35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

O inaudível

28 Maio 2018 14:37:00

Sulisia Westphal


(Foto: Divulgação) /


Nos últimos dias o acordar urbano está diferente... 

O canto de uma grande variedade de pássaros é perceptível. Com certeza devem embalar-nos com sua belíssima sinfonia diariamente... Mas são abafados por outros ruídos externos... Os carros, as motos, os caminhões, os ônibus e transportes similares. Antes nunca puderam ter seus ruídos em destaque... Mas hoje, de maneira inquieta, geram uma sensação de vazio, de deserto, de incompletude... Angustiante!

Os pássaros nunca tiveram tamanha plateia auditiva. Juntamente com eles estão os cães que parecem tentar sincronizar seus latidos, registrando suas presenças no contexto...

Repentinamente o som de um avião a jato... Mas, com uma diferença: O som vem da terra?! É o som de um carro solitário que parece ecoar para o mundo. Logo conectamos no motivo oculto para um cenário tão atípico. Estamos sem combustível, ou racionando com perspicácia o que conservamos em nossos transportes. As estradas, rodovias, BRs estão vazias... Uma semana de manifestação dos caminhoneiros, com paralisação em todo o país.

Aprendemos a diferença entre bloqueio e paralisação dos caminhões nas rodovias. Estamos acompanhando a repercussão do movimento na distribuição de mercadorias, de alimentos, do próprio combustível em todo o país. O acesso aos portos, o não escoamento em todo o país.

Não se trata de um movimento de determinado partido político. Mas como dizem os manifestantes, trata-se de uma só bandeira. A bandeira do Brasil. Não dá mais para ficar de braços cruzados diante dos aumentos abusivos, em especial também do óleo diesel.

Diante do quadro, várias articulações, tentativas do governo, que por enquanto não tiveram mudanças em nosso estado. O povo continua apoiando, mesmo que isso signifique grandes prejuízos. Mesmo que a mídia apresente fragmentos contra o movimento.

Outro aspecto são os acordos que vêm acontecendo para que as carretas com combustível cheguem aos aeroportos, e aos serviços essenciais como saúde e segurança.

O apoio das comunidades aos caminhoneiros, as articulações das caronas para chegar aos locais de trabalhos, as movimentações familiares no final de semana em casa também complementam o inaudível. As crianças e a população como um todo tendo a oportunidade de compreender a importância de movimentos como estes por e para um País melhor!


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711