35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Memórias Curitibanenses: biografia de Osair João Lehmkuhl

28 Janeiro 2018 00:04:00

Sebastião Alves


(Foto: Acervo Pessoal)/


Osair João Lehmkuhl nasceu em Leoberto Leal (SC), no dia 5 de fevereiro de 1952. Filho de Mainolvo José Antonio Lehmkuhl e Felomena da Souza Lehmkuhl, que tiveram outros oito filhos e um adotivo: Ademir Vitor, Altair, Darci Matilde, Nilza, Vanda, Odir Antônio , Odílio José e José Anselmo de Souza (adotivo). 

Cursou o primário no Grupo Escolar de Imbuia; Ginásio em Ituporanga e São José do Cerrito; e curso Normal no Colégio Santa Teresinha em Curitibanos.

Passou a residir em Curitibanos em 1971. Casou-se com Ana Lucia Coelho Lehmkuhl em 1973 e, da união, tiveram dois filhos: Fernanda e Eduardo.

Osair era graduado em Matemática e tinha pós-graduação em Biologia. Exerceu o Magistério em vários educandários de Curitibanos e São Cristóvão do Sul, por 30 anos, até que se aposentou. A leitura assídua de temas diversificados lhe fornece o embasamento na estrutura do programa cultural radiofônico, uma de suas paixões.

Por certo período, foi funcionário do INSS e proprietário da Livraria A Casa do Estudante, fundada em 1982, encerrando as atividades comerciais anos depois. Apresentou seu nome como candidato a vereador em vários pleitos, não conseguindo os votos necessários para assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Durante alguns anos, apresentou o Programa Mistura Instrutiva, na Rádio Comunitária Maria Rosa FM, como homenagem ao seu irmão Odir Antônio, criador e apresentador desse programa por 20 anos, na Rádio Coroado AM, da Fundação Frei Rogério (1969/1989). Fez parte, por longos anos, na Equipe de Liturgia da Igreja Imaculada Conceição de Curitibanos.

Pautado pela honestidade, caráter digno e honrado, características que procurou transmitir a todos os seus alunos através da profissão que exercia, Osair João Lehmkuhl faleceu vítima de leucemia, em Florianópolis, no dia 30 de junho de 2015, sendo cremado no Memorial Parque das Araucárias, em Curitibanos. O seu passamento deixa saudades e doces lembranças à família e amigos. O Centro de Educação Infantil situado no bairro Universitário leva seu nome, como homenagem pelos seus relevantes serviços prestada na área da educação e cultura.


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711