Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
Zuquelo.png

SEGURANÇA PÚBLICA

10 Fevereiro 2018 12:56:00


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

 A Segurança Pública constitui uma importante ação de governo, com o fim de dar segurança e tranquilidade às pessoas e às famílias, combatendo a criminalidade. 

  Em Santa Catarina, segundo dados divulgados, duas regiões, Florianópolis e Joinville, apresentam aumento da criminalidade já há algum tempo, especialmente os casos de homicídio, o que preocupada as autoridades. Muitos desses casos de mortes violentas estão relacionados a disputas no tráfico de entorpecentes.

  Recentemente houve troca do comando da Segurança Pública em Santa Catarina, assumindo a pasta o professor e advogado Alceu de Oliveira Pinto Júnior, nome que causou surpresa a muitos, que esperavam do vice-governador Eduardo Pinho Moreira a indicação de pessoa já ligada à segurança.

  Analistas apontam ser o novo Secretário um grande teórico do assunto Segurança, com o desafio agora de por em prática seus conceitos e seu entendimento sobre essa questão tão delicada. Por certo enfrentará sérias dificuldades na condução da pasta, especialmente pelas restrições orçamentárias e pela deficiência de pessoal, situação esta que acomete o serviço público do Estado como um todo.

  De toda sorte, parece acertada a escolha do Secretário, cujo êxito de sua gestão o tempo o dirá, sabido da grande diferença de não integrar o governo e, externamente, analisar as ações governamentais, desenvolvendo estudos e conceitos acerca de políticas públicas, e estar à frente dessas ações como gestor público, com todas as vicissitudes que permeiam a atividade pública.

  A sociedade catarinense muito espera do novo Secretário, que deverá conter a violência crescente, propiciando o bem estar que todos almejam. Que em todos os quadrantes do Estado possam verificar-se melhorias, policiais civis e militares prestando seu trabalho com satisfação, o aprimoramento da inteligência para prevenção e repressão da criminalidade, e o bom funcionamento de todos os setores afetos à pasta.

  Sejam todos os gestores públicos iluminados para a boa administração da coisa pública, com zelo pelos bens e recursos do Estado, para que, em novos tempos, possa encerrar-se a operação Lava Jato e não mais ser necessária.

  Importante nessa perspectiva o chamamento ao governo de diferentes perfis, como o do Secretário de Segurança Pública, quebrando paradigmas e oportunizando novos modos de pensar a política na sua acepção de arte de governar a cidade.


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711