Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
Murilo.png

O fato

23 Junho 2018 10:01:00

"QUE REPOUSEM EM PAZ"


É que, voltando vistas e pensamento para a semana passada, nós catarinenses e curitibanenses nos ressentimos de dois desaparecimentos que nos comovem. Aqui, na terrinha, nos deixou o empresário Nelson Sbravatti.

Não vamos correr o risco de ir esgravatar em sua extensa e profícua biografia. Diga-se que foi um dos destacados capitães de nosso progresso, se chegamos até aqui onde estamos, devemos a ele e a outros como ele. Visionário, pensamento e ações sempre à frente de seu tempo, não fez de Curitibanos apenas trampolim e meio de amealhar fortuna.

Grande percentual dos lucros obtidos com seu trabalho diuturno foi aqui investido, criando empresas e empregos, recolhendo impostos e decididamente influindo no nosso meio social, político e econômico. Figura reservada, sem grande facilidade para os sorrisos gratuitos, mais para o sisudo, soube conviver e influenciar os grandes momentos que a história fez passar diante de seus olhos.

Agora ressurge, ainda com mais força o estabelecimento comercial da Cel. Vidal Ramos. Se em tempos antigos era um store de suprimentos, loja vasta e abastecida, nos últimos tempos fez dali seu escritório e ponto de observação, local obrigatório de reunião de amigos para o chimarrão e a prosa amena.

GOVERNAR É ENCURTAR DISTÂNCIAS

Também ali chegava a seus ouvidos atentos o que queria saber sobre a política, a Administração Municipal, os governos do Estado e da Nação, após o que posicionava-se, pois não era de se esconder. Fundou empresas, associou-se a outros empreendimentos grandes e felizes, empresas e grupos empresariais prósperos que ainda continuam a contribuir com o nosso progresso.

O tempo, que sempre cobra seu preço, não nos permitiu, a ele e a nós, os festejos de seu centenário que ocorreria no ano próximo. Apenas ausentou-se, mas não nos deixa. Uma vida realizada em plenitude. Outra partida, igual significado e grandeza, foi a do ex-governador Antônio Carlos Konder Reis. Uma vida dedicada à causa pública e a política. Governou-nos e ocupou as cadeiras dos parlamentos do Estado e da Nação. Jurista e professor de Direito Constitucional. Como jurista tem sua marca na Constituição em vigor que ajudou a escrever.

Governar é encurtar distâncias foi a divisa de seu governo profícuo. Porém a lembrança mais viva fica, sem dúvida, por conta da oratória, dos discursos candentes, da maestria no manejo do verbo. Verbo candente e sonoro que encantou os que tiveram o privilégio de ouvi-lo.


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711