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CONEXÃO

Indicadores educacionais


(Foto: Divulgação) /

Com uma velocidade muitas vezes assustadora contemplamos nossa cidade novamente enfeitada para o Natal. E acreditamos sim, que o mês de novembro caminha para a última semana.

Na Escola não é diferente. A sensação de um ano letivo caminhando para o seu desfecho. Tudo cada vez mais acelerado. E cada um, e o coletivo mergulhados em suas áreas específicas tentando fazer cada dia o melhor possível.

Assim, que em meus arquivos encontrei um texto, ou "ele me encontrou", mesmo sem a fonte bibliográfica, que me fez parar para ler e reler: Indicadores educacionais. Justo no ano em que estou em uma Escola maravilhosa, que se encaixa em quase todos os itens. Indicadores educacionais que merecem ser divulgados em um momento em que tantos pais procuram pela melhor Escola para seus filhos.

"Os Indicadores Educacionais são valores de referência na qual a escola irá se basear para fundamentar suas metas. Os Indicadores da Qualidade na Educação baseiam-se numa visão ampla de qualidade educativa e, por isso, abarcam sete dimensões: 

Ambiente educativo: Nesta dimensão os indicadores se referem ao respeito, à amizade e solidariedade, ao combate à discriminação e ao exercício dos direitos e deveres.

Prática pedagógica e avaliação: Aqui, reflete-se coletivamente sobre a proposta pedagógica da escola, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem, os processos de avaliação dos alunos, incluindo a autoavaliação e a avaliação dos profissionais da escola.

Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita: Aborda a proposta pedagógica para a alfabetização inicial e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita ao longo da educação básica; aponta as oportunidades que os alunos têm para desenvolver hábitos e a motivação para leitura, incluindo uso da biblioteca e equipamentos de informática.

Gestão escolar democrática: Focaliza o compartilhamento das decisões, a preocupação com a qualidade, com a relação custo-benefício e com a transparência.

Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola: Aqui, discute-se sobre os processos de formação dos professores, sobre a suficiência, assiduidade e estabilidade da equipe escolar.

Espaço físico escolar: Nesta dimensão, os indicadores são o bom aproveitamento dos recursos existentes na escola, a disponibilidade e a qualidade desses recursos e a organização dos espaços escolares.

Acesso, permanência e sucesso na escola: As perguntas principais são: Quem são os alunos que apresentam maior dificuldade no processo de aprendizagem? Quem são aqueles que mais faltam na escola? Onde e como eles vivem? Quais são as suas dificuldades? Quem são os alunos que abandonaram ou evadiram? Quais os motivos?"

Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente.

Voltei ao primeiro dia letivo, 15 de fevereiro de 2018. EBM Virgílio dos Reis Várzea, Canasvieiras. Na pauta: Um café coletivo maravilhoso de acolhimento e integração. Reflexões sobre o que é ser Educador. Repasse da Reunião de Diretores (grupo contextualizado). Apresentação e discussão dos Indicadores Educacionais a partir da avaliação dos profissionais do ano anterior. Bem como das decisões tomadas a partir destes. Geralmente participamos dos muitos momentos de avaliações, sem, no entanto, termos acesso ou acessarmos os indicadores.

Por outro lado, Fonte Encontrada: INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO, promovidos pela Ação Educativa 10 anos, pela UNICEF, pela PNUD e INEP-MEC. São Paulo, Fevereiro de 2004. Atualmente em sua quarta edição.


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