Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Vapt-Vupt

01 Abril 2018 00:00:00

Renato Westphal

"Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior". (Roberto Simonsen)


Vandalismo 

No último fim de semana, duas situações de vandalismo em Curitibanos que me deixaram emputecido. Fui ao estádio Ortigão e lá me deparei com o banheiro masculino, recém-reformado, com a porta danificada por arrombamento. Furtaram uma lâmpada e queimaram a outra. Ambiente ficou no escuro. Furtaram rolos de papel higiênico. Mas o pior: fizeram as necessidades nº 2 sobre o tampo e no chão, deixando o local sem a mínima condição de uso. E pensar que, a cada jogo, mais frequentadores vão ao estádio, muitos deles levando toda família. No mesmo fim de semana, vândalos "atacaram" o Núcleo Municipal Alírio Luiz de Almeida, no bairro São José, que vem passando por reformas. Quebraram paredes construídas com tijolos de vidro, arrancaram portão de ferro e causaram outros danos. Lamentável saber que temos de conviver com esse tipo de gente.  


No Ortigão 

Sempre é bom estar no estádio do Ortigão e sentir o clima de "clássicos" locais. Guarani do Marombas e Grêmio Curitibanense fizeram uma ótima partida no domingo (25). Nos pênaltis, deu Grêmio, que segue na competição regional. Muito bom conversar com Paulinho Bossardi, Moisés, casal Jorge e Denise, Baixinho do Bar, Éliton, Noi do Santa Cruz e tantos outros amigos que curtem o esporte amador.     


Mau uso 

Os banheiros químicos, na Praça do Capão, instalados enquanto os banheiros do local são reformados, também estão recebendo pessoas que certamente não têm banheiro em casa. Esquecem as boas maneiras e que outras pessoas também irão utilizar o mesmo banheiro móvel. Simplesmente nojentos! Fico com dó da equipe de limpeza que tem o dever de deixá-los em ordem todos os dias. 


Exemplo 

A pequena cidade catarinense de São Ludgero, no Sul do Estado, concluiu sua rede de esgoto, com 3.200 ligações. É a primeira cidade do Estado e a primeira do Brasil onde o saneamento básico está 100% concluído. Isso é uma ótima notícia! 


Falta fiscalização 

Vendedores ambulantes invadem Curitibanos nos fins de semana. Não são proibidos de comercializar suas mercadorias, mas acredito que deveriam passar por fiscalização municipal, sobre o recolhimento das taxas de alvarás. Agora, em tempos de Páscoa, um caminhão carregado com chocolates "direto de fábrica" estacionou na Avenida Leoberto Leal e "abriu seu comércio". Entendo e compartilho a revolta de muitos comerciantes que geram empregos, recolhem impostos, taxas de alvará, pagam aluguel e cumprem com tantas outras obrigações legais.   


Ronda Escolar 

A Polícia Militar de Curitibanos implantou no município a Ronda Escolar. Policiais militares mais presentes nos educandários, em trabalho conjunto com diretores, alunos e pais. Agora, segurança dentro e fora das salas de aula. Elogiável a iniciativa! 


Despedida 

Faleceu, na sexta-feira (24), GildoTrevisol. Podemos afirmar que foi o leitor "número 1" do Jornal "A Semana" em São Cristóvão do Sul, nosso amigo. Sempre pronto a colaborar com informações sobre o município. Marcou sua passagem pela simplicidade. Nossos sentimentos a todos os familiares. 


Futebol no Estado 

Em ano de Copa do Mundo, com o futebol em evidência, Figueirense e Chapecoense em alta no Campeonato Catarinense. Irão decidir o titulo de campeão catarinense 2018. 


Briga de preços 

Em toda Santa Catarina, o que se nota são grandes redes de farmácias colocando remédios em promoção. Em tempo de crise, os genéricos estão sendo praticamente "leiloados". Foi-se o tempo em que havia tabela única de preços. O consumidor anda desnorteado... 


Novo recorde 

O Campeonato Municipal de Futsal da Indústria e Comércio bateu novo recorde de equipes inscritas. Este ano, o Troféu Jornal A Semana - 35 anos será disputado por 96 equipes inscritas em cinco categorias. Categoria Regional (9), Feminino (12), Sênior (11), 1ª Divisão (16), 2ª Divisão (12) e 3ª Divisão (36). A abertura da maior competição de futsal da região será no dia 14 de abril no Ginásio de Esportes Onofrão. 


Páscoa 

Tempo de orações e encontro de famílias. Muita calma para quem vai pegar a estrada e sempre na direção defensiva. Com as rodovias no limite de capacidade de tráfego, a dica é agendar para sair mais cedo do que o programado e "curtir" o trajeto como passeio. Uma feliz Páscoa aos leitores! 


Para refletir 

Através de experiências, transformamos fracassos em sucessos. 


Sem álbum 

O engenheiro agrônomo aposentado Romeu Flamia sempre fez e colecionou álbuns da Copa do Mundo de Futebol. Nesta edição da Copa na Rússia, em "protesto silencioso" contra a corrupção no futebol, segundo me contou, não fará o álbum. Me listou vários outros motivos. Também decidi não fazer o álbum. Sou mais um brasileiro desmotivado, por ver a corrupção em vários setores. 



Foto: Kalyane Alves

Sempre elogiável 

Muitas famílias participaram da Páscoa Encantada que a Prefeitura de Curitibanos realizou até a quinta-feira (29), na Praça do Capão.  


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711