Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
Murilo.png

Marcou ponto

21 Julho 2018 08:00:00


 É que, definitivamente, somos o ponto fora da curva. Fora da curva dos malfeitos, das desgraças e tragédias que assolam a terra de Santa Cruz, males agravados pela Seleção Canarinho que vem de cravar mais um espinho em nossos sofridos corações. Então fiquemos com o que de bom acontece aqui na terrinha inutilmente amaldiçoada pelo Monge. Em ação administrativa de longo alcance, quase imensurável, a Administração Municipal vem de celebrar convênio com o SENAI para fornecer preparação profissional a estudantes da rede municipal.

 Preparação profissional. Esta é a nova ordem que se instala. E vejam meus estimados e (im)pacientes leitores que não estamos a falar de adolescentes ou entrantes na fase adulta. Não. O programa atinge os mais jovens, da nona série. Cento e quatro alunos do Teresa Lemos Preto, Leoniza Agostini e Getúlio Vargas frequentarão curso de mais de 90 horas, uma vez por semana para aprenderem mecânica básica, mecânica avançada, robótica e fundamentos de informática entre outros. Salta a frente a Secretaria de Educação do Município, atenta ao programa de governo do Prefeito e antenada com as exigências deste tempo novo.

 Fornecer conhecimento, despertar o interesse por uma profissão, preparar para o mercado de trabalho. Isto é que deve ser feito sempre. Evitar o assistencialismo que leva a preguiça, a indolência e mata a vontade de crescer. Os mercados nunca antes estiveram tão exigentes. Não mais Admitem improvisos ou improvisadores. Pedreiro meia-cuié, eletricista de gambiarra estão sendo excluídos ou se auto excluindo. Preparação e refinamento de conhecimento. Vale destacar que a Administração Municipal não usou da verba carimbada da educação. Pinçou recursos do orçamento geral do Município para bancar esta despesa. Investe nas crianças e nos jovens. Note-se que o curso de robótica remete à mecânica industrial, futuros engenheiros mecânicos estão sendo forjados agora.

 Informática é básico para o tempo de hoje, pouco ou nada mais se faz sem ela. As conversações com o SENAI já preveem novos cursos, novas turmas, e já se visualiza o calendário letivo do ano que vem. Passos importantes, visão ampla do que nos espera no futuro próximo. Ações para receber este futuro que já é quase presente. Esta é a Curitibanos que todos queremos, mais oportunidades a quem precisa e menos choromingação que é o escudo dos incompetentes. A conquista é de todos.



JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711