35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
CONEXÃO

Puericultura

17 Setembro 2018 11:12:00


Foi revendo a História da eternizada Professora de "Puericultura", Ivone Therezinha Magalhães Vilas Boas, pioneira no ramo de Odontologia, a primeira mulher dentista de Curitibanos, que um flash me remeteu aos tempos de Magistério, no Colégio Santa Teresinha. Foi em uma manhã que ela combinou com a turma toda, mais ou menos vinte estudantes de 16 anos, para irmos até sua casa assistir um banho de bebê (sua filha) ao vivo, com as características teóricas da disciplina. Início da década de 70, e um cenário todo preparado para o banho... Inesquecível! Gratidão! Mais de quarenta anos depois, com certeza, a maioria já deve estar repetindo os banhos com seus netos, relembrando tal aprendizado... 


(Foto: Franciele Gasparini) /


PUERICULTURA?

Quem sabe o que é? Significado? Conceito? Sempre que me refiro a um passado sem TV, celular, internet, fica bastante difícil alguém conseguir imaginar tal contexto. Então, como resposta, conto que para termos a formação de Professora, estudávamos na disciplina "Puericultura", o famoso livro do DR. Rinaldi De Lamare, hoje em sua 43ª edição, com mais de seis milhões de exemplares vendidos. E a Professora da disciplina, que abordava "os cuidados do bebê da gestação ao nascimento, e seu desenvolvimento, era a conhecida Dra. Ivone.


Em 2018

Penso que quase todas as mães quando querem saber informações (puericultura), dados sobre seus filhos desde a barriga, ao nascimento e seu desenvolvimento, têm vários apoios, como os centros de saúde, palestras, livros, internet, médicos, pediatras, grupos de Whats com crianças da mesma faixa etária.


O que eu não sabia

Que o Ministério da Saúde disponibiliza online o Caderno da Criança. Uma oferta de Atenção Básica Nº33/ (2012) para qualificar o cuidado, crescimento e desenvolvimento das crianças de zero a dois anos, cujo índice de mortalidade teve grande redução. Traz importante conjunto de ações envolvendo saúde, educação, assistência social. Entre elas, orientações para organização do trabalho e as questões tradicionais, envolvendo a supervisão das imunizações.

Ao mesmo tempo, uma ferramenta que aborda a alimentação saudável, tão essencial em nossos dias pela já considerada "epidemia de obesidade infantil", e os cuidados e atenção para a criança em situação de violência.

Assim, mais um canal disponibilizando teoria, práticas, experiências, depoimentos de familiares e as melhores evidências científicas. "Cadernos de Atenção Básica Nº33", (Puericultura de outrora)!  

Boa Leitura!  


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711