Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Dedicação à sétima arte

19 Maio 2018 09:20:00

Adriano está na estrada apresentando o cinema em pequenas cidades distribuídas pelo país

Rubiane Lima


Em todos os municípios que passam, equipe conta com a colaboração de moradores para organização da atividade (Foto: Rubiane Lima)


Ser transportado para outras realidades, países e planetas e sentir o coração disparar com as trilhas sonoras e cenas de ação são sentimentos causados pelo cinema, considerado a sétima arte, por agregar as outras seis manifestações artísticas: música, dança, pintura, escultura, arquitetura e poesia. E, para quem aprecia os filmes na telona, uma oportunidade chegou a Curitibanos, na última semana, através do programa "Cinema é pra você, sim!", da Caixa Econômica Federal. Com a carreta que se transforma em sala de cinema, circulando pelo país, estão os responsáveis Adriano Quaresma, Rafael Sebastiane e Roni Silva.

Adriano conta que a ideia de montar uma carreta cinema surgiu em sua família, natural do Pará, com a produtora de vídeo de um de seus seis irmãos. Durante quase dez anos, eles passaram por diversas cidades do país e, este ano, com apoio financeiro do Ministério da Cultura e da Caixa Seguradora, ele conseguiu levar a novidade ao Sul e Sudeste do país, onde vai passar por 35 cidades, em mais de 30 mil quilômetros rodados. 

Há dois anos na estrada, Adriano avalia que a parte mais difícil é a saudade que sente de sua filha, de 3 anos, e de sua mãe. "A tecnologia nos ajuda bastante, pois estamos sempre em contato com a família, mas ver as crianças chegando ao cinema sempre me faz lembrar minha filha, que está lá no Pará com minha mãe", relata.

Além de Adriano, também estão viajando com a carreta Rafael Sebastiane e Roni Silva, ambos de São Paulo e sempre em contato com familiares através da Internet.

"É cansativo, difícil ficar longe de quem a gente gosta, mas vale muito a pena ver a alegria das crianças e poder proporcionar esses momentos para elas", declara Adriano.

Entre os momentos mais emocionantes nesse período, eles lembram a história de Dona Luzia, moradora do Norte do país, que, aos 82 anos, conheceu cinema graças à carreta. "Ela foi um amor de pessoa e demos muita risada com suas histórias. Como a sala de cinema é climatizada e lá no Norte é muito quente, ela não queria ficar lá dentro, porque dizia que estava dentro de uma geladeira. Foi um momento muito especial para todos nós", conta Adriano, revelando que ela nunca tinha comido pipoca e ficou encantada com tudo o que pode conhecer.

Já no Sul, a equipe vivenciou momento emocionante com uma criança chamada Daniele, que estava com câncer terminal e conseguiu liberação médica para ir até a carreta e conhecer cinema. "São coisas assim que fazem mudarmos nosso pensamento, atitudes e dia a dia. A Daniele nos ensinou muito com sua alegria e vontade de viver. O sonho dela era conhecer cinema e pudemos proporcionar isso a ela. Nunca mais vamos esquecê-la", emociona-se Adriano.

A equipe ressalta que, em cada cidade, há um aprendizado diferente. Em passagem pelo Norte, lembram de um menino que vendia palitos pelas ruas e que pediu para entrar e conhecer o cinema. "Lá, é comum ver os meninos trabalhando pelas ruas. Ele entrou na carreta, deixou com a gente o material que vendia e ficou deslumbrado com a sala do cinema, pois nunca teve a oportunidade de conhecer. Para nós, isso não tem preço", garante.


Alunos da rede municipal tiveram a oportunidade de conhecer uma sala de cinema, além de ganhar pipoca e refrigerante (Foto: Rubiane Lima)


Eles lembram, ainda, de outra criança que chegou pela manhã e pediu pipoca na carreta para levar para os irmãos, porque eles não tinham o que comer no café da manhã.

"Muitas vezes, reclamamos de coisas pequenas e não damos valor para tudo que temos. Essas crianças nos ensinam muito mais que nós, que somos adultos, para elas", ressalta Adriano.

Para o ano que vem, ele adianta que o objetivo é estar em quatro carretas rodando o país e a finalização do projeto será com seis carretas, para atingir maior público e continuar realizando o sonho de conhecer cinema pelos quatro cantos do país.


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711