35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Vapt-vupt

29 Abril 2018 10:00:00

"A grande mágica é fazer a mudança sem perder o referencial de respeito e confiança". (José Galvão Ramos)


Farmácias 

A população de Curitibanos e de municípios da região não tem o que reclamar quando o assunto é comprar medicamentos. Além das já tradicionais famílias que mantêm o ramo farmacêutico, nos próximos dias, devem abrir duas novas farmácias em Curitibanos. A Rede de Farmácias São João, que prepara sala na Avenida Salomão Carneiro de Almeida, e se tem notícias de uma unidade do Sesi Farmácias. Mais geração de empregos e movimento econômico para a cidade. 


Festa na Lagoinha 

Nos dias 5 e 6 de maio, a comunidade da Lagoinha estará realizando sua tradicional festa em honra a Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida. Quem almoçar no local não paga ingresso para a tarde dançante. Programa para toda a família. Agende! 


25 anos 

A União das Associações de Bairros de Curitibanos (UAB) completou, na quarta-feira (25), completou 23 anos de funcionamento. Trabalho desafiador, focado em prestar auxílio a famílias que passam por situações difíceis, ensinando ou encaminhando pessoas para o mercado de trabalho. Parabéns à diretoria e à equipe diretamente envolvida nesse importante trabalho para o município. Desejamos a todos muita saúde e prosperidade nesta "missão". 


Passeio em família 

Várias famílias da localidade do Cartão Sbravati vieram passar o último domingo (22) em Curitibanos. Além do passeio, foram ao ginásio de esportes Onofrão, onde acontece o Campeonato Municipal de Futsal da Indústria e Comércio - Troféu Jornal "A Semana" 35 anos, torcer pela equipe do Cabaleiros Barbearia, da 3ª Divisão. Deram um verdadeiro show nas arquibancadas! A equipe Cabaleiros venceu pelo placar de 4 x 1 a Modenisa Comércio de Molduras. 



Em Chapecó 

Parte da Torcida Vascaína de Curitibanos (TVC) foi a Chapecó, no último domingo (22), assistir ao jogo Chapecoense 1 x 1 Vasco, pelo Brasileirão. Um seleto grupo de torcedores que incluem em seus passeios as crianças, que já entendem tudo de futebol. Os vascaínos curitibanenses tiveram tempo, antes da partida para fotos e conversas com o técnico Zé Ricardo, Valdir Bigode, da Comissão Técnica, e os atletas Martin Silva, Paulão, Desábato, Riascos, entre outros. Os autógrafos ficam para a posteridade...


Aeromodelismo

Nos dias 9 e 10 de junho, o aeroporto Lauro Antônio da Costa, em Curitibanos, estará movimentado com a realização do 1º Festival de Aeromodelismo. Nas próximas edições, mais informações sobre o evento, que deverá atrair muitos visitantes.  



Fiscalização pelo ar 

Recebi a informação, em um grupo de WhatsApp, que a Polícia Rodoviária Federal já está utilizando de aparelhos drone para notificar alguns motoristas que dirigem perigosamente nas rodovias federais. Em Santa Catarina, já há monitoramente nas BRs 101, 116 e 153. Portanto, lembrem-se de faróis acesos, respeite as sinalizações, use o cinto de segurança e não fale ao celular enquanto dirige.   


Tema delicado 

Iniciei no trabalho com 11 anos de idade. Havia tempo para estudar, brincar e "aprender responsabilidades". Naquele período, ainda criança, ganhei conhecimento sobre respeitar horário, trabalhar em equipe, conhecer como controlar estoque de mercadorias e a lidar com dinheiro, experiência que carrego até os dias atuais. Hoje, quando vejo lei proibindo o ingresso de crianças e adolescentes no trabalho, me decepciona. Que formação irão ter, ingressando no mercado de trabalho aos 18 anos? O tema é delicado, mas acredito que iniciar cedo em uma profissão não faz mal a ninguém. 


Expocentro 

Aos poucos, a cidade vai entrando em clima de festa. A Expocentro já faz parte da vida dos curitibanenses... 


Eleições 

Nas eleições de outubro, em Santa Catarina, 62 municípios terão urnas com o eleitor utilizando o sistema biométrico. Nas outras 233 cidades, os eleitores votarão pelo sistema convencional. Certamente, para as eleições municipais, em 2019, o TRE/SC deverá ter concluído o processo e 100% dos eleitores terão de apontar o dedinho para ter o direito de votar. Lembro aos eleitores que 9 de maio é o último dia para regularizar seu título, fazer atualizações no cadastro e transferir o domicílio eleitoral. 


No Japão 

No dia 1 de julho, o lutador curitibanense de MMA Nego França estará no Japão. Enfrentará o lutador Sato, no Pancrase 297, promovido pelo Shinkiba Studio Coast. 


Lei confusa 

Houve toda uma divulgação sobre mais rigor e prisão para motoristas que se envolverem em acidente de trânsito dirigindo embriagados, Lei 13.546/2017, que entrou em vigor no país no dia 19 de abril. Se o acidente resultar em lesão corporal de natureza grave ou gravíssima ou morte, a pena a ser aplicada será de cinco a oito anos de reclusão. Pelo que temos observado e assistido pela TV, ainda muitas divergências sobre a interpretação da nova lei. O primeiro caso de acidente no Estado, com morte, com a nova lei em vigor, aconteceu em Blumenau, onde um carro bateu de frente com uma moto. O condutor do veículo fez bafômetro e confirmou a embriaguez, mas foi liberado pelo juiz. O magistrado entendeu que o motorista não tinha antecedentes criminais e o motociclista também estava embriagado. 


Desamparados 

Os produtores de alho estão passando por uma crise que compromete a viabilidade de produção. Esperamos que o "tratoraço" realizado em Curitibanos, na quarta-feira (25), resulte em uma solução positiva. Durante o evento, o contador Nabuco lembrou de uma frase de Afif Domingos, que fala sobre a importância da agricultura para o país: "Se o campo for bem, a cidade limpa a prateleira". 


Precaução com celular 

Rola nas redes sociais a notícia de que uma pessoa morreu queimada, depois que seu quarto pegou fogo, iniciando o sinistro pelo celular que havia ficado à noite carregando próximo à cama. Aqui em Curitibanos, já houve um princípio de incêndio registrado pelo mesmo motivo. Foi noticiado pelo Jornal "A Semana". A dica, então, é não deixar os aparelhos muitos tempo na tomada e evitar deixá-los em lugar com pouca circulação de pessoas. Fica a dica! 


Sujeira pela cidade 

Um empresário comentou e outras pessoas já haviam comentado na Redação do Jornal "A Semana" sobre a sujeira espalhada pelas ruas do Centro e bairros de Curitibanos. Lixo por diversos locais, que dão um aspecto de abandono. Nossa cidade sempre foi exemplo de limpeza e, nos últimos dias, em todas as partes, vemos lixo. Hora do setor responsável rever a situação e mobilizar uma ação para voltarmos com nossa cidade como sempre foi. Vem aí Expocentro e Semana Literária, dois eventos que trazem muitos visitantes. 

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711