ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
Em pauta

Onde nossa pressa quer chegar?

16 Novembro 2018 10:21:00

Renata Westphal


O relógio adiantou em uma hora, mas parece que todo mundo já está vivendo com as horas adiantadas há mais tempo. Não concorda? Veja bem, as melhores propagandas hoje apelam justamente pelo serviço rápido que uma empresa pode servir. "Compre sua passagem em um clique", "Consertamos seu celular em uma hora", "Revelamos suas fotos em 10 minutos"... Temos tanta pressa assim para tudo? 

Acho que sim. O homem fez da tecnologia um amigo fiel da pressa. Se antes meus avós demoravam meses para receber a carta um do outro, hoje converso com meu namorado instantaneamente, e ainda escrevo do jeito mais ágil possível: vc, pq, qlqr, tbm.... É claro, eu tenho pressa! Conseguimos acelerar tudo, deixamos mais práticas a comunicação, as tarefas de casa, o carregador do celular, a Internet... Tornamos absolutamente tudo mais rápido. 


(Foto: Renata Westphal)/

Mas será que temos caminhado tão rápido quanto tu- do o que aceleramos? Conseguimos agilizar nosso pensamento tanto quanto apressamos tudo a nossa volta? Pressa para chegar ao Ensino Médio, pressa para ingressar na faculdade, pressa para participar do mercado de trabalho... E depois? Pressa para mais o quê? 

Onde nossa pressa quer chegar? Vivemos o tempo todo tão acelerados que às vezes esquecemos que estamos ali, agora, vivendo o presente. Claro, já estamos pensando nos compromissos de amanhã, nos planos do ano que vem, nas contas do próximo mês. A sensação é que está todo mundo com a cabeça tão cheia que ficamos com olhares vazios, simplesmente porque nossos pensamentos têm nos deixados cegos para o nosso dia a dia. 

Compreensível. Trabalhamos há anos para deixar tu- do mais rápido e ainda estamos nessa caminhada incansável de acelerar tudo. Só esquecemos de apressar para o relaxar, para curtir os momentos, as pessoas especiais. O relógio adiantou em uma hora e talvez tenhamos ganhado um tempo a mais de dia claro para, justamente, percebermos que temos tempo o suficiente para viver tudo aquilo que quisermos. Sem pressa. 


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711