Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Vapt-Vupt

01 Julho 2018 07:00:00

Renato Westphal

TAINHA

A safra da tainha continua em alta no Litoral catarinense, mas a oferta aqui no interior ainda é tímida. Um peixe que pode ser consumido frito em postas, assado na brasa (escalada) ou recheado. Para companhar um bom vinho ou cerveja geladinha...

FALTA DE ATENÇÃO

Depois de alguns meses sem muitos registros de acidentes no perímetro urbano de Curitibanos, a "bruxa" retorna. Diariamente a Polícia Militar é acionada para confeccionar os boletins de acidente de trânsito. Em muitas colisões de pequenas proporções a PM nem é acionada (não é o correto). A falta de atenção dos motoristas é, sem dúvidas, o principal fator para as colisões. Portanto, use seta para sinalizar sua direção, revise luz de freio do veículo, mantenha boa distância do veículo da frente, use os espelhos retrovisores (lembre de regular), e principalmente, respeite o limite de velocidade.

INÉDITO

Pela primeira vez na história da Mega Sena, os números sorteados foram de uma única dezena. Isso ocorreu no último sábado (23), quando auditores da Caixa Econômica Federal acompanharam o sorteio, que definiu 50, 51, 56, 57, 58 e 59. Pois acreditem, saiu para quatro acertadores. Ainda teve 152 apostas que acertaram cinco dezenas, e 4,8 mil cartões acertaram quatro dezenas das seis sorteadas. Na minha humilde aposta de seis dezenas, acertei o número 57. Bora apostar mais!

CENAS COMUNS

Quem chega ao Centro de Curitibanos pela Avenida Leoberto Leal, depara-se com uma cena que já virou rotina para nós curitibanenses. Pessoas deitadas nas calçadas, pontos de ônibus ou canteiros centrais também das avenidas Rotary e Jorge Lacerda. Isso é registrado a qualquer hora do dia ou da noite, homens recuperando-se dos goles. São alcoólatras, pessoas desassistidas pelas famílias e que não querem utilizar dos meios assistenciais do município para sua recuperação. Bombeiros e Samu são chamados, e muitas vezes, encaminham estas pessoas ao Hospital Hélio Anjos Ortiz. Situação triste, que nos leva a refletir sobre a vida. Será que não dar esmola é a solução?

JAPONESES EM LAGES

A Associação Nipo Brasileira de Lages e Fundação Cultural daquela cidade, organizam para o próximo dia 21 de julho, no Parque Jonas Ramos (Tanque), evento para comemorar os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Várias serão as atrações, gastronomia e danças tradicionais. A Associação Cultural Brasil Japão de Frei Rogério já confirmou presença e levará os grupos que se apresentarão no evento.

POUPANÇA

Chegamos, neste sábado (30), no fim do primeiro semestre do ano de 2018. Você lembrou de fazer aquela poupança "forçada"? Digo forçada pela dificuldade financeira que toda família brasileira está passando. Não tire de suas metas do ano guardar um dim dim, poupe. Não importa o valor, o que me refiro é educar sua mente a economizar, valorizar seu dinheiro. Um "extra" no fim do ano sempre vai bem...

SEMIFINAIS

Neste fim de semana serão definidas as equipes que se classificarão para as partidas finais do Campeonato Municipal de Futsal da Indústria e Comércio - Troféu Jornal A Semana - 35 anos. Serão quatro jogos no sábado (30) e oito partidas no domingo (1). As torcidas assistirão ótimos jogos no Onofrão. Leia mais na página 19 do caderno principal.

EU ACREDITO!

Sou Seleção Brasileira, admiro o futebol da Alemanha, gosto de ver Portugal jogar, mas estou louco para soltar o grito de Brasil Heeeeexa Campeãooooo!

REPRESENTATIVIDADE

O empresário curitibanense Newton Fabris, da Mendes Máquinas para Medeira, foi convidado para compor um dos cargos da nova diretoria que deverá comandar a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Newton já foi presidente da Associação Empresarial de Curitibanos e sempre colaborador presente nas diretorias da Acic.

MARCA

REGISTRADA

A Associação Brasileira do Cavalo Campeiro reúne, neste sábado (30), seus membros, em Curitibanos, cidade que deu origem a raça, para escolha da nova diretoria. O cavalo campeiro deveria ter mais notoriedade, e principalmente, mais "publicidade" de sua raça com a cidade, afinal foi descoberto aqui, reconhecido, e exemplares de sua raça estão espalhados por vários países. Conversando com a médica veterinária Camilla Ceratti, e obtendo muitas informações sobre a espécie, penso que o "Marchador das Araucárias" poderá ser um símbolo da cidade, um trabalho para deixar como "marca registrada", uma identidade de Curitibanos. Assunto em pauta para autoridades refletirem!

OFICIALIZADO

O diretório do Partido da República (PR) de Curitibanos, reuniu-se na quarta-feira (20), para oficializar a pré-candidatura do empresário Nilso Barlanda, a deputado estadual.

ESOCIAL

Todo empregador deve informar-se, conversar com seu contador sobre o período de adapatação para o início do eSocial. Projeto do governo federal que visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos trabalhadores que prestam serviços remunerados.

PRÉ-

CANDIDATURAS

Aos poucos as siglas partidárias vão se organizando. As pré-candidaturas para concorrer ao cargo de governador em Santa Catarina já apontam nomes de lideranças em nove partidos. Nada oficializado ainda, mas, neste momento Esperidião Amin (PP), Paulo Bauer (PSDB), Mauro Mariani (PMDB), Gelson Merisio (PSD), João Paulo Kleinübing (DEM), Leonel Camassão (PSOL), Décio Lima (PT) e Rogério Portanova (Rede) são nomes apresentados dentro dos seus respectivos partidos. A vida segue...

CAMPEÃO

O vereador André Martarello tem como um dos seus hobbies jogar tênis. No último fim de semana, André levantou o título de campeão na 3ª categoria da 4ª Etapa Microrregional da Federação Catarinense de Tênis - Circuito Oeste, na cidade de Videira. A competição dividida em cinco categorias contou com 54 tenistas de Campos Novos, Curitiba (PR), Florianópolis, Curitibanos, Joaçaba, Rio do Sul, Canoinhas e Videira. Outros curitibanenses que subiram ao pódio pela 5ª categoria foram Marcílio Ribeiro campeão e Guilherme Gaboardi, vice-campeão.



JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711