35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Fé além das igrejas

29 Março 2018 14:51:00

Tatiana Ramos


A fé deve ser demonstrada nas ações do dia a dia (Foto: Divulgação)

Coelhos e chocolates em exposição nos lembram, a todo momento, que a Páscoa está chegando. A data movimenta comércios e igrejas, que apostam na tradicional celebração cristã para chamar a atenção do público tanto para as compras quanto para a fé.

Ao lado do chocolate, o peixe é presença garantida na mesa, mantendo uma tradição que passa de geração a geração através dos séculos. Penitência, dizem os católicos. Mesmo? Não parece...

Apesar de ter sido criada em família católica, sempre olhei com desconfiança a tal "penitência" da Sexta-feira Santa. Carne, nesse dia, nem pensar... Mas calma! Você pode trocar o bife costumeiro por uma bacalhoada ou um belo salmão grelhado. Que sacrifício, né?

Assim como em outros setores, na religião, a generalização também não funciona. Para quem não gosta de pescados, trocar o churrasco por um peixinho pode ser uma verdadeira penitência; já para quem é fã de frutos do mar, a troca não altera muita coisa.

Posso estar errada, mas, para mim, uma penitência de verdade, que faça sentido, deve incluir algum esforço. E isso não se resume à alimentação. Sim, deixar de comer ou beber algo que gosta pode ser uma penitência, mas é possível ir além nesse período que nos convida à reflexão.

Que tal, ao invés de abdicar à carne vermelha (ou junto a isso, se assim preferir), abdicar ao egoísmo para ajudar alguém, abdicar à mentira, aos olhares e comentários maldosos, ao preconceito e a tudo o que, como cristãos, já devíamos ter afastado de nós?

Nunca é tarde para deixar de lado os maus hábitos e substitui-los por atitudes mais positivas e que reflitam, realmente, em nossa evolução como seres humanos, e a Páscoa, talvez, seja o momento oportuno para começar essa transformação. Sim, a data é festiva e é nesse clima que deve ser celebrada. Mas não apenas com banquetes, presentes e viagens no feriadão. Mais do que chocolates, a hora é de saborear os encontros em família e de ressuscitar, em nós, a fé que ultrapassa as igrejas e se mostra no dia a dia... independentemente de religiões.


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711