: o Grande Lago da Nicarágua, conhecido como o Mar Doce da Nicarágua. Ele é o maior lago da América Central e também é famoso por ser o lar de vários tubarões que preferem suas águas doces.




MITO!

Você já ouviu aquela velha lenda de que existe um lado escuro da Lua e que lá vivem seres especiais? Bem, na prática, não existe um lado negro da Lua. A física prova que os raios de luz do Sol atingem toda a Lua. A Lua gira em torno da Terra e em torno de seu próprio eixo e, portanto, todos os seus lados recebem uma boa quantidade de luz solar.




PERSONALIDADE FORTE 

O primeiro caso de transtorno dissociativo de identidade, ou como é mais conhecido, transtorno de múltiplas personalidades, foi estudado pelo francês Pierre Janet. A paciente era uma francesa de 45 anos e aconteceu em 1883. Ela tinha três personalidades: a primeira delas não estava ciente da existência das outras, mas a segunda e terceira sabiam da primeira e não se importavam.


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


18 Agosto 2018 11:26:00


MARKETING VIRAL

Não é muito difícil se deparar com diversos anúncios na Internet sugerindo que você clique em seus quase irresistíveis links para saber mais sobre tal assunto ou porque você foi o grande vencedor de um prêmio. Muitas vezes, isso esconde uma prática conhecida como phishing, que utiliza desses mecanismos para obter dados dos internautas, com a finalidade de aplicar golpes e enviar propagandas e spans.

RESSURREIÇÃO

Humanos já pensaram em se congelar antes de morrer para voltarem à vida depois de alguns anos. As lagostas conseguiram esse feito. As lagostas que são congeladas a -40 graus podem voltar à vida. Mas os números da ressurreição são baixos: de 200 lagostas, apenas 12 reviveram.

LIBERDADE À VISTA

Durante o cerco da embaixada iraniana em Londres, em 1980, os reféns tiveram que escolher, entre eles, duas pessoas para serem libertadas. Os escolhidos foram, claramente, uma mulher grávida e, curiosamente, um homem que roncava alto e incomodava a todos.

VISÃO DE CINEMA

Existe uma condição neurológica chamada akinetopsia que impede que as pessoas vejam objetos em movimento. Elas podem ver objetos e pessoas parados, mas, quando eles se movimentam, o que essas pessoas veem é uma série de movimentos instantâneos, como quadros em um rolo de cinema.


COMBATE AO FOGO

A Califórnia sofre com vários incêndios e as equipes correm grandes riscos combatendo e contendo o fogo. Até três quartos dessas equipes são compostas por prisioneiros que veem no combate ao fogo uma maneira de reduzir sua pena e também de ter um tempo fora da cadeia.

QUASE UM PAÍS

Se a rede de supermercados Walmart fosse um país, teria o 24º maior PIB do mundo. Em 2017, eles faturaram 485,14 bilhões de dólares no mundo todo. E, se seus funcionários se reunissem, o número seria maior que a população de Botsuana, Macedônia e Luxemburgo.

CUIDADO, HOMENS!

Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar... mas se esse lugar for em cima de uma pessoa, as chances são cinco vezes maiores de que seja em um homem. Isso porque os homens têm menos consciência do perigo.


SALMÃO FALSO

O salmão é conhecido por sua cor rosada. Isso acontece porque eles ingerem camarão quando estão em seu habitat natural, mas, quando criados em cercados, eles são alimentados com farinha de peixe e isso deixa a carne esbranquiçada. Então, os piscicultores dão a eles pigmentos sintéticos para que a carne fique da cor que conhecemos.

E SE...

Há especulações a respeito do que aconteceria se o Sol evaporasse os oceanos. Os cientistas acreditam que, conforme a água vá evaporando, mais água ficará presa em nossa atmosfera, aprisionando mais calor e fazendo a água evaporar cada vez mais rápido. Os oceanos começariam a ferver e o ciclo continuaria até que tudo estivesse totalmente seco e a temperatura extremamente alta.

VIAGEM ESPACIAL

Orion é uma nave espacial desenvolvida pela Nasa para exploração humana do espaço profundo, construída para transportar astronautas à Lua, a Marte e a asteroides. Esse veículo espacial, que pode levar até quatro pessoas, pode ser o mesmo que um dia nos levará para conhecer o espaço. Ainda não se sabe ao certo quantas vezes essa nave pode ser usada, mas estudos estão sendo feitos para ter exatidão da quantidade de vezes que uma Orion poderá ser usada.


12 Agosto 2018 09:15:00


LAGO ASSASSINO

Olhando assim pela foto, o Lago Monoun, em Camarões, parece ser comum, mas ele foi um dos únicos três lagos na Terra que já explodiu sem aviso. Sua erupção produziu uma nuvem de dióxido de carbono que matou 37 pessoas em 1984. Dessas mortes, 12 foram de pessoas que estavam em um caminhão e pararam para ver. Quando elas saíram do veículo, o gás as matou.



ROTEIRO MISTERIOSO

A cidade de Alto Paraíso de Goiás, em Goiás, situada na Chapada dos Veadeiros, devido às belas paisagens, é bastante frequentada por aqueles que buscam repousar em meio à natureza. As formações rochosas no Vale da Lua e o solo rico em cristais também servem de atração para aqueles ligados ao esoterismo e à magia dos cristais.



PERNAS PRA QUE TE QUERO

De acordo com o Guinnes World Records, a ex-jogadora de basquete russa Svetlana Pankratova possui as maiores pernas do mundo, mesmo não sendo a mulher mais alta do planeta. Suas pernas medem 1,34 metros do total de 1,96 m de altura de Pankratova.



PREDADOR

O peixe-tigre-africano ama alimentar-se de andorinhas que voam acima da água. Ele é capaz de alcançá-las graças ao seu corpo de um metro de comprimento e seus dentes afiados. Curiosamente, é o único peixe de água doce conhecido por caçar dessa maneira.



NÃO RASPE O PRATO!

Você provavelmente já foi repreendido por deixar comida sobrando no prato. No entanto, isso é diferente na China. No país, acreditam que limpar o prato significa que ainda se está com fome e que o anfitrião não lhe ofereceu comida o suficiente. Isso soa como um grande insulto para eles.



HERÓI

No trânsito, Tom Boyle virou um verdadeiro super-herói. Ele foi testemunha de um carro atropelando um ciclista e o arrastando por alguns segundos. Tom logo saltou do seu carro, sem pensar, e retirou o carro de cima do ciclista, enquanto outras pessoas o puxavam para fora. Esse é um caso claro do poder da adrenalina.


MAKE PREVENTIVA

Cleópatra sempre é representada com uma maquiagem forte nos olhos e, ao contrário do que muitos acreditam, a intenção não era um cuidado com a beleza. A maquiagem era feita à base de chumbo e era tóxica para bactérias que provocavam infecções oculares, portanto, era usada com a finalidade de evitar doenças desse tipo.




RELÍQUIA

O diário da adolescente judia que relata o período em que ela e sua família viveram durante a ocupação nazista, tornou-se um livro de sucesso mundial. Seu manuscrito original é exibido na Casa de Anne Frank, em Amsterdã, Holanda, como forma de homenagear a menina.



SEGURANÇA X IMPRUDÊNCIA

A teoria do efeito Peltzman, elaborada pelo professor da Universidade de Chicago Dr. Sam Peltzman, diz que o uso de dispositivos de segurança faz com que muitas pessoas fiquem mais imprudentes, porque a sensação de proteção estimula decisões mais arriscadas. Da mesma forma, quando não estamos com tais dispositivos, ficamos mais cautelosos.



SERÁ?

Enquanto cientistas trabalhavam com buracos negros, descobriram que buracos brancos poderiam existir, com comportamento exatamente oposto ao dos buracos negros. Em vez de sugar a matéria, eles ejetariam a matéria do universo.





logo as5.png

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711