ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
CONEXÃO

Amendoins

19 Novembro 2018 14:10:00


(Foto: Divulgação) 

Vivendo em um contexto com um número cada vez maior de pessoas com restrições alimentares, ter um pote com amendoins torrados, com ou sem pele, salgados ou sem sal, passou a ser uma alternativa interessante para gentilezas na hora do café. Aprendi com uma amiga com intolerância a lactose. Conheci, aprovei e tenho constantemente em minha rotina.

Benefícios

O amendoim pode ser classificado corriqueiramente como castanha devido ao seu perfil nutricional, porém, curiosamente, ele pertence à classe botânica das leguminosas, ou seja, tem parentesco com o feijão, a lentilha, a ervilha etc. Uma porção de 100g de amendoim fornece cerca de 560 calorias, sendo distribuídas da seguinte forma: 49 g de gorduras, 26 g de proteínas e apenas 16g de carboidratos. Entre as gorduras, a maioria é monoinsaturada (52%), as poli-insaturadas são 33% e as saturadas 15%. O amendoim não contém colesterol.

O amendoim ainda é rico em vitaminas e minerais, incluindo vitamina E vitaminas do complexo B, cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. Contém também fibras solúveis e insolúveis.

Alguns Cuidados

No entanto, quando o amendoim está sendo compartilhado em roda familiar, seja o verdinho, o branquinho, o achocolatado, entre outros tipos, várias vezes ouvi: Só a Alice não pode... Alice, minha netinha menor de um ano e oito meses. 

Amendoím, Não.

Desta vez, curtindo um feriado, cabeça descansada, resolvi investigar: Por que não? O que pode ter o amendoim, pois crescemos familiarizados com ele e nunca havia ouvido falar sobre tal restrição.

Bem, uma de minhas filhas trabalha no Hospital Infantil e já acompanhou várias histórias familiares com final trágico por conta de crianças terem aspirado um simples amendoim. Caso se instale nos pulmões, é capaz de liberar uma substância tóxica irreversível. Ou a criança ao engasgar fica um tempo sem oxigenar o cérebro e acaba com várias seqüelas irreversíveis. Assim, todo cuidado é pouco.

Riscos

O amendoim pode conter aflatoxinas, que são substâncias tóxicas produzidas por um fungo que coloniza a plantação de amendoim, já que essa se desenvolve bem próximo ao solo. Essas toxinas podem causar efeitos agudos e em longo prazo são capazes de levar ao desenvolvimento de câncer de fígado, atrofia do crescimento e retardo mental. Os níveis de aflatoxinas são controlados nos amendoins comercializados pelas autoridades sanitárias. Ele também pode causar alergia.

Como em todos os outros alimentos, é importante ingerir com moderação.

O minúsculo furinho na tampa da caneta Bic


(Foto: Divulgação) 

Coincidentemente, neste final de semana, em um daqueles vídeos que circulam na Internet, a pergunta: - Você sabe qual é a utilidade do furinho da tampa da caneta esferográfica? Justamente para evitar que ao ser aspirada a pessoa morra asfixiada. Neste pequeno orifício existe uma passagem de ar, capaz de salvar vidas!

Assim, precisamos estar sempre em alerta também quanto aos objetos facilmente ingeridos e acidentalmente aspirados pelas crianças, jovens e adultos.


logo as5.png

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711