35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
CONEXÃO

Legado cultural

23 Outubro 2018 11:50:00


(Fotos: Sulisia Westphal) /

Oktoberfest em Blumenau. Último dia da Edição 2018. Entre milhares de pessoas, de vários pontos do Brasil, do bebê ao octogenário, de diferentes poder aquisitivos, pois aos domingos o ingresso é gratuito. Em família, em grupo, entre amigos ou completamente sozinho, lá estava eu durante doze horas me divertindo muito e refletindo simultaneamente...

O quê

O que faz você participar e desejar sempre de novo estar ali? Ou, o que faz você ter um conceito ou mito inflexível capaz de nunca ter realizada uma passagem relâmpago pela Vila Germânica para conhecer de perto este evento? Ou ainda, que experiência fez ou faz você desistir para sempre de retornar?

Origem

Confesso que embalada pelas músicas de outrora e coreografias atuais, ficava buscando respostas para compreender o que me trouxe e me traz ali na Oktober e, em contrapartida, é capaz de remexer positivamente com a alma, com os arquivos impregnados em nosso ser. 

Inúmeras possibilidades argumentativas desfilam na mente, paralelamente ao som das músicas que divertem e trazem à tona os porquês e paraquês de agregar esta imensa diversidade de pessoas de todos os cantos do Brasil, do próprio Estado. Enquanto percorremos os diversos pavilhões em busca do Grupo Musical ou da tradicional Banda , das músicas e das coreografias prediletas, uma certeza:

Meu legado cultural de infância

Ele permanece vivo dentro das pessoas que como eu, valoriza e agradece pela vivência cultural propiciada pelos familiares, que outrora e atualmente introduzem as crianças desde pequenas com seus trajes alemães brincando e dançando com os pais.Lá se vão muitos anos... Mas a qualidade de vida simples ou ostentada na infância repercute para sempre. Oxalá tenha sido ou esteja sendo bem positiva.

Outras razões

Em nenhum momento me sinto " museu" que vive de recordações do passado. Pelo contrário, continuo uma sexagenária com muita gratidão por tudo que vivi em minha infância e venho vivendo em nossos dias. Insisto em motivas as famílias para ampliar seu olhar sobre a oferta permanente de possibilidades valorizando a infância dos pequenos, diminuindo o tempo nas telas e ampliando o interesse cultural.Investimento para sempre.

Paralelamente

Enquanto ajeitava minhas justificativas e curtia intensamente o estar ali, ao vivo e à cores, tentava encontrar imaginativamente o imã que atraía tanta gente.

Cada um com certeza, traz sua motivação pessoal, e que muitas vezes está longe da minha.

Invista consciente na educação e no tempo de convívio de seus pequenos. Abrace, diga mais "Eu te amo" "Ich liebe dich"!




 


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711