35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
Paula.png
PENSANDO BEM

O passar do tempo...

15 Outubro 2018 11:08:00


(Foto: Freepik)/

"O tempo é o melhor professor, mesmo se você não fizer perguntas, ele te dará respostas". 

Todos os dias envelhecemos um pouco. Neste ínterim, perdemos muitas pessoas?pelo caminho, acumulamos saudades?doídas, lembranças espinhosas e corações partidos. Temos saudade da nossa infância despreocupada e livre de responsabilidades que se agiganta em nosso peito, aninhando nossas lágrimas e a saudade de gente cujo colo nos faz tanta falta. 

Vivemos correndo contra o tempo, tentando vencer as escassas 24 horas do dia, desejando recuperar a passagem do tempo que perdemos enquanto nos ocupávamos com o que não nos preenche a essência, bem como lutando contra as marcas que os anos idos imprimem em nosso físico. É como se nunca vencêssemos essa batalha a que nos propomos contra o que passa, passou, o que não é mais, o que não pode mais ser. 

Embora o tempo traga sabedoria e resignação frente a muito daquilo que nos ansiava e angustiava, ele também acaba por nos fazer acumular cada vez mais responsabilidades. O amadurecimento nos distancia das preocupações únicas com o que é somente nosso, estendendo nosso mundo em direção à vida de mais pessoas que começam a caminhar conosco. 

Nos tornamos responsáveis também por vidas de pessoas que amamos, que nos amam, que ficam junto, ali ao nosso lado, torcendo por nós. 

A felicidade vai deixando de ser egoísta, pois as dores daqueles que amamos acabam nos atingindo, ou seja, por mais que estejamos bem, caso as pessoas que amamos estejam passando por problemas, não nos sentiremos completos de fato. Nos percebemos parte de um todo que recebe influência de nossas ações, e isso nos torna mais suscetíveis a sofrer quando o outro sofre, porque temos, então, a consciência de que ficar feliz sozinho, enquanto há dor à nossa volta, é muito difícil. 

Além disso, essa interação com outras pessoas nunca é de todo tranquila. Enfrentamos decepções, quebras de expectativas, ingratidão, traição, desprezo e falsidade. Perdemos quem amamos, acumulamos saudades e lembranças. Inevitável. 

O tempo passa, sempre, para todo mundo. Lutar contra ele, portanto, sempre será uma luta inglória, uma causa perdida, porque o mais sábio sempre será unir-se a ele, sorvendo suas lições e assimilando os aprendizados que ele nos proporciona. A passagem do tempo não deve nos angustiar quanto à nossa finitude e sim nos dar forças para fazermos e sermos o melhor que pudermos, para que nos eternizemos nas lembranças de todos aqueles que viveram junto às nossas verdades. 

Independente da contagem dos anos, as mudanças continuam acontecendo em nós, e isso acontecerá eternamente. Esse é o fascínio da vida, a certeza de que nada sabemos abre espaço para um aprender sem fim.?É assim que o amor se eterniza e se torna mais forte do que a morte. 



JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711