ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
Renato.png

13 Setembro 2019 08:30:00

Apressadinhos

Vai um lembrete para os motoristas apressadinhos, que gostam de transitar pelo lado direito no acostamento, quando há paradas obrigatórias nas rodovias: fugir dos engarrafamentos, pode custar caro. A infração é gravíssima, com sete pontos na carteira, e gera uma multa de R$ 884,41.


Tudo perfeito

Mais uma edição da Sakura Matsuri (Festa da Florada da Cerejeira) foi realizada com sucesso. Mais uma vez, um show em organização. As longas filas são normais, afinal, a maioria das refeições é feita na hora. Apresentações, limpeza do parque, ótimas opções de comidas, feira de artesanato, muitos espaços para "criar" a foto perfeita do evento. Mesas colocadas em diversos locais do parque ajudam para integrar os visitantes. Esse ano, excursões de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, e visitantes de Videira, Caçador, Rio do Sul, Lages, Santa Cecília, Otacílio Costa, Fraibugo, além de muitas famílias curitibanenses. Parabéns, Associação Cultural Brasil-Japão! Que venha a 22ª edição!


Lombadas

A Prefeitura de Curitibanos, através da Secretaria de Obras e Urbanismo, vem realizando a colocação de algumas lombadas em locais pré-avaliados pelo Conselho de Trânsito do município. Iniciativa aprovada! O que vai de alerta é, para quando essas obras acontecem, fazer uma sinalização com cones ou faixas refletivas. Muitos curitibanenses que haviam viajado no feriado, ao retornarem a Curitibanos, pela Avenida Leoberto Leal, à noite, "voaram" pela nova lombada colocada próximo ao atacado. Fica a sugestão, vinda de motoristas que foram "pegos de surpresa" pela saliencia que não existia. Vejo Curitibanos como trânsito seguro, ruas largas e placas de sinalização orientando condutores. Está faltando mais atenção ao volante...

Acompanhe os comentários de atualidades e mais histórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.






06 Setembro 2019 11:36:00

Dica de atendimento

Para quem vai a Balneário Camboriú, vai uma dica de boa alimentação e chopp gelado. Falo da Brasil Caipirinhas, no Calçadão nº 47, com ótimas opções no cardápio. Um detalhe importantíssimo: mantém um banheiro super higienizado. Quem for lá fale com o Cesar e depois me conte!

Nossos números

O site do jornal "A Semana" fechou agosto com 175.552 visualizações. Estamos com uma média de 138 mil pessoas acessando nossas notícias. Na página do Facebook, chegamos aos 29.017 seguidores. No Instagran, estamos com quase 7.000 curtidores. Aqui está uma ótima oportunidade para você divulgar sua marca. Agende uma visita com nossa equipe de vendas pelo telefone (49) 3245-1711.

Resgate de Valores

(Foto: Renato Westphal) /

A turma de alunos da professora Fernanda, do Núcleo Municipal Leoniza Carvalho Agostini, do Marombas, estará na Avenida Salomão Carneiro de Almeida, na quarta-feira (11), para muitos abraços e aquecer corações. A profe está em uma campanha sobre "Resgate de Valores", o que é muito importante para ser diariamente lembrado por todos. A turma também fará panfletagem sobre o tema. Gostei da iniciativa!


Tudo igual

Com a investida do governo de Santa Catarina no aumento de alíquota de impostos de alguns itens, como carnes de frango, suíno e peixes, derivados de carnes, leites especiais, queijos, pães especiais (exceto o pão francês) e erva-mate com mistura, nos próximos dias, nós, catarinenses, estaremos gastando mais nos supermercados e restaurantes. Conforme segue a regra comercial, os comerciantes estarão repassando o aumento dos impostos para os consumidores finais; hoje, está previsto algo em torno de 8% a 9% nestes itens. Entra governo, sai governo, a solução para manter a máquina pública é aumentar impostos...


Acompanhe os comentários de atualidades e mais histórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.



30 Agosto 2019 08:30:00

CIDADÃO CURITIBANENSE

O empresário Newton Fabris, da Mendes Máquinas, receberá o Título de Cidadão Curiti banense em solenidade especial na Câmara de Vereadores de Curitibanos, no dia 26 de setembro.


DESPEDIDA

Na quarta-feira (28), faleceu aos 96 anos, Ivadi Almeida. Sua história de vida, desde os idos tempos do tropeirismo, teve grande participação na formação de Curitibanos. Uma de suas importantes participações foi a identificação da raça do Cavalo Campeiro, nos campos de Curitibanos. Reforçamos nossos sentimentos ao familiares.


FAMÍLIAS ESPORTISTAS 

Não canso de falar. O curitibanense gosta de esporte e está presente em várias praças esportivas. Um seleto grupo de famílias incentiva os pais e fi lhos a praticarem algum esporte e acompanham as modalidades nas arquibancadas. Falo da grande participação dos curitibanenses na abertura da Copa Curitibanos de Futebol de Campo, no estádio Ortigão, no último domingo (25). Um espetáculo à parte! Já registrei aqui, mas volto a repetir: esporte amador praticado com responsabilidade e comprometi mento de diretores e atletas, resultado da credibilidade da organização.

Acompanhe os comentários de atualidades e mais histórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.





23 Agosto 2019 08:30:00

Prefeitos reunidos

A Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) está organizando um Congresso de Prefeitos, de 24 a 26 de setembro, na Arena Petry, em São José. Entre os temas que serão abordados, estão: Conversas de Impacto e Inovações, Cidades Redes e Redes de Inovação e Gestão Eficiente.


Brusque Campeão

(Foto: Divulgação) /

A equipe do Brusque EC conquistou um título nacional inédito para o futebol catarinense. No último domingo (18), venceu nos pênaltis (6 x 5) a equipe do Manaus FC, levantando o troféu de Campeão da Série D do Brasileiro. No tempo normal de jogo, 2 x 2. Entre os torcedores que comemoraram o título nas ruas de Brusque, estavam o delegado Juscelino Boos e seu filho João (foto), que orgulhosamente mostra a faixa de campeão. Parabéns!


SC-120/São José do Cerrito

Curitibanenses estão utilizando a SC-120, trecho Curitibanos a São José do Cerrito, para ir a Lages ou em direção à Capital do Estado, pela BR-282. A SC-120 está com asfalto novo, ainda com alguns locais com sinalização de obras, mas trajeto tranquilo. Tráfego ainda com pouco movimento, mas requer cuidado com as curvas, animais silvestres e trevos de acessos a localidades interioranas. A promessa é que até novembro todo o trecho estará concluído. Obra do governo de Raimundo Colombo (PSD).


Acompanhe os comentários de atualidades e mais histórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.





16 Agosto 2019 07:00:00

Prêmio de Jornalismo

Neste fim de semana, parte da equipe do jornal "A Semana" estará em Florianópolis participando do 20º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - Troféu Luiz Henrique da Silveira. Com vários trabalhos inscritos, sempre uma grande expectativa para trazer premiação de destaque. O evento acontece neste sábado (17), a partir das 20 horas, no salão nobre do Hotel Sesc Cacupé. Eu confio na minha equipe!


Cidadão curitibanense

O vereador Fernando Lohn (PSD) apresentou proposição, na Câmara de Vereadores de Curitibanos, para que o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), natural de Lages, receba o Título de Cidadão Curitibanense. A proposta foi aprovada e, agora, é marcar a data e entregar a honraria.


Elogiável

(Foto: Renata Westphal)

Bonita a iniciativa do comando da Guarnição Especial da Polícia Militar de Curitibanos (tenente-coronel Luciano Comiotto), com policiais do Setor de Trânsito (sargentos Stadlober, Prado e Busk), em fazer testes na Avenida Leoberto Leal, acesso ao Atacado. Na terça-feira (13), com cones, montaram uma rótula e, por algumas horas, permaneceram no local para sentir o fluxo e condução dos motoristas. Outra sugestão repassada aos militares seria gelo baiano no centro da pista, forçando os motoristas a utilizaram os trevos da UnC e o canteiro de manobra em frente ao Posto Cidade. Tudo em estudo!


Acompanhe os comentários de atualidades e mais histórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.



09 Agosto 2019 08:30:00

Sessão Itinerante 

(Foto: Tatiana Ramos) /

Elogiável a iniciativa da Câmara de Vereadores de Curitibanos e direção da UFSC, campus Curitibanos, em realizar uma sessão itinerante no prédio da UFSC, para homenagear pessoas que contribuíram nesses dez anos de instalação. Momento importante, pois muitas pessoas em vida receberam o devido reconhecimento. Membros da Comissão Pró-UFSC, os empresários Edson Gaboardi (foto) e Aluízio Wernck, pela doação do terreno localizado no Campo da Roça de Cima, além de funcionários, professores e diretores que iniciaram no campus.

Câmeras na farda

Está programada para setembro, a chegada de câmeras que serão fixadas no fardamento dos policiais militares que atuam na Guarnição Especial da Polícia Militar de Curitibanos (GECt). Equipamento que trará segurança para o policial sobre a conduta nos procedimentos e para as "vítimas" que alegam excesso de força no momento das abordagens. A Polícia Militar de Santa Catarina cada vez mais equipada com a tecnologia de segurança. Positivo!

Acesso perigoso 

Transitar pela Avenida Leoberto Leal, com quatro pistas, por si só já merece atenção redobrada, tanto para pedestres como para motoristas e motociclistas. Mas, o que está chamando a atenção é o acesso ao atacado, recentemente inaugurado no início da avenida, acesso ao Centro de Curitibanos. Há necessidade de estudo do Conselho de Trânsito para evitar as colisões que vêm sendo registradas. São bati das pequenas, mas que, muitas vezes, resultam em danos pessoais, materiais e, consequentemente, comprometem a rotina do dia a dia dos envolvidos. Evidente que ali requer atenção dos condutores, mas vejo a necessidade de melhor sinalização no local.

Acompanhe os comentários de atualidades e mais histórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


02 Agosto 2019 08:30:00

Como funciona a economia

Li, gostei e repasso. Uma tese importante de como funciona a economia. "Em maio de 2009, numa cidade litorânea do Rio Grande do Sul, muito frio e mar agitado, a cidade parece deserta. Os habitantes endividados e vivendo às custas de crédito. Por sorte, chega um gringo rico e entra num pequeno hotel. Ele saca uma nota de R$ 100, põe no balcão e pede para ver o quarto. Enquanto o gringo vê o quarto, o gerente do hotel sai correndo com a nota de R$ 100 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro. Este, pega a nota e vai até um criador de suínos a quem deve e paga tudo. O criador, por sua vez, pega também a nota e corre ao veterinário liquidar sua dívida. O veterinário, com a nota em mãos, vai até a zona pagar o que deve a uma prostituta (em tempos de crise, essa classe também trabalha a crédito). A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde, às vezes, levava seus clientes e que, ultimamente, não havia pago pelas acomodações, e paga a conta. Nesse momento, o gringo chega novamente ao balcão, pede a nota de volta, agradece, mas diz não ser o que esperava e sai do hotel e da cidade. Ninguém ganhou nenhum vintém, porém, agora, toda a cidade vive sem dívidas e começa a ver um futuro com confiança!

Moral da história: quando circula o dinheiro, não há crise!


Pé quente

No último sábado (27), no jogo Palmeiras e Vasco da Gama, entre os torcedores de Santa Catarina que marcaram presença no estádio Allianz Parque, estavam Ian Xavier e João Vitor (Otacílio Costa), Augusto Neto (Lages), membros da Torcida Organizada Trem Bala da Serra, e Alexandre Anderson (Curitibanos), da Torcida Vascaína de Curitibanos (TVC). Vasco jogou bem, saiu na frente no placar e segurou o empate em 1 x 1. Conseguiram fotos com o treinador Luxemburgo e jogadores. A dedicação e empenho para assistir a uma partida de futebol do seu time do coração, estar ao lado dos ídolos, só entende quem é torcedor de carteirinha... Partiu estádio!


Avançando nas novas mídias

O site e a fanpage do jornal "A Semana" vêm, a cada mês, ganhando novos leitores e, com isso, estão aumentando gradativamente os acessos. O mês de julho fechou com 176... mil pessoas acessando o site e com 28.789 seguidores no Facebook. Conta, ainda, com 6.600 seguidores no Instagram. A credibilidade do jornal impresso, acessado diariamente nas novas mídias. Lembrando que nem todo conteúdo do impresso está disponível nas redes sociais e vice-versa.





26 Julho 2019 08:30:00

Dinheiro extra

O governo de Santa Catarina liberou a primeira parcela do 13º salário dos servidores. Foi a primeira parcela (25%), depositada no dia 19. A segunda parcela será depositada em agosto (25%), também dia 19, e o restante (50%) em dezembro. Esse dinheiro vem em bom momento, ajuda a manter as portas de muitos comerciantes abertas, em vários segmentos. A crise financeira colocou todos no sufoco!

Parque Pouso do Tropeiro

Nosso parque, aos poucos, vai ter uma estrutura para abrigar eventos não só municipais, mas estaduais e, porque não, nacionais. Com a área do Jardim Botânico agregada, se tornará o maior parque de Santa Catarina, segundo disse o prefeito Dudão, durante assinatura da ordem de serviço, na última segunda-feira (22). Hoje, além de abrigar as secretarias da Agricultura, Indústria e Comérico, um posto de saúde e escritório da Cidasc, possui espaço para exposições, restaurante, salão de dança, praça de alimentação, pista de arremates, área para camping e amplo estacionamento. Anexo, na área que vem sendo preparada, estão projetadas praças esportivas, com arena multiuso, pista de cooper, praças de lazer, arborização e, em estudo, a viabilidade de termos águas termais.

Brusque na "C"

A equipe do Brusque conquistou, no último fim de semana, uma vaga para participar do Campeonato Brasileiro de Futebol de Campo, na Série C, em 2020. Quem esteve presente no estádio Carlos Renaux para assistir à vítória do Brusque sobre o Juazeirense foi o delegado Juscelino Carlos Boos, que hoje reside em Brusque. Segundo Juscelino, a cidade deverá ganhar, nos próximos meses, um complexo esportivo gigante, moderno, com iniciativa do empresário Luciano Hang, da Havan. Assim, aos poucos, mais uma equipe catarinense chegará à tão sonhada Série A.

Acompanhe os comentários de atualidades e mais histórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.




19 Julho 2019 07:00:00

Prefeiturável

Depois que foram divulgados alguns nomes como possíveis candidatos a prefeito pelo MDB, mais um nome foi levantado entre o meio político local, como prefeiturável. O engenheiro agrônomo Gilmar Dallamaria (Kako), que há muitos anos faz parte dos profissinais da Epagri, vem se preparando para assumir novos desafios na política. Como venho falando há um bom tempo, aos poucos, no andar da carruagem, vão se ajeitando as abóboras...


Sacolinha em mãos

Nossos pets merecem todas as atenções, principalmente nestes dias de frio. Vai um lembrete para o pessoal que costuma caminhar com cachorros em horários determinados pelas vias públicas. Sempre se faz necessário levar uma sacolinha para juntar os cocôs. Tarefa simples, mas que faz uma diferença enorme para o bem-estar da população.


Na Globo

(Foto: Divulgação) 

Dona Luizinha, da Renner, proprietária do Café Cenário, estará, nesta manhã de sábado (20), na telinha da Globo, no programa É de Casa, com o apresentador e jornalista Zeca Camargo, que esteve aqui na Feira Literária, em junho. Ela vai mostrar a sua receita de sopa de capeleti (agnoline). Na próxima edição do jornal "A Semana", Dona Luizinha vai contar sua experiência de um programa ao vivo e, claro, dar a receita da sopa, aqui em nossas páginas.


Acompanhe os comentários de atualidades e mais histórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


12 Julho 2019 15:45:00

Final

(Foto: Banana/ SMELC) 

Neste fim de semana, acontecem as finais do Campeonato Municipal de Futsal da Indústria e Comércio, que, neste ano, entrega o Troféu Acic - Curiti banos 150 Anos.No sábado (13), decisão do 3º lugar das cinco categorias. No domingo (14), decisão dos campeões, com a entrega da premiação, a parti r das 18 horas, no ginásio Onofrão. Entrada gratuita, com sorteio de brindes ao público. Falando em torcida, nem mesmo o frio tem afastado as famílias das arquibancadas do Onofrão.

E agora?

Tem lei municipal em Curitibanos que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. A população tem conhecimento e placas ajudam a orientar pessoas de outras cidades que circulam pela cidade. A Polícia Militar é responsável pela fiscalização. Mas, e o "quentão", servido em copos nestes dias de frio, por alguns comerciantes na Avenida Salomão Carneiro de Almeida, pode? Ligaram para a redação e não soube responder.

Ótima notícia

O governo federal trabalha  no projeto de duplicação do trecho da BR-470, de Indaial, onde está em execução, até Trombudo Central e, de lá, até São Cristóvão do Sul, entroncamento com a BR-116. Segundo informações repassadas à Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs) pelo Dnit,o governo quer concluir até o fim do ano o termo de referência para licitar a elaboração dos projetos. Sempre há uma luz no fi m do túnel...

Acompanhe os comentários de atualidades e mais histórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.




28 Junho 2019 11:50:00


Transformação 

A natureza, aqui na Serra catarinense, proporciona verdadeiros espetáculos que merecem registros. Tirei um tempo e fiquei observando as árvores de álamo que mostram sua beleza em frente à sede do jornal "A Semana", na Rua Daniel Moraes, bairro Aparecida. Em cada estação, fica impossível não as observar. E assim, com a transformação, a vida segue...

Férias

Nesta segunda-feira (1), iniciamos  o segundo semestre de 2019. Ano difícil e complicado com a crise financeira. Mas, vale lembrar que é o mês das férias escolares e recessos dos parlamentares. Tempo de programar viagens e passeios. Santa Catarina tem várias opções para praticar turismo e os brasileiros já descobriram isso. Boas notícias chegam que será um ótimo mês, com um bom incremento financeiro da "indústria sem chaminé" no Estado, importante segmento na geração de empregos e renda.

Retorno 

Nesta semana, recebi a notícia do retorno à  Câmara Municipal de Curitibanos do vereador Junior Righes. Um menino de ouro, exemplo de jovem político que passou por desafios de saúde, mas, com muita fé, soube superar essa fase da vida. Desejamos sabedoria na volta aos trabalhos no Legislativo e que continue trilhando sua vida política promissora. Abraços a toda família Righes.

Acompanhe os comentários de atualidades e mais histórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


21 Junho 2019 11:24:00

Festas Juninas

Sempre um momento muito especial para os pais, alunos, professores e direção dos colégios e CEIs que preparam, com muito carinho, as festividades juninas. Para as crianças, então, vestir roupas coloridas, as meninas amarrarem o cabelo estilo "Maria Chiquinha", os rapazes de "bigode", vira festa. A pipoca, pinhão, paçoca e outras guloseimas, acompanhadas das danças, enriquecem os ambientes. Parabéns aos professores, sempre muito criativos

Destaque empresarial  


(Foto: Divulgação) 

O empresário e deputado curitibanense Nilso José Berlanda recebeu, na noite de quinta-feira (13), o prêmio "Personalidade de Vendas 2019", concedido pela ADVB/SC. O Pinheiro Tênis Clube ficou lotado, repleto de autoridades, empresários, amigos e familiares que foram prestigiar a importante conquista. Nilso, Leoni e família, com o merecido reconhecimento, colocaram Curitibanos no cenário empresarial, deram notoriedade ao movimento econômico local, muitas vezes despercebido pelos catarinenses. Na foto, Bryan Popinhak (Copery), Roberto Scortegagna (diretor do Sesc/Curitibanos), Nilson Berlanda (Grupo Berlanda), Jandival Ross (Contabilidade Ross) e Renato Westphal (A Semana).

Homenagem

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou sessão solene, em Curitibanos, pelos 150 anos de emancipação político-administrativa, na sexta-feira (14), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Iniciativa do deputado estadual Nilso Berlanda (PR). Várias instituições foram homenageadas, entre elas, o jornal "A Semana", que, há 36 anos, circula na região. Um momento de reconhecimento sobre o trabalho que cada pessoa ou instituição prestou ao município. Só temos a agradecer aos deputados, que votaram por unanimidade pela honraria.

Acompanhe os comentários de atualidades e mais hsitórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


14 Junho 2019 11:22:00

Comunhão

(Foto: Renato Westphal) /

No último domingo (9), fomos participar da 1ª Comunhão da afilhada Letícia Natividade, na cidade de Curitiba (PR), na comunidade da IECLB no Xaxim. Momento de reunir familiares, padrinhos e convidados para a importante data. Na foto, os pais Robson e Maria, Letícia ao lado do mano Vini e a pastora Evelyne. Desejamos sempre muita saúde e felicidades a todos!

Antecipando feriados

Tramita nas casas legislativas, em Brasília, a possibilidade de, novamente, os feriados que caírem no meio da semana serem antecipados para as segundas-feiras. Ficariam sem alterações as datas do Natal, 7 de Setembro e Carnaval. Se não me falha a memória, já houve tempos que era assim no governo de Fernando Collor de Mello. Gostei da notícia e esperamos que seja aprovado...

Nova etapa

Com o relatório da equipe do MEC sobre a implantanção do curso de Medicina no campus da UFSC em Curitibanos, recebido pelo diretor Juliano Gil Nunes Wendt, agora, inicia a mobilização para cumprir com as exigências e readequações. Será uma nova etapa a ser vencida. Evidente que, com isso, a oficialização do curso levará mais alguns meses, mas nada que impeça do sonho de muitos curitibanenses de ser realizado. Mais uma vez, será muito importante a mobilização da classe política, sociedade organizada e diretoria da UFSC.

Acompanhe os comentários de atualidades e mais hsitórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


07 Junho 2019 09:54:00

Semana Literária

Um evento que tomou proporções regionais, com um ótimo conteúdo educacional e cultural, tem mais uma edição na próxima semana no Parque Pouso do Tropeiro. Falo da Semana Literária de Curitibanos, organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que terá abertura oficial nesta segunda-feira (10), às 9 horas, com presença de autoridades e convidados. 


Curitibanos 150 Anos


Estou há mais de 50 anos residindo em Curitibanos. Vivi bons tempos de infância, juventude e crescimento profissional nesta cidade. Acompanhei seu desenvolvimento e "nossa" gente desde o ano de 1964. E, para compartilhar algumas lembranças com meus leitores, vou ao túnel do tempo dos anos 70... 

* A principal rua do bairro São José, hoje Rua Salvador Inácio Pereira, era conhecida por "Rua dos Pobres". Havia no local grande concentração de famílias carentes. 

* O vereador Darci Almeida auxiliou muitas famílias em momentos difíceis. Fazia o transporte de caixõezinhos, na caçamba de sua VW Saveiro, sepultando crianças e proporcionando despedida digna aos familiares enlutados. 

* Os "Tip Dog" (trailers de lanches) da Isolda, do Luiz, do Nelson Bananeiro, na Avenida Salomão Carneiro de Almeida, eram paradas obrigatórias nos fins de semana.


Acompanhe os comentários de atualidades e mais hsitórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


31 Maio 2019 07:00:00

Notas falsas

Estão circulando no comércio local notas falsas de R$ 100. Em um mesmo estabelecimento, em dias alternados, foram identificadas três notas. Uma, infelizmente, o caixa recebeu e ficou no prejuízo. As outras duas não foram aceitas. É hora de ficar atento e, quando perceber a tentativa do golpe, acionar imediatamente a Polícia pelo 190. Fica o alerta aos caixas dos comerciantes de Curitibanos e municípios vizinhos.

Chamou a atenção

(Foto: Renata Westphal) /

No último sábado (25), 12 cachorros, alguns de rua e outros que estavam "passeando" fora de seus territórios, perambulavam pelas ruas centrais de Curitibanos, seguindo uma cadela no cio. A matilha chamou a atenção de muitas pessoas e, depois de algumas horas, se desperçou. O momento foi de deixá-los seguir a vida, evitando a aproximação com quem circulava pelo Centro da cidade. 

Guia Turístico

O Jornal "A Semana", em parceria com a Prefeitura de Curitibanos, através da Secretaria da Indústria e Comércio, Acic, CDL, Madeiras Malinski e Berneck Painéis e Serrados, estará lançando, na 6ª Semana Literária, um Guia Turístico de Curitibanos, marcando os 150 anos da cidade. O material será distribuído gratuitamente em postos de combustíveis, hotéis, restaurantes e também pelas instituições parceiras.

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.



24 Maio 2019 07:00:00

Registro histórico

(Foto: Divulgação) /

O professor Jonas Poleto de Souza, assistindo ao filme "Pra sempre Chape", sobre o acidente aéreo dos jogadores da Chapecoense, percebeu que um casal curitibanense aparece na telona, em cenas do jogo da Chapecoense com o Palmeiras. Jonas identificou o casal Luciano Heusser Malfatti e Aline Luiza Rosa. Um registro que fica para a história e, como disse o Jonas, "nós" também estamos lá representados.

Cartão do Caminhoneiro

 A Petrobras lançou, na segunda-feira (20), em caráter de teste, o Cartão Caminhoneiro da Petrobrás, para motoristas autônomos, transportadores e embarcadores. A novidade funcionará como um cartão pré-pago na compra do diesel, em postos da Petrobras, nas rodovias de todo o Brasil. O motorista coloca crédito, que será revertido em litros de diesel, com garantia de manter o preço por 30 dias. Se, nesse período, houver aumento, o motorista terá a garantia do preço do diesel e, se cair, poderá usar o dinheiro para colocar mais créditos. Assim foi a explicação do ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque. Tudo novidade, vamos aguardar...

Esporte em alta 

Famílias curitibanenses, nos últimos tempos, curtindo muito as atividades esportivas em Curitibanos. Em ação, o futsal, futebol de campo, atletismo, xadrez, badminton, vôlei, muay thai, kickboxing, karatê e judô. Essa última modalidade traz a Curitibanos, neste fim de semana, mais de 400 atletas para competição estadual (Veja matéria na página 19). Que venham mais construções de ginásios e a futura Arena Esportiva, no Parque Pouso do Tropeiro. Nossa gente gosta de esporte, comprovado pela participação nas arquibancadas...


Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.




10 Maio 2019 14:22:00


(Foto: Renato Westphal) 

Ótima notícia

As goteiras na quadra do ginásio de esportes Onofrão estão com os dias contados. A Secretaria Municipal de Esportes, com aval do prefeito Dudão, recebeu, durante a semana, a visita de técnicos para solucionar as entradas de água pela cobertura do principal complexo esportivo do município. Com as fortes chuvas e ventania registradas nas últimas semanas, além da quadra, a água também comprometeu a segurança nas arquibancadas. Ótima notícia! 

Perigo na Leoberto Leal

Com o grande fluxo de veículos acessando o Via Atacadão, o trânsito na Avenida Leoberto Leal complicou. Acidentes foram registrados. O Conselho de Trânsito deverá tomar uma decisão urgente. Vejo que uma opção é a colocação de "gelo baiano" (blocos de concreto), da Auto Elite até a Matriz da Berlanda, que obrigará os motoristas a utilizarem o trevo da UnC e o trevo próximo ao Posto Cidade. Para os pedestres, uma faixa elevada, que também servirá como redutor de velocidade. A cidade está em pleno desenvolvimento e o trânsito tem necessidade de readequação. 

Na Tabacaria

Exemplares do livro "As Histórias do Sargento Pedrão" estão à venda na Tabacaria Marechal (Av. Salomão Carneiro de Almeida, 347, Centro). Em 120 páginas, o policial militar Márcio Pedrão fez um compilado com 17 histórias de situações vividas nos seus 30 anos de serviços prestados à instituição. Sargento Pedrão vai estar na Semana Literária de Curitibanos, assim como outros escritores locais. 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


03 Maio 2019 07:00:00

Trânsito 

Motoristas curitibanenses voltaram a transitar desatentos. Não fazem uso da seta, sem paciência em semáforos, pequenas colisões que podem ser evitadas e, muitos veículos necessitando de manutenção em lanternas, lâmpadas de freio e farol queimado.


Família no Onofrão

Como é bonito ver as arquibancadas do ginásio Onofrão lotadas por famílias curitibanenses e da região. No último sábado (27), falei com uma mãe que levava no colo seu fi lho, e ao mesmo tempo fazia torcida para o ti me em quadra. A idade da criança, 1 mês e nove dias. Como diz o secretário Bolinha: Coisa linda!


Vasco em Brusque 

(Foto: Divulgação)/

A Torcida Organizada do Vasco Brusque comemorou  10 anos de fundação, com feijoada, no último domingo (28), recepcionando sócios e torcidas organizadas de outras cidades de Santa Catarina. 

A Torcida Vascaína de Curiti banos (TVC) marcou presença e parte da excursão, registrou o momento com o ex-zagueiro Mauro Galvão (convidado especial do evento) e delegado Juscelino Carlos Boos, que trabalhou na DCPO, em Curiti banos. Nem mesmo a derrota do Vasco na estreia do Brasileirão ofuscou a festança...

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.



26 Abril 2019 10:43:00

Dia das mães

Uma data especial. O comércio de Curitibanos  está com muitas novidades. Mas, neste dia, o abraço de reconhecimento pela vida, é, sem dúvidas, o melhor presentão... 

Feriado

Nesta quarta-feira (1) será feriado. Comemora-se o Dia do Trabalhador ou do Trabalho. A data é comemorada em vários países, e deve ser lembrada por empregados e empregadores, afinal, hoje existem leis que garantem benefícios e, também, protegem. Sempre é bom refletir e valorizar de onde vem o ganho para vivermos nosso dia a dia! 

Em festa

(Foto: Divulgação) /

Corintianos, flamenguistas, gremistas, atleticanos do Paraná e avaianos, comemorando muito os títulos estaduais. Conquistas merecidas! Bonito trabalho das diretorias dos clubes em apresentar aos torcedores, grupo de atletas motivados para chegar ao título. Na foto, Banana, Hélio, Bolinha e Pardal devidamente uniformizados. Contentes & corneteiros! 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.




19 Abril 2019 07:00:00

Decisão catarinense

(Foto: Renato Westphal) /

O Avaí e a Chapecoense disputam o título de campeão do Catarinense de Futebol de Campo neste domingo (21). Em Curitibanos, o cônsul do Avaí Hélio Westphal acompanha de perto o estadual, assim como o Nino Jardim, que tem as escolinhas do Avaí em Pouso Redondo e do Grêmio Portoalegrense em Curitibanos. Na foto, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, os curitibanenses sendorecebidos pelo ex-jogador Jacaré (Ermison J. Leopoldo), hoje coordenador de escolinhas de futebol do Leão da Ilha. 

Bom jogos

Para quem curte o futsal, a dica é acompanhar os jogos do Campeonato Municipal de Futsal Indústria e Comércio - Troféu Acic-Curitibanos 150 anos, que está acontecendo no ginásio Onofrão, em Curitibanos. A cada estreia de uma das 109 equipes, muita emoção e participação das famílias e amigos dos atletas. A competição gerou renda no comércio local, com a venda de material esportivo, chuteiras, abrigos, jogos de camisas, entre outros itens, afinal, são mais de 1.500 pessoas envolvidas diretamente na quadra. 

Política I

No meio político em Curitibanos, a pergunta do momento é: quem vai suceder o prefeito Dudão? Mesmo que as eleições municipais sejam só no próximo ano, a classe política respira poder e visa a cadeira do Executivo. E não deve ser diferente, pois necessitamos de pessoas públicas, preparadas e dispostas para aceitar o desafio de ser prefeito. O político faz parte da composição da sociedade organizada. Caiu em descrédito por moti vos que todos os brasileiros conhecem muito bem. Não é necessário relembrar... 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.



Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711