35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
LIVRE

Prevenção que vem da natureza

16 Novembro 2018 09:34:00

Aposentada Maria dos Prazeres Santos ensina como prevenir doenças com remédios caseiros

Kalyane Alves


(Foto: Kalyane Alves)/

Prevenção. Assim a curitibanense aposentada Maria dos Prazeres Santos, 60 anos, define os recursos naturais provenientes das plantas para a cura. Desde jovem, com seu avô, ela aprendeu diversas receitas com ervas para curar doenças como gripes, alergias, inflamações e, até mesmo, para manter a memória aguçada.

Dona Maria trabalhou por muitos anos com a irmã Elvira Tambosi, na Pastoral da Saúde do bairro Nossa Senhora Aparecida, e lembra que uma das primeiras coisas que aprendeu foi o remédio pusatilla para dor de cabeça. "Antigamente, era difícil ter médicos e farmácias próximos da gente. Nós nos curávamos, quase que totalmente, com receitas feitas em casa e ensinadas pelos pais", relata Maria.

Segundo a aposentada, a maioria dos remédios pode ser feita em forma de chá. Ela recomenda que, ao menos três vezes ao dia, as pessoas possam tomar uma xícara do líquido para prevenir doenças. "Essa era a fórmula dos antigos e, por isso, era difícil vê-los doentes", garante Maria e adverte, ainda, que caso esteja doente, é preciso continuar a tomar a medicação receitada pelos médicos, porém, pode aliar essas opções caseiras.


Maria tem várias espécies de plantas em sua casa (Foto: Kalyane Alves)/

"A planta, em si, já tem o poder dela. Basta fazermos as receitas", esclarece Maria. Para ela, além de ser remédio, a planta tem o poder energético de curar, acalmar e restaurar as pessoas. A aposentada acredita que as plantas que nascem nos terrenos, sem serem plantadas, vão ao encontro de quem precisa delas.

Para Maria, se os jovens não se esmerarem em aprender esse tipo de tradicção, dificilmente se terá conhecimento das culturas antigas. "Digo isso num geral; a juventude só quer saber de tecnologia. Posso afirmar que, se o conhecimento antigo for perdido, muitas coisas não terão bons reflexos", finaliza.

Dicas de remédios caseiros

- Chá de alecrim - Calmante e bom para a memória

- Chá de hortelã - Para crianças com vermes

- Malva cheirosa - Contra infecção urinária e de garganta

- Chá de cidreira - Calmante

- Chá de losna - Para o estômago

- Gengibre cortado em pedaços na água fria - Dor nos ossos e inflamação

- Calêndula frita no óleo de coco - Pomada para alergias

- Chá de amora - Hormônios

- Chá de cavalinha - Diurético

- Chá de Ginkgo biloba - Memória



JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711