35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Sequestradores libertam 78 estudantes adolescentes em Camarões

07 Novembro 2018 10:19:00

Mas um professor e um diretor seguem reféns de homens armados.

Por G1

Os 78 estudantes adolescentes e um motorista sequestrados no noroeste de Camarões, região mergulhada num conflito armado entre separatistas e as forças de segurança, foram libertados nesta quarta-feira (7). Porém, um diretor e um professor ainda estão sendo mantidos pelos homens armados.

"Louvado seja Deus! 78 crianças e o motorista foram libertados. O diretor e um professor ainda estão com os sequestradores. Vamos continuar orando", disse Samuel Fonki, ministro da Igreja Presbiteriana em Camarões.

O grupo da Presbyterian Secondary School de Bamenda (capital regional) ficou por dois dias sequestrado.

Este tipo de sequestro é praticamente inédito em Camarões, diferentemente da vizinha Nigéria, onde o grupo extremista Boko Haram sequestrou 200 adolescentes de um internato em 2014.

Em um vídeo de 6 minutos ao qual a AFP teve acesso, 11 meninos de cerca de 15 anos dizem em voz alta em inglês seus nomes e afirmam ter sido sequestrados pelos "Amba boys" - grupo armado de separatistas anglófonos.

"Abriremos nossas próprias escolas, seguiremos juntos e combateremos pela Ambazônia", garante um homem com um microfone, enquanto outro filma os adolescentes. Ambazônia é um estado que os separatistas camaroneses querem criar.

As duas regiões anglófonas de Camarões, no noroeste e no sudoeste, são desestabilizadas por grupos separatistas armados que pretendem proclamar um Estado independente, restaurando assim a "dignidade" de uma minoria que se considera marginalizada pelo governo central, dominada pelos povos francófonos.

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711