35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

A hipocrisia do sexo

16 Março 2018 07:00:00

Sexo é bom e se você não gosta, está fazendo isso errado

Rubiane Lima

"No meu tempo não era assim". "Hoje em dia as meninas não se dão mais ao respeito". "Nessa idade eu brincava de boneca, hoje as meninas estão cuidando de filhos". Quem nunca ouviu algo parecido que atire a primeira pedra. Na semana passada entrevistei uma adolescente de 15 anos, grávida do primeiro filho, e no alto dos meus 30 anos, confesso que fiquei pensativa quando ouvi coisas como "meu marido" ou "meu filho", mas também fiquei impressionada com a maturidade que ela falou sobre o futuro, sobre escolhas, família, responsabilidades e principalmente, sobre sexo. Não como um tabu, mas como o algo natural que ele é. 

Fui criada por uma sociedade que me fazia ter medo de sexo. Tinha medo de fazer perguntas, medo de conhecer o próprio corpo e perder a virgindade foi quase um ato criminoso. Até eu entender que era algo natural, que o objetivo era ter prazer e ser feliz, foram tempos de tormento pessoal. Então, para que as pessoas não passem mais por isso, vamos falar sobre sexo, sim!

Os adolescentes estão transando. Não dá para tapar os olhos para isso, mas podemos conversar sobre o assunto, como a secretaria de Saúde de Curitibanos está fazendo nas escolas. Não se trata de incentivar o sexo na adolescência, mas incentivar a prevenção de doenças, de uma gravidez indesejada, de se sentir livre para esclarecimento de dúvidas. Ter medo de transar não ajudou em nada na minha formação sexual, pelo contrário, foram momentos difíceis entre tantas regras do que é certo ou errado. Sexo é bom e se você não gosta, está fazendo isso errado! Se tem consentimento, aproveitem, se divirtam, mas não esqueçam do preservativo, ele não serve somente para diminuir o risco de gravidez, mas pode salvar a tua vida, te impedindo de ficar doente.

No dicionário, aprendi que hipocrisia é o ato de fingir crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade, não possui. Não sejamos mais hipócritas e como pessoas adultas que somos, não vamos tapar os olhos para o tema, mas sim, tratar como algo natural e que vai acontecer uma hora ou outra na vida de todos.


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711