ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
LIVRE

Compondo sobre a vida

Felipe e Pupo comemoraram o dia do compositor

Rubiane Lima


Um gaúcho, um paulista, muita inspiração e batalha diária para conquistar seu espaço no mundo da música. Esse é o dia a dia dos amigos Felipe Luvison, de Torres (RS), e Raphael Mansur (Pupo), de Santos (SP), que em 2016 criaram o La Frontera e, na última terça-feira (15), comemoraram o Dia do Compositor. 

Atualmente morando em Curitibanos, os amigos vieram para o município para estudar Medicina Veterinária e Agronomia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde que se conheceram, eles conversavam muito sobre suas vivências diárias e o desejo de fazer música. "Somos de lugares, criações e culturas muito diferentes, mas a ideia sempre foi a mesma. Começamos a conversar sobre rap e fazer umas rimas brincando, até que tudo tomou forma e surgiu o grupo", conta Felipe. 


(Foto: Divulgação) /

Desde o início, o projeto foi desenvolvido somente pelos dois. "Nunca tivemos um DJ, o que complica um pouco, mas hoje estamos mais estruturados e com mais experiência neste meio", diz. Para Felipe, a composição foi algo que surgiu naturalmente e da vontade de falar sobre o que estava sentindo. "A inspiração é algo muito próprio de cada um, do momento que cada um está vivendo, mas tudo feito com o coração e com muita verdade nas letras", explica o músico. 

Felipe destaca que a composição é algo que pode surgir até de uma conversa com alguém, através de frases soltas que vão se encaixando e transparecem o momento vivido, mas o sentimento tem de ser forte. Segundo ele, uma das fontes de inspiração é sua mãe, além da namorada, amigos e tudo que o cerca. "Escrever é uma forma de soltar tudo aquilo que estamos sentindo e nunca deixamos de compor", ressalta. 

Nas composições, o duo descreve seus sonhos, pesadelos e o cotidiano de suas cidades e do país. Além disso, seguem estudando e atentos a tudo que acontece no mundo da música. 

O trabalho do La Frontera pode ser conferido pelo Youtube, Soundcloud, Spotify e redes sociais. "Muita gente nos acompanha e conseguimos trocar ideias com pessoas do país todo, o que nos incentiva muito a continuar", declara Felipe. Na última semana, foi lançado o single "Sucesso do fracasso", que já pode ser conferido no canal no Youtube

Para o futuro, eles adiantam que seus seguidores podem esperar muita dedicação e superação. "Infelizmente, no interior, o sertanejo tem mais abertura e o alternativo é mais difícil de ser aceito, mas estamos conquistando nosso espaço e só temos a agradecer a Curitibanos. Somos muito gratos a tudo o que conquistamos e continuamos trabalhando sempre com o objetivo de somar", concluiu o Felipe. 

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711