37 anos.png
37 anos.png
  
barra números site 3.png
ANIVERSÁRIO

Cem motivos para comemorar

Curitibanense completa cem anos de vida nesta terça-feira (28)

Por Renata Westphal


Curitibanense mostra o documento comprovando seu nascimento em 1920 (Foto: Renata Westphal)/

Nesta terça-feira (28), a família Rocha tem cem motivos para comemorar. O número representa cada ano vivido pela matriarca da família Maria Rocha (Dona Marica), que completa seu centenário ao lado de quatro filhos e incontáveis netos, bisnetos e tataranetos.

Para comemorar a história de longevidade, no último domingo (25) a família se reuniu em um café da tarde para homenagear Dona Marica, a mais velha de dez irmãos e considerada pelos filhos Jorgina, Ondina, Evadir, Eurico e Ivone, o tesouro da família.

Ainda sem acreditar nas informações comprovadas pelos documentos, que marcam 1920 como ano de seu nascimento, Dona Marica, que é de sorriso fácil, diverte-se ao ouvir filhos e netas comentarem que sua festa de 100 anos está se aproximando. "Mas 100 anos é muito tempo!", contesta a filha de Pedro e Francisca Rocha, tentando convencer os familiares que ainda não completará seu centenário.

Dona Marica mora há quase 70 anos na mesma casa e gosta de receber as visitar com um bom café (Foto: Renata Westphal)/

Morando na mesma casa há quase 70 anos, na Horizolândia, interior de Curitibanos, dona Marica leva uma rotina de vida interiorana, próxima dos animais, cultivando boa parte dos alimentos que consome, em uma horta orgânica, com auxílio de uma filha, netas e bisneta que moram com ela. Além da boa alimentação, a curitibanense garante que a fé também faz parte do segredo para alcançar a longevidade com boa saúde. "Deus dando saúde, a gente cuida de tudo com muito amor", garante dona Marica, ressaltando a importância de manter o corpo e a mente em movimento. "Trabalhar faz bem para a saúde. Se ficar só parada, a pessoa morre; temos que caminhar e nos movimentar", aconselha.

Sobre trabalho, dona Marica tem muitas histórias para contar, desde os feitios de tear, pelegos, palas e artesanatos que sabe produzir ainda hoje, até a produção de queijos, farinhas e tantos outros alimentos que a vida do sítio oferece.


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711