ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
SALA DE VISITAS

Uma vida de trabalho e solidariedade

09 Junho 2019 10:17:00

João Maria de Nascimento dedicou grande parte de sua vida ao transporte de doentes

Kalyane Alves


(Foto: Renata Westphal)

Ajudar as pessoas em horas difíceis foi uma constante na vida de João Maria de Nascimento, 57 anos. Hoje diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Contestado (Coinco), ele dedicou grande parte de sua vida ao transporte de doentes, como motorista da Secretaria de Saúde de Curitibanos, profissão que lhe rendeu uma eleição como vereador e um apelido bastante conhecido na cidade: João da Ambulância.

Filho de Sebastião Alves de Nascimento e Maria Asanselina de Nascimento, João é natural de Campos Novos e casado com Francielle Aparecida Vega Nascimento e pai de Gleverson de Nascimento, Ana Carolina Dias Nascimento e João Lucas Vega Nascimento.

A Semana - Que lembranças guarda de sua infância?

João Maria de Nascimento - Nasci em Campos Novos e, até os 12 anos, morei no interior, numa comunidade chamada Três Serrarias. Estudei na escola da comunidade de 1969 a meados de 1974. Minha infância foi só de trabalho, mas não foi só de sofrimento, aprendi muito com meu pai, me formou como ser. Éramos em 7 irmãos e trabalhei desde os 7 anos, na roça, com meu pai; trabalhava de manhã e, depois do almoço, ia para a aula. Tinha que andar uns cinco quilômetros para poder estudar. Também tínhamos algumas caixas de abelha e eu ajudava meu pai a colher o mel. Não tinha energia elétrica e foi uma época bem difícil. Aprendi com meu pai que a vida é trabalhar para se sustentar, ser honesto, respeitar as pessoas.

Confira a entrevista completa com João em nossa edição impressa 1850. Seja nosso assinante


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711