35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Escorre pelas mãos

03 Novembro 2017 10:12:00

a vida vai entrando no piloto automático, igual ao trânsito

Franciele Gasparini


(Foto: Divulgação)

A sensação é de estar em meio ao caos 24 horas por dia, não é? Estamos e somos tão escravos do relógio que perdemos a noção do tempo, quase que literalmente. A manhã passa voando e a tarde some que a gente nem vê, escorre pelas mãos assim como diz a música.

Não raro nos deparamos com impressões como "Nossa, já são dezoito horas!", e nesse momento nos damos conta de que o tempo acabou, as tarefas se acumulam em pilhas gigantescas de afazeres vão se acumulando cada dia mais, formando montes de tarefas que nem sabemos se daremos conta, os planos vão ficando de lado, a rotina passa a ser só ele, o relógio, e a vida vai entrando no piloto automático, igual ao trânsito.

Nos últimos dias, a grande mídia noticiou que uma nova lei deve aplicar multa para pedestres e ciclistas que transitarem fora da área permitida. Polêmica e intrigante, a resolução deve gerar uma série de debates acerca das boas maneiras no trânsito e sobre direção defensiva, mas a verdade é que não estamos preparados para o trânsito, e isso inclui dizer que também estamos em constante aprendizado sobre ele.

Infelizmente o que menos se vê é a cordialidade ou a famosa e escassa paciência que deveria permear uma vida saudável no trânsito, tanto para pedestres, ciclistas ou motoristas. Enquanto as leis tentam nos colocar na linha, precisamos mais ainda mudar nosso estilo de vida e postura nas ruas.

Não vale ter pressa, os lugares ainda estarão lá quando chegarmos. É tão bacana quando alguém reduz a velocidade e espera para que o outro possa passar, e isso implica reforçar que tanto pedestres, quanto condutores, ou nossos amigos ciclistas, não são os donos da rua.

O trânsito é o organismo vivo, pulsante, flexível, vivo e muito dinâmico, para isso precisamos estar com os olhos bem apertos e com a percepção aguçada, concentrados, focados no que acontece ao redor. Reduza a velocidade, olhe para os dois lados, cuide-se, os acidentes de trânsito cobram caro, tanto no bolso, quanto no corpo e mais ainda na ressaca moral.


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711