35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Só um segundo

18 Dezembro 2017 17:49:00

Ocorre que nem todo acidente é um acidente

Rubiane Lima


(Foto: Divulgação)

Isso é tudo que precisa para uma tragédia acontecer, mas têm algumas que podem ser evitadas algumas horas antes. Segundo pesquisa que se baseou em dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde (Datasus), somente este ano as operações da Lei Seca evitaram 40.700 mortes no trânsito em todo o país. Os dados foram divulgados esta semana e alertam para a importância de aumentar a conscientização e não ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir.

Final de ano, família e amigos reunidos, Verão, calor, férias. Para quem toma bebida alcoólica, esse conjunto é o momento perfeito para tomar aquela cerveja gelada, caipirinha ou qualquer outra bebida refrescante. O problema é que nem sempre a bebida é tomada em local que não precise dirigir depois e o que era uma celebração de felicidade, pode resultar em incômodo por longos meses, dívidas estratosféricas e principalmente, sequelas eternas ou vidas que não voltam mais.

Se quando falamos em trânsito já não há muito senso de responsabilidade, após ingerir álcool ele desaparece de vez e a facilidade de ter um veículo para locomoção, se transforma numa verdadeira praça de guerra. Normalmente já existe falta de paciência ao trafegar por ruas, avenidas e BRs, com velocidade incompatível, desrespeito às regras e falta de entendimento entre veículos e pedestres. Com uso de álcool o problema só tende a piorar.

Ocorre que nem todo acidente é um acidente e se o assunto for bebida e direção, ele pode e deve ser evitado, para que nenhuma família tenha que sofrer perdas evitáveis. 

Diante do número de pessoas que morrem todos os anos no Brasil, podemos vislumbrar duas alternativas: fazer nossa parte como cidadãos, transformando-nos em educadores de jovens e crianças, ou nos acostumarmos com as notícias de famílias sendo destruídas por causa do álcool. Dezembro chegou e talvez seja a hora ideal para pensarmos neste questionamento e definir uma posição por menos mortes no nosso trânsito.

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711