ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
Renato.png

17 Janeiro 2019 17:30:00

Despedida 

(Foto: Kalyane Alves)/

A jornalista Fran era uma pessoa maravilhosa! Esteve conosco na equipe do "A Semana" por dez anos e, em novembro do ano passado, apostou em novos desafios profissionais. Esteve aqui na Redação na quarta-feira (9), abraçou a todos. Hoje, entendo como uma despedida. Para nós, é como a perda de uma filha, que vimos crescer como pessoa e profissional. Neste momento, abraçamos seus familiares e pedimos que Deus dê muita sabedoria e conforto à dona Cema e ao mano Alisson. Que Deus esteja sempre em nossos corações. 


Test drive da SH-300 

(Foto: Renato Westphal) /

Fizemos o test drive da moto Sh 300 da Honda, que está disponível na revendedo?ra Honda de Curitibanos, Ceccato Motos. Ótima de pilotar, sobra de motor e muito ágil no Centro da cidade. Os freios ABS, perfeitos. Seu potente motor também proporciona utilizá-la em viagens, com conforto e segurança. Está pensando em comprar uma moto? Tá aí uma oportunidade para um test drive... A Ceccato Motos está localizada na Avenida Salomão Carneiro de Almeida, no 1.177. 


Prejuízo

A falta de energia em horário comercial tem gerado prejuízos a empresários em Curitibanos. Júlio Carpes, da fábrica de mangueiras, na última sexta-feira (11), teve transtornos com a falta de energia elétrica, na Rua Cristóvão Colombo, no bairro Água Santa. Parou as máquinas no meio de produção contínua?e não sabia quando iria retomar os serviços. Ligou para a Redação do Jornal "A Semana", pedin- do comentários sobre as quedas de energia na cidade. Ligamos para o chefe do escritório da Celesc Cláudio Bento, que nos informou que a falta de energia foi causada pela queima de um transformador e, para substituí-lo, foi necessário algumas horas. Na terça-feira (15), um caminhão-caçamba, carregando uma máquina, enroscou na fiação elétrica no bairro Aparecida. Parte do bairro ficou sem energia por algumas horas. 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


11 Janeiro 2019 11:35:00

Pesquisar Preços

Entre as despesas das famílias brasileiras, no início de cada ano, está o material escolar. A recomendação dos economistas e do Procon é muita pesquisa de preços. Ver qualidade do produto, quantidade em cada embalagem e, se for parcelar, observar os juros das parcelas. Outra recomendação para os pais é evitar levar os filhos, pois, certamente, cairão na tentação do "modismo" ou lançamentos, itens mais caros. 

Capital da maçã

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que declara São Joaquim a Capital Nacional da Maçã, de autoria do deputado Ronaldo Benedet (MDB). O ato foi publicado no Diário Oficial da União, edição da sexta-feira (4). Atualmente, o município produz 20% das maçãs do Brasil. 


Trevo da Berneck 

(Foto: Rubiane Lima)/

Lamentável que nós da região do Meio-Oeste tenhamos de conviver com um trevo mal projetado na BR-470. Falo do trevo de acesso à indústria Berneck Painéis e Serrados, localizado no trecho entre Curitibanos e Monte Alegre, município de São Cristóvão do Sul. O local onde tombou uma carreta na última semana já fez várias vítimas. Lamento pelos prejuízos que poderiam ser evitados. No ano passado, engenheiros do Dnit, com sede em Rio do Sul, órgão responsável pela rodovia, disseram que o local é bem sinalizado e requer atenção dos motoristas. Penso que autoridades locais deveriam preocupar-se com a readequação da via. 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


COLUNA
04 Janeiro 2019 14:18:00
Autor: Renato Westphal


(Foto: Divulgação) /

Durante a posse do presidente Jair Bolsonaro, circulava pelas redes sociais, no Facebook, um registro fotográfico do presidente recebendo uma caixa de alho de presente dos produtores João Amaral e Kaoru Haramato, Fazenda Alvorada, Rika, na região de Cristalina (GO). O registro foi publicado por Rafael Corsino e muitos curitibanenses curtiram a publicação. Família Haramoto, responsável pela geração de empregos também em Curitibanos, movimenta a economia local com agronegócios.

POUPAR

Início de ano, sempre é bom  colocar entre as metas, guardar algum dinheiro. Não pense em valores grandes, pratique sua memória a mexer no seu bolso e separar alguns trocados mensalmente. No fim de ano, em dezembro, você vai ver como é bom colocar a mão nas "reservas".

FERIADÃO

O primeiro feriadão de 2019  será em março (facultativo). A terça-feira de Carnaval será dia 5 e esperamos que os negócios iniciem, este ano, antes do Carnaval, pois as aulas começam 11 de fevereiro. Um início de ano diferente!

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


28 Dezembro 2018 14:26:00


(Foto: Tatiana Ramos) /

O prédio da Cadeia Pública de Curitibanos, que pertence ao Estado, desde que deixou de cumprir sua função, em janeiro de 2012, ficou abandonado. Hoje, prédio propício para ser habitado por moradores de rua, usuários de drogas, animais peçonhentos e, pelo que se nota, pode até haver água parada em alguns cantos, próprio para proliferação do mosquito da Dengue. Um prédio público abandonado, como tantos outros em Santa Catarina.

SHOW DE FOGOS

Mais uma vez, as famílias Flâmia e Pizzato, de Curitibanos, irão proporcionar um show de fogos de artifício no Centro de Curitibanos. A meia-noite do dia 31, prepare seu celular, e vá curtir alguns minutos de fogos coloridos para receber o ano de 2019. 

36 ANOS 

E passou despercebido! No último dia 24 de dezembro, o Jornal "A Semana" completou mais um ano de circulação. Agora, chega ao 36 anos registrando a história dos municípios de Curitibanos, São Cristóvão do Sul, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte e Santa Cecília. A primeira edição circulou no dia 24 de dezembro de 1982 e trazia, na capa, a imagem de Jesus Cristo. Conheça a trajetória do semanário na página 8, nesta edição. 

RODOVIAS LOTADAS

Novamente, o Estado de Santa Catarina está sendo visitado por milhares de turistas e, consequentemente, o fluxo de veículos nas rodovias está intenso. Hora de colocar em prática a direção defensiva, não programar horário de chegada ao destino e aproveitar os bons momentos dentro do veículo para colocar o "papo família" ou com amigos em dia. Boa viagem! 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


21 Dezembro 2018 11:50:00

$artigoImagemTitulo

NATAL

(Foto: Renata Westphal)/

Neste momento, as pessoas estão mais sensíveis; é o período de Natal. Emoções florescem e lembranças vêm à memória, principalmente dando sentido à vida. Vamos viver cada momento intensamente neste Natal e próximos dos seus famíliares, na busca de paz e prosperidade. Guardei esta foto como símbolo da vida plena, quando o neto Augusto Luersen Westphal (4 anos) curte sua "bisa" Dolores Westphal (84 anos), mostrando que, mesmo tendo uma grande diferença na idade, o amor, o carinho, o respeito, a dignidade, os valores espirituais e a fé completam o sentido de família. Aos leitores, um ótimo e feliz Natal! 


VERÃO EM ALERTA 

Muito cuidado com a água neste Verão, principalmente ao entrar em locais desconhecidos no mar, lagoas, açudes e rios. Até a piscina de casa merece atenção. Volto a repetir: água no umbigo sinal de perigo. Dezembro sempre foi marcado por ser um mês de tragédias. 


IMAGEM COMO PROVA 

Vai um alerta para quem procura "brincar" com imagens pelo WhatsApp mostrando armas, usando drogas, urinando em via pública, entre outros. As imagens sempre irão parar nas mãos das autoridades e serão provas contra os autores. No último fim de semana, dois fatos que a mídia registrou e viralizaram nas redes sociais, que acabaram na polícia. Um cidadão mostrou duas armas na cinta, dizendo ser de Lebon Régis; poucas horas depois, foi notícia nas páginas policiais em Caçador. Outra ocorrência foi em Balneário Camboriú, onde um cidadão foi flagrado em foto, fazendo pose que estava urinando em uma viatura policial (Camaro). Também foi dar as devidas explicações às autoridades! 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


VAPT VUPT
14 Dezembro 2018 11:09:00

$artigoImagemTitulo

DESVIO

(Foto: Renato Westphal) /

Muito triste ver caminhões carregados com muitas toneladas de pinus, ou mesmo outras cargas, entrando em ruas no bairro São Francisco, por desvios onde ocorrem as obras de esgota- mento da Casan. Presenciei, na sexta-feira (7), quatro carretas e caminhão truck realizando o trajeto em fila única. Certamente, muitos danos nas ruas de paralelepípedos deverão aparecer nos próximos meses. Afinal, aquelas ruas não foram projetadas para receber diariamente tráfego de cargas pesadas. É necessário liberar urgentemente a Rua Frei Gaspar. 

CLIMA CONTAGIANTE 

O clima de festas de fim?de ano já tomou conta dos curitibanenses. As ruas com enfeites natalinos com antecedência, pinturas de meios fios, floreiras, faixas de pedestres renovadas, a CDL inovando com a abertura no feriado da Padroeira Imaculada Conceição, as promoções, o dinheiro extra no bolso dos consumidores,a programação na Praça do Capão com a Vila do Papai Noel trouxeram um clima contagiante para todas as famílias curitibanenses. A cidade está pronta para receber os visitantes... 

MENDICÂNCIA

Muitos curitibanenses têm notado que aumentou consideravelmente a mendicância no Centro da cidade. Algumas das pessoas que estão pedindo esmolas têm características e sotaques de outras regiões do Estado, o que chamou a atenção de alguns moradores de Curitibanos. Mulheres, homens de meia idade e crianças. A dica é não dar esmolas (dinheiro) e sim orientar para que busquem auxílio do que necessitam nos órgãos assistenciais ou mesmo na Secretaria de Assistência Social do município. Muito estranho é que alguns deles não querem alimentos (sanduíche, pastel ou prato de comida), querem somente dinheiro... 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


07 Dezembro 2018 10:30:00

Cenas tristes


(FOTO: DANIELA KUODREK)

Está virando cena comum em Curitibanos, pessoas que sofrem com o alcoolismo, perambulando pelas ruas e tirando seu tempo de "recuperação" deitadas em calçadas, pontos de ônibus ou ainda em portas de bares. Cena triste, que nos remete imediatamente para encontrar uma solução. Uma situação para ser resolvida...


Registros fotográficos e impressos

A cobertura da Copa Curitibanos de Futebol de Campo - Troféu Jornal "A Semana", além das páginas impressas, trouxe este ano as atualizações dos jogos e muitas imagens de dentro e fora de campo, no site, Facebook e Instagram. No total, foram selecionadas e postadas nas redes sociais do "A Semana", 1.900 fotos, que continuam disponíveis para os internautas. Nos próximos dias, as equipes campeãs receberão os postais e o Santa Cruz

FC, campeão da 1ª Divisão, receberá também um pôster gigante.


Moisés com cautela

O governador eleito de Santa Catarina, comandante Moisés Silva, anunciou, na segunda-feira (3), parte de seu secretariado. Manteve alguns nomes do governo anterior, que vejo como precavido e principalmente cauteloso nas decisões. Mudanças radicais, muitas vezes, podem ser um "veneno"... A oposição e o pessoal que perdeu as eleições estão num "berro geral". O PSL é um partido político pequeno e vai depender de outras siglas para comandar, isso é fato e natural de ordem política. Ainda vamos ver muitos nomes na equipe de Moisés atrelados a outras siglas partidárias. Ainda muito estranho o governador eleito não aceitar dar coletivas à imprensa, somente com a equipe de transição.

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


VAPT-VUPT
29 Novembro 2018 15:49:00

FAMÍLIA REUNIDA 


(Foto: Kalyane Alves) /

Ver as arquibancadas do estádio Wilmar Ortigari lotadas, principal- mente com a participação da família curitibanense, me deixa feliz. O esporte reúne e aproxima as pessoas. Que venham mais Copas, Regional e outras competições no "majestoso" Ortigão. 


COMÉRCIO ABERTO 

No dia 8 de dezembro, é comemorado o Dia da Padroeira de Curitiba- nos, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Sempre foi feriado municipal. Este ano, continua o feriado, mas com um diferencial: o comércio estará com suas lojas abertas e muitas ofertas das 8h30' às 16 horas. Em tempos de crise financeira, vale a criatividade... Para o fim de ano, 

o horário estendido de Natal do comércio inicia no dia 17 e vai até 21 (segunda a sexta-feira), das 8h30' às 22 horas. 


CANDIDATÍSSIMO 

A reunião do Partido da República (PR) de Curitibanos, realizada no último sábado (24), trouxe novidades ao meio político local. O vereador Rafael Valim assumiu a presidência, novas filiações foram realizadas e o deputado estadual eleito Nilso Berlanda, ainda muito emocionado com sua conquista ao Legislativo catarinense. Outra novidade anunciada por Valim é que o PR está preparando candidato a prefeito para 2020 e o nome na preferência é de Marcio Poletto. 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


09 Novembro 2018 11:42:00

Milagre

Ainda não acredito no que li, mas, até o fim do ano, deverão entrar em funcionamento barcos catamarã, fazendo a ligação Ilha-Continente, em Florianópolis. Nunca entendi por que esse serviço não era realizado. Assim como não entendo por que, até hoje, a Capital não possui um local para receber transatlânticos, explorar os cassinos e atrair o turismo pelo mar. Quando se fala de Floripa, nem lembramos das 42 maravilhosas praias, o que vem à cabeça, instantaneamente, é a "famosa" ponte e sua reforma.

Fé no futebol


(FOTO: RENATA WESTPHAL)

Não depende só do craque para a vitória numa partida de futebol. O pensamento positivo da comissão técnica e a fé religiosa também fazem parte do sucesso de uma equipe. A foto registra bem esse momento, com o auxiliar técnico Paulo César Proença, do Santa Cruz EC, que venceu nos pênaltis a partida das quartas de final, eliminando o EC São Francisco, no último domingo (4), no estádio do Ortigão, pela Copa Curitibanos de Futebol de Campo. O Santa Cruz, do técnico Noi, segue firme na competição...

Sorteio assinantes

Muitos assinantes já depositaram seus cupons na urna da sede do Jornal "A Semana". Você, assinante, que ainda não ficou informado sobre a promoção, veja anúncio na página 14 desta edição. Lembrando que os cupons estarão nas próximas edições; é só preencher, recortar e depositar na urna, na sede do "A Semana", na Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida.

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


VAPT-VUPT
01 Novembro 2018 22:49:00

ADIANTAR A HORA 

Nesta 0 hora de domingo (4), os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Entra em vigor o Horário de Verão, que deverá se estender até o terceiro fim de semana de fevereiro de 2019. 

FESTA VASCAÍNA 

A Torcida Vascaína de Curitibanos (TVC) comemora seu 3o aniversário, no dia 10 de novembro, no Pinheiro Tênis Clube, com jantar a partir das 19h30'. A festa é aberta a todos os vascaínos de Curitibanos e região. Ingressos à venda no valor de R$ 50, com direito a churrasco completo, cerveja free até acabar o estoque e uma foto oficial do evento, com o zagueiro Odvan. Na foto, Odvan com o capitão Mauro Galvão, que marcou presença aqui no ano passado. Mais informações com Renato (99983-4073) ou Xande (99916- 0893). 

PRÊMIOS PARA ASSINANTES 

(Foto: Renata Westphal)/

O Jornal "A Semana", juntamente com Net Donil, HE Máquinas, Princesa do Lar, Posto Cidade e Arte Móveis, está promovendo um sorteio de prêmios aos assinantes do jornal. Muito simples de participar: só preencher os cupons que estarão nas próximas oito edições, recortar e depositar na urna na sede do "A Semana", na Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida. Veja os prêmios e o regulamento na página 9 desta edição. Boa sorte a todos! 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


25 Outubro 2018 18:50:00

NA ARQUIBANCADA 

(Foto: Divulgação) /

Sempre especial assistir aos jogos da Copa Curitibanos nas arquibancadas do estádio Ortigão. Prometi ao corinthiano Luizinho, que está residindo em Lages, o registro de sua selfie, com Marcelo Moreira e Alex Linhares. O Sol, o jogo, a cervejinha, bons papos, amizade, tudo de bom... 

SUSTO 

Falando em motocicleta, a notícia de uma ave silvestre acertando o médico Dr. Hélio Junior, provo- cando uma queda com sua Harley, em um passeio de fim de semana, deixou muitas famílias em pânico. Um profissional muito querido pelos curitibanenses. A notícia viralizou e tomou conta em rede nacional, afinal de contas, nem todo dia uma jacutinga (ave silvestre) acerta um motociclista. No final, tudo bem com nosso amigo, e desejamos a continuidade de ótimas aceleradas. A notícia no site do "A Semana", em poucas horas, resultou em mais de 5.700 acessos e 28.900 visualizações na publicação no Facebook. Depois do susto, a vida segue... 

BAGUNÇOU 

Já tinha sido estabelecido que o Horário de Verão sempre entraria em vigor no terceiro domingo de outubro, como também está definido que se encerra no terceiro fim de semana de fevereiro. Quiseram inventar moda e simplesmente bagunçaram com o horário dos brasileiros, alegando o adiamento pelo motivo do 2o turno das eleições. Bom, o presidente Michel Temer já assinou o Decreto que estabelece o início da nova data do Horário de Verão, à meia-noite de 3 para 4 de novembro. Nesse dia, os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Devido a essa mudança, muito conflito em equipamentos eletrônicos, como ocorreu nos celulares, que já vinham programados... 


18 Outubro 2018 16:23:35

MAIS DE 4.500 MULTAS 

Mesmo com o mau tempo que predominou nos dias do feriadão de Nossa Senhora Aparecida, a Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina registrou a emissão de 4.654 multas nas rodovias que cortam o Estado. Dessas, 2.262 foram por radares fotográficos de veículos com velocidade acima do permitido, 2.045 infrações diversas, 87 foram para motoristas dirigindo sob efeito de álcool e 260 por ultrapassagens em locais proibidos. 


NO ORTIGÃO 

Se o gramado permitir (foi muita chuva), cinco ótimos jogos encerram a 1ª fase da Copa Curitibanos de Futebol de Campo - Troféu Jornal "A Semana" 35 anos, neste fim de semana. Serão três jogos pela 1ª Divisão e duas partidas?da 2ª Divisão. Resultados que alterarão posições na tabela e podem salvar algumas equipes do rebaixamento. Esperamos que o Sol volte a brilhar. 


VAQUINHA VIRTUAL 

Com essa nova modalidade de arrecadar dinheiro pelas redes sociais para campanhas políticas, abriu-se uma brecha para solicitações de valores para várias situações. Não deixa de ser um modo rápido de "arrecadar", mas é preciso ter consciência de que a "ferra- menta virtual" pode levar a uma série de complicações. Tanto o Ministério Público como a Polícia investigam cada caso, que, na maioria das situações, são de famílias em busca de recursos para tratamento de saúde de um familiar. Mas no meio desses pedidos, também estão malandros usando a ferramenta para o tal "ganho fácil". Antes de doar, sempre é aconselhável averiguar a origem do pedido... 


Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


12 Outubro 2018 09:56:00


(Foto: Alexandre Oliveira)

INÍCIO BRILHANTE

A Magma Eventos, de Curitibanos, apresentou uma super festa em seu primeiro evento na cidade. Um seleto público compareceu ao 

Pinheiro Tênis Clube para curtir o bom e velho rock'n'roll. Ouvi só elogios e o "quero mais"... Parabéns às pessoas envolvidas e aos empresários que apostaram em uma empresa de eventos.


COPA CURITIBANOS

Os jogos das equipes que irão para o mata-mata, pela 1ª Divisão da Copa Curitibanos de Futebol de Campo, terão mais emoção. Será eleito o melhor jogador de cada equipe em campo. Os técnicos adversários terão a missão da avaliação. Os jogadores escolhidos, no fim de cada partida, receberão medalhas.


REFORÇANDO

Já comentei nesta coluna, mas volto a reforçar. Caixas, atendentes e vendedores, fiquem atentos com os "golpes de fim de ano". Os malandros aproveitam a circulação maior de dinheiro nesse período para o "ganho fácil". Se você for vítima, imediatamente acione a Polícia Militar (190). 


Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.



04 Outubro 2018 17:30:00

REVISTA ESPORTIVA 

Na próxima semana, estará circu- lando mais uma edição da Revista Esportiva, editada pela equipe do Jornal "A Semana", com cobertura da Copa Curitibanos de Futebol de Campo 2018 - Troféu Jornal 

"A Semana" 35 anos. Distribui-?ção gratuita dirigida a atletas, dirigentes, patrocinadores e nas arquibancadas do Ortigão. Os 12 técnicos das equipes da 1a Divisão deram depoimentos sobre a importância do esporte amador desenvolvido no município. 


FESTA VASCAÍNA 

Para os torcedores vascaínos que desejam participar do jantar com o zagueiro Odvan, no dia 10 de novembro, no Pinheiro Tênis Clu- be, os ingressos já estão à venda por R$ 50 (churrasco completo, cerveja e foto com Odvan). A festa vascaina é para comemorar o 3a Aniversário da TVC. Informações com Alexandre (99916-0893) ou Renato (99983-4073). 


TALENTOS 

Recebi, pelo WhatsApp, uma foto dos amigos músicos estilo tradicionalista Giovane Oliveira, Renatão da Gaita e Grilo. Pessoas com o dom da música que conquistaram, através dela, um grande círculo de amigos. Grilo sofreu um acidente há alguns anos e, aos poucos, com muito esforço e dedicação, vai recuperando sua coordenação motora. 


Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar. 


28 Setembro 2018 14:37:00

Festa vascaína

Mesmo que o Vasco da Gama não ande em boa fase neste Brasileirão, a Torcida Vascaína de Curitibanos (TVC) estará realizando um evento no Pinheiro Tênis Clube, no dia 10 de novembro, para comemorar o 3º Aniversário da TVC e o 5º Encontro do grupo. Para marcar a data, estará presente o zagueiro Odvan. Foi campeão do Carioca, Copa Libertadores da América, Troféu Rio São Paulo, Copa Mercosul 2000 e também integrou a  Seleção Brasileira. Informações sobre a programação e a venda dos ingressos nas próximas edições.  


Cavalgada


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

O contador Jandival Ross (primeiro à esquerda) aceitou o convite da família Sartor e foi participar da cavalgada da Semana Farroupilha até o Capão da Mortandade. Foram quatro horas no lombo de um cavalo, apreciando a natureza, com paradas para bons papos e tragos. O traje gaúcho e o lenço vermelho deixaram todos em estilo gauchesco.


Comércio forte, cidade feliz

A campanha Comércio Forte, Cidade Feliz, desenvolvida pela Acic e Prefeitura, através da Secretaria da Indústria e Comércio, inicia nesta segunda-feira (1) com publicidade institucional na imprensa local. O objetivo é chamar a atenção dos consumidores para a importância de fazer suas compras em Curitibanos. A campanha também terá palestras nas escolas, curso de vitrine e palestra motivacional.


Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar. 


OPINIÃO
21 Setembro 2018 10:30:00

Salário reduzido

O suplente de vereador Morgano Treinotti, do Partido da República (PR) de Curitibanos, conseguiu agitar, na última semana, o meio político na Câmara de Vereadores. Em sua primeira experiência no Legislativo, Morgano entrou com proposta de redução de salário dos edis. Mobilizou a população e seus eleitores nas redes sociais e, na última segunda- feira (17), em sessão da Câmara, viu seu requerimento de urgência ser rejeitado por dez votos a um. Os trâmites seguem e a proposta colocada pelo vereador suplente deixou uma situação constrangedora para os vereadores curitibanenses. A vida segue...


OASE

(Foto: Margarete Moreira) 

Todas as quartas-feiras, um seleto grupo de senhoras evangélicas da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Igreja dos Alemães) participa de encontro da Oase. Troca de ideias, orações, bordados, viagens de encontro com outros grupos e atividades assistenciais. Uma instituição com mais de 50 anos de existência.


Voz Única

A Associação Empresarial de Curitibanos (Acic) realizou audiência do Voz Única, programa da Facisc, na segunda-feira (17), com um levantamento do que a cidade e região necessitam, entregando uma carta aos candidatos para comprometerem-se com as prioridades levantadas junto à população, caso eleitos. Pois bem, convites emitidos e diretórios avisados. Apareceram os candidatos a deputado estadual Berlanda (PR) e Sub Mendes (PSL) e o candidato a deputado federal Celso Maldaner (MDB). A baixa presença de candidatos deixa clara a necessidade de a região ter representantes políticos na Assembleia e na Câmara Federal.


Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


14 Setembro 2018 16:09:00

Fim de ano com novidades

O fim de ano promete ser diferen- te em Curitibanos, com atrac?o?es culturais, movimentos chamando a populac?a?o para o come?rcio local e sorteio de pre?mios. A CDL de Curitibanos promovera? o sorteio de uma moto zero quilo?metro no Natal Premiado Curitibanos; Acic, juntamente a Prefeitura e imprensa local, preparar mais uma edic?a?o do "Come?rcio Forte, Cidade Feliz"; a igreja matriz Imaculada Conceic?a?o, com ins- tituic?o?es e associac?o?es, prepara o "Natal Feliz na Igreja Matriz"; e a Prefeitura de Curitibanos, com intensa programac?a?o na Vila do Papai Noel, na Prac?a do Capa?o. Todos trabalhando para propor- cionar horas de lazer a? populac?a?o visando incremento nas vendas no come?rcio local. Curitibanos no caminho certo...


Duplicação da BR-470

O senador Paulo Bauer (PSDB), na vida pu?blica desde 1986, concorre a? reeleic?a?o. Em seu discurso, reforc?a a necessidade de investimentos em infraestrutura no Estado, com a conti- nuidade da duplicac?a?o da BR-470 ate? Blumenau e novos procedimentos para a duplicac?a?o de Blumenau a Rio do Sul, complementando ate? Curitibanos. "Esse e? um trecho de grande escoamento de produc?a?o que no?s precisamos duplicar, e no?s sabemos que isso leva de cinco a seis anos, por isso, seria necessa?rio tomar agora as provide?ncias para fazer projetos de licenciamento ambiental e financiamentos", comentou Bauer em entrevista ao Dia?rio do Alto Vale, de Rio do Sul (05/09).

Longas Filas

Ini?cio de me?s, haja pacie?ncia para encarar as filas das casas lote?ricas. Na segunda-feira (10), foi surpreendente, chamando a atenc?a?o de todos que passavam pela Avenida Saloma?o Carneiro de Almeida. A vida segue...


(Foto: Thyago Moreira)

Revista Esportiva 

A equipe do Jornal "A Semana" esta? preparando mais uma edic?a?o da Revista Esportiva. No pro?ximo exemplar, registro das equipes e depoimentos dos te?cnicos das 12 equipes da 1a Divisa?o que participam da Copa Curitibanos de Futebol de Campo. Os anunciantes, ale?m da publicidade na pa?gina, esta?o com opc?a?o de divulgac?a?o de selo no jornal impresso e no site do "A Semana".


Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt, na íntegra, na edição impressa do "A Semana".


Saiba como assinar


07 Setembro 2018 08:40:00

RESTA LAMENTAR

Entendemos que, no futuro, as obras de implantação da rede de esgoto, que estão sendo realizadas em Curitibanos, irão beneficiar toda população. O que é fato - e só temos a lamentar - é a situação que as ruas irão ficar. Ondulações, buracos, calçadas danificadas, asfalto mal reposto... Um enorme transtorno e levaremos anos, muitas administrações, para recompor nossas vias urbanas. 


BOA PERGUNTA

Estive em um encontro de amigos e, entre eles, alguns preocupados com o futuro de Curitibanos. Foram levantadas questões importantes sobre a necessidade da vinda de mais indústrias para geração de empregos, uma divulgação maior ao empresariado sobre as potencialidades do município, nossa favorável situação geográfica, centro dos três estados do Sul, acesso fácil às BRs 116 e 470, aeroporto, Sesc, Senai, universidades... O papo estendeu-se até que surgiu uma pergunta interessante: qual deve ser o perfil do próximo prefeito de Curitibanos? Mesmo em tempo de eleições para cargos estaduais e nacionais, deixou uma pergunta interessante no ar, colocando a questão para a classe política local já ir se preparando...



SEMPRE LIGADO

O corretor de imóveis Illo Sudbrack é um verdadeiro apaixonado pelo futsal amador. Um lutador incansável e incentivador para que a cidade de Curitibanos mantenha uma equipe forte e competitiva no estadual. Assim é o "seu" Illo, sempre com o radinho ligado na Movimento FM, presente com a diretoria, comissão técnica e jogadores da ADC Curitibanos Berlanda Futsal! A foto veio no WhatsApp, enviada pelo Bento e Zé Oxigênio, na partida em Catanduvas no último sábado (1). 


Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt, na íntegra, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


18 Agosto 2018 08:30:00

BOLÃO 23


(FOTO: FRANCIELE GASPARINI)

Uma turma unida e sempre de bem com a vida. Assim são os bolinistas que integram a equipe do Bolão 23 de Curitibanos. Com treinamentos semanais e sempre participando de competições regionais, a equipe da "bola pesada" tem marcado bons momentos no esporte amador curitibanense. Na foto, da esquerda para a direita: Rogério, Fogaça, Nilton, Rodrigo, Marcelo, Douglas, Valmir, Jandival, Claudinei e Sergílio.


"SOMOS RESPONSÁVEIS NÃO SÓ PELO QUE FAZEMOS, MAS TAMBÉM PELO QUE DEIXAMOS DE FAZER". _MOLIÉRE_


FESTA DO ASILO

Voluntários já estão a todo vapor trabalhando na organização da Festa Anual do Asilo de Curitibanos (Associação Beneficente Frei Rogério), que, neste ano, será realizada no Centro Comunitário Frei Eliseu, de 5 a 8 de setembro. Agende!


DINHEIRO FALSO

Autoridades policiais de Curitibanos alertam, principalmente aos comerciantes, para ficarem atentos à circulação de dinheiro falso. Na última apreensão, foram recolhidas notas de R$ 20. Assim que constatado que a cédula é falsa, é importante acionar a Polícia Militar.


ADOLESCENTES

Muito comentado, nos últimos dias, o crime envolvendo adolescentes que resultou na morte de Luan Domingues da Silva, 16 anos, com arma branca. Duas famílias destruídas! A questão levantada é de quem é a responsabilidade de dar segurança a esses jovens, no acesso a bailes, shows, venda de bebidas alcoólicas... Pais, promotores de eventos, órgãos responsáveis pela segurança pública? Situação polêmica que divide opiniões, mas importante ser questionado. A dura realidade é que não foi e nem será o único caso, mas crimes assim podem ser evitados


36 ANOS

O CEI Santa Rita, primeira creche construída em Curitibanos, na administração do prefeito Armando Costa e vice-prefeito Valdir Bareta, completa, no próximo dia 30 de agosto, 36 anos de atividades. Direção, professores e funcionários preparam atividades internas para relembrar a importante data. Parabéns pela iniciativa.


CONCHA ACÚSTICA

Matei minha curiosidade e fui visitar as obras da Concha Acústica que está sendo construída no Parque do Capão. Um importante espaço para eventos culturais. Conversei com o prefeito Dudão e ele me explicou que, infelizmente, está tendo contratempos com a empresa vencedora da licitação, mas a obra deverá estar concluída para as comemorações natalinas. Havia uma polêmica sobre duas árvores que estavam "atrapalhando" a construção, mas, segundo o prefeito, com a devida autorização da Fatma, já foram cortadas.


CAMPANHA DE ASSINATURAS

O Jornal "A Semana" está mobilizado, até fim de outubro, com uma campanha de vendas de assinaturas. Indique um amigo e você receberá classificados grátis. Mais informações pelo telefone (49) 3245-1711.


NATAL SE APROXIMANDO

Este ano, a decoração natalina no Centro de Curitibanos deverá ser instalada até 20 de novembro. Assim também já está definido pela Prefeitura que as atrações na  Vila do Papai Noel, no Parque do Capão, iniciam em 12 de dezembro e deverão se estender até dia 21. A CDL de Curitibanos já está lançando a promoção Natal Premiado, com novidades e como prêmio principal uma moto zero quilômetro. A Acic prepara a campanha do "Comércio forte, cidade feliz". Depois das eleições, todos respirando Natal e festas de fim de ano. 


FUTURO NADA OTIMISTA

Quadrilheiros estão tentando "resgatar" um líder de facção no Presídio Regional de Joinville. Primeiro, arriscaram pelo ar, utilizando um helicóptero, mas não deu certo. A aeronave caiu, matou três ocupantes e sobrou um meliante para contar a história. Agora, no último domingo (12), o mesmo grupo tentou "sacar" o líder com explosivos nos muros. Também não deu certo: novamente foi registrada uma morte na ação frustrada. Esse tipo de ação, em breve, registraremos na Penitenciária em São Cristóvão do Sul, onde será inaugurada uma unidade de segurança máxima com mais de cem detentos. Um futuro nada otimista!


ASCENSÃO MILITAR

O major Luciano Francisco Comiotto, comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Curitibanos, na última terça-feira (14), recebeu promoção na carreira militar, passando para tenente-coronel. Além dele, outros militares que trabalham em Curitibanos e região receberam condecorações e ascenção na carreira militar. Parabéns a todos os homenageados. (Matéria na página 14).


SITUAÇÃO DIFÍCIL 

Se as contas públicas do Estado de Santa Catarina fossem administradas como se fosse uma empresa normal, já estaria falido. A dívida impede qualquer governador de "fazer milagres" de crescimento. O próximo governador eleito só vai administrar a distribuição do pagamento dos juros da dívida pública catarinense, que ultrapassa a casa dos R$ 19 bilhões. O que falo é comprovado pelos números apresentados pela Secretaria de Estado da Fazenda, em matéria publicada na imprensa estadual durante a semana. Esse valor representa quase 90% dos R$ 21,5 bilhões de arrecadação que o Estado consegue em um ano. A administração da dívida pública, portanto, será um desafio para o próximo governo catarinense.


NOVIDADES NO SITE

O site do Jornal "A Semana" está com novidades. Duas jornalistas dão um novo formato às redes sociais do semanário, com atualizações de hora em hora ou, se necessário, com intervenção imediata ao acontecimento. Em todas as mídias eletrônicas do "A Semana", os acessos aumentam consideravelmente, principalmente no Facebook, onde mais de 25 mil curtidores acompanham as notícias diariamente.


LEMBRETE

Olhe em sua Carteira de Identidade (CI) e veja a data de expedição. Se tem mais de dez anos, a orientação é renovar imediatamente. Evitará contratempos, pois leva alguns dias para a nova carteira ficar pronta. Só um de vários exemplos: quando for fazer a primeira CNH ou renová-la, a CI só é válida com menos de dez anos. O IGP, órgão expedidor da

CI, está localizado na Rua Daniel Moraes, bairro Aparecida.


GRANA FÁCIL

Hoje está mais fácil entender porque existem no País tantos partidos políticos. Dos maiores até os nanicos, existe a "partilha" de R$ 1,7 bilhão do Fundo Partidário Eleitoral. Agora, cada vez mais, entendo porque grupo de amigos, líderes comunitários ou mesmo famílias dão a cara para bater e não abandonam a sigla. Uma ótima renda extra a cada dois anos...


12 Agosto 2018 08:35:00


"O otimismo é a fé em ação.

Nada se pode levar a efeito sem otimismo".

(Hellen Keller)


E agora?

Pensei em ir às urnas e "fazer diferente", votar em "renovação". Pois bem, com o andar das acomodações, descobri que 90% dos políticos lá de Brasília irão à reeleição. Voltei à estaca zero. No espaço gratuito na TV, já sabemos o que iremos ouvir: "Vamos investir em educação, na saúde e na segurança pública"... Enquanto o TSE for frouxo, o País não se livrará desses maus políticos.


Tudo é possível

Partido político lançando candidatura de pessoa presa, só mesmo no Brasil. Aqui tudo é possível!


Ficou difícil

Aos poucos, vou entendendo porque os tradicionais bailes deixaram de existir em Curitibanos. Recentemente, estive na organização de um baile promovido por uma associação com mais de 35 anos de fundação. Pois bem, a promoção tinha por objetivo arrecadar recursos para manutenção da estrutura da entidade. Lucro, muito pouco! Descobri, então, que além do aluguel do salão, música e decoração, as "taxas" cobradas são desanimadoras. Contratação de segurança particular, taxas de alvará, ISS, Polícia Civil, Polícia Militar, ART, entre outras despesas... Hoje, fica inviável promover um baile na cidade.


Pontos de ônibus

Aos poucos, o projeto da reposição dos pontos de ônibus circular vai saindo do papel. Acredito que agora, construídos em ferro e chapas de aço galvanizado, deverão resistir ao tempo e à ação de vândalos. Modelo simples, mas prático, e que protegerá os usuários do transporte coletivo. Previsão de instalação para setembro.

(FOTO: KALYANE ALVES)


Festa dupla

Nesta sexta-feira (10), a diretoria da CDL de Curitibanos reúne associados e convidados em um jantar especial, na sede campestre, às margens da BR-470, quando comemora os 48 anos de fundação. O evento também presta homenagem ao Dia dos Pais. Mas, segundo o presidente Roque Pellizzaro Junior, novidades serão anunciadas durante o jantar festivo.


Molas Mosquito

O ex-funcionário da Molas Mosquito Ltda, Geraldo Espírito Santo (Kabinho), sempre envolvido com o futebol amador na cidade, este ano presta uma homenagem à família Westphal, inscrevendo uma equipe na 3ª Divisão da Copa Curitibanos de Futebol de Campo, com o nome da extinta empresa onde trabalhou por muitos anos. A Molas Mosquito iniciou suas atividades em 1963, em Curitibanos, na Avenida Governador Jorge Lacerda, e encerrou em 1983, com a morte do proprietário Reinhardt Westphal. Atuava no ramo de oficina mecânica linha pesada para caminhões. Desejamos sucesso à equipe do Kabinho na competição que inicia no dia 19 de agosto no estádio Ortigão.


Novo desafio

Com o pedido de afastamento do tenente-coronel Diniz do comando do Batalhão de Bombeiros de Curitibanos, que está em Florianópolis realizando um curso, assumiu interinamente o comando do batalhão, capitão Willian Leal Nunes. Outra ascensão na carreira militar é do 3º sargento Adonis Eliseu Ortiz, que assumiu o Destacamento da Polícia Militar de Santa Cecília. Ele substituiu o sargento Antonio Carlos, que passou para a reserva. Desejamos a Leal e Adonis sucesso no novo desafio na carreira militar.


Nova integrante

A equipe de reportagem do Jornal "A Semana" recebeu reforço na Redação. Ingressou na empresa, a jornalista Renata Westphal, recém-formada pela Furb de Blumenau. Renata e Kalyane Alves estão à frente do site e redes sociais do "A Semana".


A sorte chegou

Fernanda Aparecida da Silva Tomchak, atualmente residindo em Rio do Sul, mas que já morou em Curitibanos, onde tem um grande círculo de amigos, viu a sorte bater em sua casa. Ela foi contemplada, no último domingo (5), com uma Mercedes Benz CLA 180, zero quilômetro, pela Trimania Capitalização Região do Vale do Itajaí. Que a sorte continue a brilhar em sua vida. Parabéns!


Copa Curitibanos

O estádio Wilmar Ortigari (Ortigão), de Curitibanos, vai receber novamente um ótimo público para a Copa Curitibanos de Futebol de Campo - Troféu Jornal "A Semana" 35 anos, com 42 equipes em busca do título de campeão. A abertura da competição será em 19 de agosto às 15 horas.


Wanderley fora

O ex-prefeito de Curitibanos Wanderley Agostini (PSD) tinha seu nome aprovado pelo partido em convenção estadual para concorrer ao cargo de deputado estadual. Na terça-feira (7), os curitibanenses foram surpreendidos pelo pedido de cancelamento da candidatura. Wanderley fez uma análise coerente, projeção de votos e as conseqüências em concorrer, com a possibilidade de não se eleger. Sabemos que foi uma decisão difícil, afinal, está adiando um sonho na carreira política, que é ingressar na Assembleia Legislativa.


Berlanda confirmado

O empresário Nilso Berlanda teve sua candidatura a deputado estadual confirmada, no último fim de semana, na convenção estadual do Partido da República (PR), realizada em Florianópolis. Com a desistência da candidatura de Wanderley Agostini (PSD), Berlanda é o único candidato de Curitibanos.


BR com reparos

Só reforçando: para quem vai viajar sentido a Rio do Sul, pela BR-470, siga com atenção. Em vários trechos, estão sendo realizadas obras de pavimentação asfáltica, com paradas para trânsito em uma só pista.


JORNAL "A SEMANA"  |  Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida  |  89520-000  |  Curitibanos/SC  |  (49) 3245-1711