35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Reinicializar

10 Setembro 2018 09:15:00


(Foto: Divulgação)

Frequentemente deparamos com a "reinicialização" na informática. É o processo pelo qual um sistema de computador em execução é reiniciado, intencionalmente ou não. Pode ser o ato de desligar e ligar novamente um equipamento, uma máquina ou dispositivo com o objetivo de restaurar os ajustes do sistema. Também ouvimos com bastante intensidade a expressão "resetar" que é a ação ou o ato de apagar (desfazer) opções escolhidas ou configuradas, leva a reinicializar o dispositivo. Atos que envolvem momentos de expectativas, pois ao reiniciar, nem sempre obtemos os resultados esperados.

Na vida real não é diferente. Muitos aspectos circunstanciais são totalmente imprevisíveis e nos fazem começar tudo outra vez. Ou pelo menos nos fazem refletir sobre os porquês e paraquês que subitamente mudam os rumos e as trajetórias, as linhas do tempo, as expectativas que prevemos. Muitos podem ser os "agentes do destino" que promovem o inesperado, e, portanto a "reinicialização" de nosso viver. Fato bastante evidenciado na última semana, com um dos candidatos presidenciáveis. Acredito ser um inesperado que causou e continua causando um turbilhão de sentimentos completamente diferentes em várias partes do mundo...

 Recentemente acompanhei quatro pessoas próximas que, em tempos diferentes foram impactadas com o imprevisível, e assim tiveram que experimentar uma reinicialização pessoal forçada. Apenas fraturaram um pé. Foi o suficiente para emergir a obrigatoriedade do reinicializar. Começar tudo de novo!  Encontrar alternativas para realizar as atividades pendentes, pois as rotinas familiares simplesmente foram interrompidas abruptamente. Em segundos uma virada do pé é o suficiente para nos desinstalar, nos paralisar de tal forma a nos tornarmos extremamente dependentes. Por um gesto inesperado nos vemos sem autonomia para prosseguirmos em nossa rotina habitual. Passamos a necessitar de mudanças urgentes para nos restaurarmos, nos readaptarmos diante do novo e conseguir ir adiante. 


(Foto: Divulgação)

Agentes do destino

Penso que muitos brasileiros em plena semana da Pátria conseguiram parar e refletir sobre os efeitos dos imprevistos e principalmente dos cuidados essenciais em nossa vida. 

Que convite a vida pode estar nos oferecendo através de tais episódios? Que elementos de transformação podemos oferecer, em nosso entorno, mas principalmente a nós mesmos?

Entre o que pensei está amar, contemplar o belo, o que é bom. Semear valores, otimismo e contemplar tais sementes transformadas em florestas densas, abrigando pessoas que inspirem confiança, que se deixem contagiar por seres humanos com ética, com respeito e valorização à vida.

Reinicialize o seu viver. Eleja e tente mais uma vez alcançar suas prioridades. Procure ser um "agente do destino" que faz a diferença para o bem dos outros. Não espere fraturar o pé, a alma...

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711