35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Tipo assim...

13 Setembro 2017 08:36:07

Katia Zilio

Hoje nos deparamos com a expressão TIPO ASSIM já popularizada e divulgada em diversas camadas sociais e adotada por todos (quase todos) como um bordão. Mas o que ela significa realmente? No dicionário oficial ela ainda não está descrita, mas a internet já possui significado ou explicação para TIPO ASSIM. Diz o dicionário informal:

"Expressão utilizada quando se tenta conseguir tempo para raciocinar, montar um pensamento ou mesmo concluir o pensamento, para depois falar."http://www.dicionarioinformal.com.br/tipo%20assim/

Esse dicionário assinala que essa expressão também é utilizada quando não dominamos o assunto que vamos falar, caracterizando uma enrolação, embromação.

Talvez, leitor, você já tenha falado um TIPO ASSIM em alguma oportunidade, ou seja fã de carteirinha dessa expressão, utilizando-se dela em muitas ocasiões durante a sua explanação. Quero ressaltar aqui o quanto essas expressões são contagiosas e como "pegam" na linguagem cotidiana. Às vezes, fica difícil se livrar delas. Você deve se lembrar de uma personagem de Heloísa Perissé, a Tati, uma adolescente, que popularizou essa expressão, em programa de humor da Rede Globo.

Sou, é verdade, uma aficionada por linguagem, mas, às vezes, tenho que reconhecer que só isso não convence o aluno a refletir sobre a língua que fala e a que ouve. E a popularização de uma expressão é a prova de que carecemos de um vocabulário mais efetivo.

A TV colabora com a expansão de falácias que domesticam e uniformizam os falares, a internet, hoje, também age na linguagem e, por isso, ler constantemente pode ajudar a não ser refém de palavras ou expressões que pouco ou nada dizem.

É tipo assim

Eu tipo assim acho que

Ela é tipo

Então tipo assim

É uma amostra do que se pratica com a expressão aqui abordada.

Ler Armadilha da Língua é, tipo assim, um caminho para, tipo assim, conseguir, tipo, um jeito de, tipo assim, pensar a linguagem.

TIPO ASSIM, entendeu?


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711