ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
VARIEDADES

Colorindo o dia a dia

Escrever um livro era um dos sonhos de Luiza desde criança

Rubiane Lima


(Foto: Rubiane Lima) /

Com escrita leve, sincera e remetendo ao dia a dia dos leitores, a jornalista e tenente do Corpo de Bombeiros de Curitibanos Luiza Fregapani está lançando seu primeiro livro, "O ipê roxo e outras crônicas", pela editora Chiado Books, que atua no Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde. As crônicas são resultado de um projeto que iniciou em 2009, com o blog "Princesa de All Star", escrito por ela.

Desde criança apaixonada pelo mundo da leitura e escrita, Luiza recorda que, aos 8 anos, já tinha cadernos onde escrevia as histórias que criava em sua cabeça, além de seus 

sonhos e personagens que inventava. Já na adolescência, optou pelo Jornalismo como forma de dar sequência a essa paixão. Ainda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde fez sua graduação, ela decidiu que ia escrever um blog, o que era muito popular na época.

(Foto: Rubiane Lima)/ 

Depois de meses alimentando a ideia e pensando no nome e em que linha ia seguir, surgiu a "Princesa de All Star", um blog de crônicas onde ela escreve sobre o cotidiano e tudo que a inspira. "Sempre foi um sonho escrever um livro, acho que como toda jornalista. Comecei pelo blog, que era mais acessível no momento, compartilhando sentimentos e a ideia de deixar algo para a posteridade", conta. Há três anos morando em Curitibanos, mas com a infância e adolescência passadas em Florianópolis, a escritora destaca que morava na Rua do Ipê Roxo e que, realmente, havia vários ipês roxos que floresciam nos meses de maio e junho e fizeram parte de sua própria história, com bons momentos, por isso, a escolha para o nome do livro. 

Após alguns anos de blog e ensaiando a criação do livro, fazendo pesquisas e vencendo a insegurança, quando ela engravidou, decidiu que tiraria o projeto do papel e o tornaria realidade. "Entrei em contato com algumas editoras e uma delas aceitou meu manuscrito. Fiquei o ano passado no processo de revisão e de gravidez e, no início do ano, com a chegada do meu filho, o livro ficou pronto", explica. "É um processo muito terapêutico escrever. Fazer o livro me tirou da zona de conforto e dá muita insegurança, pois nos transparecemos através das páginas, mas estou muito feliz com o resultado e com a essa busca por deixar o mundo mais colorido e carregado de boas energias", conclui. Quem quiser adquirir o livro pode entrar em contato com a escritora através de seu Instagram @luizafregapani. 



Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711