Curitibanos,
logo35.png
a semana-logo.png
redes.jpg
CarlosHomem.jpg

Feriados pra venda

15 Outubro 2017 11:13:00

Rezar sem pedir nada em troca, existe? 



O dia 12 de outubro é feriado cívico ou religioso? Num país com mais de duzentos milhões de habitantes será que pelo menos dez milhões rezam pela Padroeira? Digo por Ela, não pelo interesse do devoto.

Rezar sem pedir nada em troca, existe? Orar querendo benefícios não é oração, nem crença, é permuta, é barganha. Crença que pleiteia retorno em proveito próprio não é crença, é hipocrisia. Lembrar da santa só para pedir ajuda? O mesmo serve para quem dá esmola esperando recompensa. Não faz caridade, faz investimento!

Aliás, ninguém mais fala nos dias santos, mas apenas no feriado. Lembra- se em tais dias de tudo, menos no seu significado religioso: viajar, carne para o churrasco, estoque da cerveja, locação de filmes, cortar a grama, lavar o carro, ir às compras. Rezar pra quê se estou numa boa?

A religiosidade do dia 12 de outubro limita-se a soltar foguetes ao meio-dia e estamos conversados! Claro, feriado significa folga. Uma ótima oportunidade de enforcar os dias intermediários. Se cair na quinta-feira, como acontece nesta semana, nem pense em procurar alguém trabalhando na sexta. Se encontrar, pode crer que vai estar com a cara azeda!

Na prática, na verdade mesmo, não existem mais feriados cívicos ou religiosos. São todos feriados carimbados apenas para ajudar o comerciante. Então, para incrementar ainda mais as vendas, encontrou-se um jeitinho de instituir o dia da criança de forma coincidente com o da santa padroeira.

O que significa o dia de Corpus Christi que se comemora no dia 15 de junho? Feriado significa o dia em que se comemora alguma coisa. Como se pode comemorar a morte de alguém? Comemorar a morte de Cristo é no mínimo uma heresia.

E 14 de abril (Paixão de Cristo) quem sabe explicar exatamente o que é? Será que algum estudante se detém a saber com maiores detalhes quem empresta o nome para o feriado do dia 21 de abril?

Sim, sabemos apenas que o alferes alcunhado por Tiradentes foi só um 'cara legal' da nossa história. E 7 de setembro? E 1º de maio, dia mundial do trabalho onde ninguém trabalha?

O calendário brasileiro neste ano mostra nove feriados e cinco pontos facultativos. Ponto facultativo é uma invenção genuinamente brasileira. Para vadiar o brasileiro é criativo! Nesses dias, decretados pelos governos, o funcionário público vai trabalhar se quiser. Parece piada, mas não é!

Ganha um automóvel Ferrari, zero quilômetro, quem encontrar um funcionário público trabalhando nos dias denominados de facultativos. Assim, como acontece com o Natal, nos feriados não se comemora nada, apenas a folga e o consumismo. Que bom!


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif


 

INFORMAÇÕES E CONTATO

Rua Daniel Moraes, 50, Bairro Nossa Senhora Aparecida - 89520-000 - Curitibanos/SC (49) 3245.1711

Copyright © 2015 A SEMANA EDITORA LTDA. Todos os direitos reservados.