Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Vapt-Vupt

07 Abril 2018 12:25:00


(FOTO: ALEXANDRE OLIVEIRA)

DEU CERTO

A "Corrida Maluca" do Bill Popinhak deu tão certo que ele já agendou uma nova etapa para 12 de outubro. Muitas famílias levaram seus filhos para curtir e conhecer um dos brinquedos que passa de geração em geração. O carrinho de rolimã passa pela transformação da madeira, prego, rolamentos e criatividade. Parabéns ao Bill e seus colaboradores! Continuem apresentando novidades em eventos para nossa gente. E vem campeonato de Queda de Braço por aí....

Decisão Regional

Grêmio Curitibanense e Copercampos Pinheiro decidem o título da Copa Regional dos Campeões, no Estádio Ortigão, neste domingo, às 16 horas. O 3º lugar da competição será decidido entre as equipes do Heuros e Barcelona, com início às 14 horas. Lembrando que a entrada no estádio é gratuita.

Título Carioca

Vasco da Gama e Botafogo decidem o título do Campeonato Carioca de Futebol de Campo 2018, neste domingo (8), às 16 horas, no Estádio do Maracanã. A certeza das torcidas é que a comemoração será em preto e branco...

Terra boa

A Polícia Militar de Curitibanos localizou, em uma residência no bairro São José, um pé de cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha. A planta proibida estava com mais de 1,5 metro, bem cuidada e dava mostras que a terra aqui é boa para o cultivo. Ops! Planta recolhida para os devidos procedimentos.

Mês produtivo

Abril será um mês importante para todos os setores produtivos. Teremos apenas um feriado, Tiradentes, no dia 21, e será no sábado.

Pinhão

A semente da araucária, por incrível que pareça, já está no ponto de consumo. Barracas ao longo das rodovias da região comercializam o pinhão a R$ 5 o quilo. Além de cozido e assado na chapa, o pinhão pode ser consumido em sopas, paçoca, aperitivo com bacon, hambúrguer, pastéis, entre outros pratos. Alguns restaurantes e lanchonetes em Curitibanos oferecem pratos feitos com o pinhão durante a safra.

Eleições I

A mobilização para as eleições em outubro inicia na Assembleia Legislativa na Capital. Dos 40 deputados estaduais, somente dois ainda não decidiram se irão a reeleição. Dos parlamentares, 31 irão à reeleição, cinco concorrerão à Câmara dos Deputados, um vai tentar o Estado e um, o Senado. O afastamento do cargo é facultativo, portanto, poderá estar em campanha pelo interior do Estado e, ao mesmo tempo, exercer a função parlamentar.

Eleições II

Deputados estaduais que irão à reeleição, na busca de votos, quando passarem por Curitibanos e municípios da região, no mínimo devem mostrar relatórios de seus trabalhos em prol dos municípios da Amurc. Os eleitores querem ouvir e ver as ações concretas e recursos aplicados em benefícios da população. Podemos afirmar que muitos deles, nestes últimos três anos, sequer passaram pela região. Está mais do que na hora de o eleitor votar consciente e valorizar o candidato que tem comprometimento com a população das cidades do Meio-Oeste.

Complicando a saúde

Continua muito delicada a situação financeira do Hospital Hélio Anjos Ortiz de Curitibanos. Funcionários ainda não receberam a segunda parcela do 13º salário, médicos com salários atrasados e o Estado não dá previsão de aporte de recursos para regularização financeira. Soubemos de fonte segura que o diretor Marcelo Pasolini e o prefeito Dudão têm agendada reunião com o secretário de Saúde Acélio Casagrande nesta segunda-feira (9). Toda população da região apreensiva para que retornem com boas notícias!

Fim do ponto facultativo

A Prefeitura de Florianópolis, que tem à frente da administração o prefeito Gean Loureiro (MDB), acabou com os feriados facultativos para o ano de 2018. O Decreto encerra os pontos facultativos, de forma que escolas, creches, postos de saúde e a própria Prefeitura tenham horário normal de funcionamento em dias que usualmente fariam parte dos "feriadões". A Prefeitura de São João Batista, na Grande Florianópolis, foi a primeira a adotar tal medida. Vejo como positivo, afinal, o momento requer trabalho.

No ar

Pelos noticários políticos, consta que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa está com negociações bem adiantadas para se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), visando as eleições em outubro. Até o fechamento da edição, nada de novidades sobre a filiação. Apostam alguns líderes do PSB que poderá ser a "surpresa" entre os candidatos à presidência.

Crise no alho

Produtores de alho de Santa Catarina estão apreensivos com a baixa valorização do produto e a fraca comercialização. Muitas famílias que dependem exclusivamente dessa cultura estão passando por momentos de incertezas e, se não conseguirem prorrogar os financiamentos, não sabem a quem recorrer. É hora de a classe política da região Meio-Oeste, onde há maior concentração de famílias produtoras de alho, entrar em ação e buscar uma solução urgente para "salvar" a safra. Municípios como Frei Rogério têm sua maior movimentação econômica na produção do alho.

Mais câmeras

Curitibanos já tem necessidade de instalar mais câmeras de videomonitoramento para aumentar a segurança nas ruas e avenidas no Centro e bairros da cidade. As imagens auxiliam em muito para o sucesso do trabalho da Polícia Militar. Certamente, isso acontecerá se houver uma ação da sociedade organizada para conseguir recursos junto aos empresários e comerciantes locais. Alguém me perguntou se o dinheiro da arrecadação das multas de trânsito não poderia ser aplicado na compra dos equipamentos. Não soube responder.

Placas indicativas

Já está em processo de licitação a compra de placas indicativas para orientação aos motoristas para transitar seguros no perímetro urbano de Curitibanos. Segundo o secretário de Obras Hercílio Beppler, no máximo dentro de 60 dias a empresa vencedora deverá executar o serviço. Ótima notícia!

Na SporTV

Nesta sexta-feira (6), às 19h15', a SporTV trasmite, ao vivo, a partida de futsal entre Joinville x Carlos Barbosa, pelo campeonato da Liga Nacional de Futsal (LNF). No apito, os árbitros Bolinha, de Curitibanos, e Corozzola, da cidade de Caçador. Em comum, os dois árbitros são secretários municipais de Esportes em seus municípios. Boa sorte aos pratas da casa!


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711