Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
Murilo.png

Viva Nós

09 Junho 2018 08:25:00


   É que, até pela sazonalidade da data, estando nós a festejar os 149 anos de emancipação político/administrativa, valendo então lançar vista d'olhos sobre o passado e, movimentar lentamente o pensamento para os tempos presentes. Este escriba moreno foi adotado por esta terra e respira o ar destes campos já há cinquenta anos. Aqui chegado em 1968, então nos é possível evocar lembranças e comemorar nosso inegável progresso. O quanto mudou. Em nossa chegada, recordo de um depósito de madeira em pleno centro cujo solo agora suporta belo edifício.

   Ruas, à época, de chão batido, alguns lamaceirais, hoje cobertas de lâmina asfáltica. Terrenos baldios, vassourais e robustos pés de guanxuma, hoje ocupados com edifícios de inegável gosto arquitetônico ou residências térreas de estilo contemporâneo. Ainda alcancei as últimas ripas de uma cerca de madeira que separava o Colégio Casimiro de Abreu da rua lamacenta, agora um educandário que nada deve a nenhum outro. Cada administrador que governou esta terra até então, o fez com as concepções e sofrendo as influências de seu tempo e a bagagem cultural que abrigou. À sua maneira, em maior ou menor grau, todos contribuíram para trazer Curitibanos até aqui. Somos -lhes devedores, tanto pelo bons serviços como pelos nem tanto. Quando abeberamos a

  Água da carioca da Benvinda pela vez primeira, a nosso aeródromo uma pista de chão batido usada com mais frequência pelo Piper teco-teco do Valdemar, hoje quase não nos chama a atenção o rugir das turbinas dos jatos executivos que aqui aterrissam com frequência, utilizando confortável pista asfáltica. Mas tenhamos em mente que o aeroporto de hoje existe graças ao aeroporto de ontem.

  Ao festejarmos mais um aniversário creio que basta para nos orgulhar o fato de sermos sede de dois centros universitários, um deles federal e outro fundacional. Resultados, ambos, da existência de nossa velha Faculdade de Ciências Contábeis, o embrião que gerou ótimos frutos. Na atualidade, boas e inovadoras práticas de gestão pública, bom trato na administração e uso dos recursos municipais nos fazem ver e ouvir o anúncio, quase diário de novas conquistas e avanços.

Parabéns para nós todos.


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711