ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
VARIEDADES

Romance online

Nem os quase 3.800 quilômetros de distância foram capazes de impedir que o amor do casal se tornasse real

Rubiane Lima


(Foto: Rubiane Lima)/

Conhecer alguém pela Internet, ser pedida em casamento via Correio, noivar através de uma webcam, casar a distância e viver um grande amor. Parece roteiro de romance hollywoodiano e qualquer apaixonado por cinema já deve estar imaginando o enredo encenado por casais como Adam Sandler e Drew Berrymore ou Richard Gere e Julia Roberts. Mas, na verdade, trata-se de uma história real, vivida pelo curitibanense Lindomar Gonçalves de Oliveira e Cilene Sousa Pereira de Oliveira, natural de São Luis, no Maranhão. Há mais de dez anos juntos, eles comemoram, nesta quarta-feira (12), mais um Dia dos Namorados.

Logo na entrada de uma casa simples, no bairro São José, as paredes repletas de fotos de momentos entre família e amigos fazem o visitante sentir-se acolhido para sentar e ouvir essa grande história de amor da vida real. Hoje com 40 anos, Cilene conta que conheceu Lindomar quando tinha 28, em uma sala de bate-papo de evangélicos, no site da UOL. "Conversamos um pouco, ele me chamou no privado e começamos a nos conhecer", recorda.

Na época, separado de seu primeiro casamento há mais de dois anos, Lindomar, hoje com 46 anos, interessou-se logo de início por aquela que seria a mulher de sua vida. A conversa foi se tornando constante, com as famílias se conhecendo através de chamadas pela Internet. Cilene revela que o pai sempre foi muito rígido com os filhos, criados de forma bem tradicional, dentro da igreja. Mas, com o tempo, ele e Lindomar ficaram amigos e a confiança só foi aumentando.

Frequentadores da Igreja Casa da Bênção, ambos contam que conversaram com seus pastores e contaram que estavam se conhecendo. "Tudo foi fruto de muita oração e tudo que fizemos foi sob proteção de Deus", reforça Cilene.

O primeiro encontro aconteceu em Curitibanos, dois anos depois, quando ela passou 15 dias conhecendo a família e o lugar onde iria viver. Algumas semanas depois de retornar para São Luis, Cilene recebeu, pelo Correio, uma aliança e o pedido de casamento de Lindomar, que foi aceito de imediato. O noivado aconteceu com ela, sua família e seu pastor, em São Luis, e Lindomar com sua família e seu pastor, em Curitibanos, via webcam. Cilene explica que, para casar em sua cidade, o casal precisa oficializar a união no cartório com um mês de antecedência, publicar edital em jornal impresso e apresentar para um juiz, para, só depois, realizar a cerimônia na igreja. Para resolver o problema, ela foi ao cartório e explicou a situação. "Todos ficaram tão comovidos com a história que o cartório enviou a documentação para Curitibanos, o Lindomar assinou e enviou de volta. E foi assim que casamos no civil", relata.

Depois disso, Lindomar chegou a São Luis, já casado, após três dias inteiros de viagem de ônibus e quase 3.800 quilômetros rodados, para conhecer a família de sua esposa e realizar a cerimônia na igreja. Em outubro de 2008, de vestido branco e sorriso estampado no rosto, Cilene finalmente conseguiu entrar na igreja e receber Lindomar, diante de seus familiares e amigos, como seu legítimo esposo.


Casamento na igreja foi realizado em São Luis, depois de casarem no civil pelo Correio (Foto: Divulgação) /

Já casados, eles vieram morar em Curitibanos e, depois de cinco anos, Cilene descobriu que estava grávida. "Como tudo na nossa vida foi pela Internet, quando eu descobri a gravidez, contei para o Lindomar por mensagem, para dar continuidade a nossa história de vida", conta, entre risos. Do amor do casal, nasceu, em um Dia das Mães, Lucas Gabriel, hoje com 6 anos.

Mesmo em tempos de muitas fraudes via Internet, o casal aconselha a não deixar de acreditar no amor, mas colocar, sempre, Deus em primeiro lugar. "Cada um tem uma história para viver e essa é a nossa, o que não significa que aconteça com todo mundo, pois é preciso ter cuidado para não fazer uma escolha ruim", ressalta Cilene. Para fazer tudo dar certo, eles destacam que nunca mentiram um para o outro. "Como tudo começou a distância, a sinceridade foi sempre presente. Isso ajudou muito a nossa história e é assim até hoje", completa Lindomar. Além disso, o casal aconselha amar suas famílias, ter paciência, diálogo e nunca deixar o amor de lado, sendo alguns de seus segredos para a longevidade do casamento.


Com cinco anos de casados, Lindomar e Cilene geraram Lucas Gabriel, hoje com 6 anos (Foto: Divulgação) /


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711