35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Smash The Cake

12 Fevereiro 2018 13:51:00

Sulisia Westphal



Como o tempo passa voando, e com ele cada vez mais aplicativos e tecnologias, as redes sociais, a criatividade vai tomando uma proporção incrível. Os registros fotográficos disponibilizados são cada vez mais surpreendentes... 

Smash The Cake... Expressão recente em minha trajetória como "Vó Su". Já conhecia? Sabe do que se trata? Smash... Traduzindo... Esmagar... Amassar... The Cake... O BOLO! É um ensaio fotográfico diferente, para comemorar o primeiro aninho, bastante popular nos Estados Unidos, e agora também em alta no Brasil. Mais uma maneira de registrar a curiosidade, as descobertas e as sensações diante do novo. O bebê em seu primeiro contato com um bolo de aniversário. Geralmente é uma torta pequena, bem colorida e atraente que a criança possa esmagar, degustar, se lambuzar. E a família, em especial os irmãos, primos e dindos, radiantes, além da fotógrafa, apreciam e registram todos os acontecimentos.

Mesversário

Nos onze meses anteriores eram a celebrações do "mesversário" que encantavam a todos. Motivo a mais para se reunir, comemorar a data de nascimento. Havia bolo, tema, fantasia e acessórios. Nesses momentos o bolo era apenas parte dos registros fotográficos (as quais seguramente irão compor o cenário do primeiro aninho...). O mais importante foi acompanhar o desenvolvimento da criança!

Da Composição de Cenário

Em minha primeira participação em um Smash The Cake, o tema foi Alice no País das Maravilhas. Havia vários elementos colocados sobre uma toalha, no gramado, ao ar livre, balões a gás, enfeites, bandeirinhas entre outros, dentro do tema. Muita expectativa, emoção diante das reações imprevisíveis, a torcida familiar e uma fotógrafa experiente neste tipo de ensaio. O bolo chega por último! Segundo a fotógrafa as reações nesta faixa etária são diversas, em alguns os pais começam a lambança e os pequenos imitam. Em outros, a criança não quer se lambuzar, a textura incomoda, chora, sai do cenário. Outros ainda... Curtem e se divertem!! Na foto, um dos cliques registra a alegria da pequena Alice... Tudo saiu além do imaginado.

Lambuzada? E agora?

Novo cenário. Primeiro um banho oficial para a retirada do merengue do cabelo aos pés. Como é verão, na seqüência, um delicioso banho de bacia na praia. Dois tripés facilitam o cenário: garrafinhas de vidro suspensas com flores!



Criatividade incrível nos mais variados temas

Vale conferir como esta modalidade de ensaio fotográfico permite recordações fantásticas com baixo custo e muita criatividade. Para alguns, um verdadeiro pré-ensaio para a comemoração do primeiro aninho. Para outros, uma nova possibilidade de renda familiar.

O outro lado

Diante do "cenário Brasil 2018", sabemos que muitas crianças sonhariam em ter um bolo de aniversário. Uma sugestão interessante seria fazer "outra criança feliz", propiciando uma comemoração com registros do bebê vivenciando um gesto solidário. Neste caso, um ensaio fotográfico com a reação de uma criança recebendo de presente o bolo e/ou a decoração da festa... Reaproveitando itens que seriam possivelmente descartados.

Oportunidade para estender o olhar além de si mesmo, começando desde pequenos...


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711