Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Jornalismo esportivo também é lugar de mulher

13 Abril 2018 00:00:00

Não precisa ver a jornalista como homem

Rubiane Lima

Acompanhar os atletas, ficar no meio da torcida, entrar nos vestiários, acompanhar reuniões técnicas, fazer entrevistas e entender a linguagem do esporte, foi um desafio que assumi há alguns campeonatos. Esta semana encerrei a cobertura de mais um campeonato de futebol de campo, dessa vez de um regional que envolveu os melhores atletas das cidades vizinhas e mais uma vez, foi sucesso!

Enquanto no cenário nacional, vemos jornalistas mulheres sofrendo assédio e falta até da mais básica educação por parte de atletas, torcidas e organizadores, aqui só vemos essa parceria se tornar cada vez mais sucesso. Também temos nosso time e ele é formado somente por jornalistas mulheres e quando entramos em campo, munidas de nossas máquinas, gravadores e bloquinhos, realizamos nosso trabalho com a tranquilidade e profissionalismo que deveria acontecer em todo país.

Chega dessa história de que mulher não entende de esporte e não pode escrever sobre o assunto. Não podemos mais deixar que exista a máxima de que lugar de mulher não é em campo, mas sim, na cozinha. Até porque, se for assim estou perdida, pois na cozinha sou um verdadeiro fiasco.

Nunca me imaginei sendo responsável por uma editoria de esporte. Nunca fui de torcer por algum time, entender sobre futebol, futsal, vôlei... Meu negócio era mais literatura, cinema, música, mas como algumas responsabilidades não podemos escolher, encarei o desafio. Graças ao apoio do esporte curitibanense, agora posso dizer que cobri futebol, futsal, vôlei, judô, karatê, participei até de julgamento de competição e já soltei até alguns palavrões do lado da torcida.

Não precisa tratar como se fosse um homem. Não precisa ver a jornalista como homem. Não precisa forçar intimidade. Não precisa duvidar das habilidades profissionais. Só precisa ter respeito, pois está conversando com uma pessoa como qualquer outra. Enquanto isso, nosso time segue com seu trabalho normal e agradecido pelo desenvolvimento do esporte local e sábado, nos vemos no início de mais um campeonato!


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711