35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Acusadores

20 Agosto 2018 16:35:00

Mais uma reflexão que exige esforço diário:

Por que é tão fácil acusar alguém? Por que e para que sentimos necessidade de emitir críticas consciente e inconscientemente? Por que acusações, argumentos inadequados, puros "achismos", são tão fáceis, enquanto a prática da empatia, colocar-se no lugar do outro, e aceitá-lo como ele é tão menos freqüente em nossa vida?

Distante de argumentos fundamentados, de posturas éticas, de olhares ampliados sobre situações e histórias de vida, sobre as atitudes de uma pessoa, continua predominantemente mais fácil encontrar justificativas, identificação de culpados, acusações nem sempre expressas, mas sentidas, pensadas. Como é bem mais fácil criticar, ironizar, alguém pelo seu insucesso, pelo seu fracasso pessoal, familiar, profissional, acadêmico... Na verdade, pela nossa/minha falta de sensibilidade em auto-perceber-se.

Diariamente, em nosso entorno encontramos dedos acusadores para os outros acusados... Raramente voltados à nossa pessoa... Culpabilizar o outro parece em alta. Elogiar, ajudar o outro cada vez mais em extinção. Igualmente em pouca intensidade percebemos os convites da vida encararando transformações em si mesmos por e para ser uma pessoa melhor. De repente... Novo acusado está em pauta, em nossa mira, em nosso foco, como "criatura responsável pela minha incessante busca por justificativas que preencham o meu fazer, a minha ação, a minha insatisfação.

Atire a primeira pedra quem não está neste movimento, aí bem próximo a sua história.

Foi dentro deste cenário que caminhando no meio da manhã, uma mulher bem comunicativa entregou-me um folder com a seguinte inscrição: Oito Segredos para uma vida saudável! Mais saudável e uma melhor qualidade de VIDA!


(Foto: Sulisia Westphal)

Nem pensei que poderia ser um daqueles golpes que rondam os nossos tempos. Abri e li curiosamente. Em seguida, buscava a identificação de quem estava à frente desta surpreendente ação, tentando vender o quê.

Folder com designer moderno, atraente, entregue à luz do dia.

1. Ar Puro - Tenha plantas dentro de casa. Elas podem purificar o ar. Passeios em parques também são ótimos. 2. Luz solar - Alguns minutos da luz solar diários são imprescindíveis. Mas convém proteger-se. Proteger seu próprio organismo. 3. Água. 4. Alimentação Saudável. 5. Atividade física. 6. Repouso. 7. Temperança: Usar os abundantes recursos naturais equilibradamente. 8. Confiança em Deus!

Aqui estão oito itens perfeitos para nos "acusarmos" caso não estejam sendo praticados.

A surpresa do folder: Não era marketing de produtos nem promoção de ofertas. Os oito segredos estavam sendo divulgados impressos por uma Rádio cristã! Que grande exemplo!

Que possamos substituir nossas mentes acusadoras por promotoras de vida! De bem-estar!


(Foto: Sulisia Westphal)


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711