ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
Zuquelo.png
VERSO E REVERSO

Novo governo

13 Novembro 2018 11:44:38

Findo o processo eleitoral e diplomados os eleitos, está definida a situação do Governo Federal e também a governança dos Estados. 

Em Santa Catarina grande surpresa a eleição do Governador Moisés, homem desconhecido no meio político e que mereceu a confiança da maioria dos catarinenses, ao embalo do nome de Bolsonaro. 

Por um lado, há preocupação com sua inexperiência em Administração Pública, não tendo, ao que parece, consciência da dimensão do Estado, do tamanho dos problemas a solucionar e dos desafios que se apresentarão. Por outro, mostra-se bastante positiva a ausência de vícios políticos, a ausência de conchavos com outros partidos, a ausência de favores a retribuir, possuindo o novo Governador toda a liberdade para formar sua equipe de governo e para administrar. 

Também não será fácil a indicação de nomes capacitados para os cargos do governo, tendo em vista que a escolha da população foi pela renovação, daí que deverá aparecer gente nova em todos os escalões, não faltando aqueles que, acostumados a cargos políticos, irão se declarar como apoiadores do novo Governador, na expectativa de serem lembrados. 

Espera-se que a inexperiência seja superada pela seriedade no trato com a coisa pública e que as ações do governo catarinense sejam do interesse da população. 

A nível federal igualmente apresenta-se uma reformulação de personagens. Também o Presidente eleito não tem grandes compromissos com aliados políticos, possuindo a liberdade para a nomeação de Ministros e de outros cargos nos diversos escalões. 

Foi muito feliz o Presidente na escolha do Juiz Sergio Moro para ocupar o Ministério da Justiça, homem que dará credibilidade e equilíbrio ao Governo, afastando qualquer ideia de fascismo e de riscos à democracia, discurso propalado pelos adversários durante a campanha. 

Para comandar a economia o nome do economista Paulo Guedes foi bem aceito pelo mercado nacional e internacional, tanto que, em seguida da eleição, vários grupos econômicos anunciaram vultosos investimentos no país, demonstrando que o novo Governo detém credibilidade junto à classe dos empreendedores, estes que apostam na estabilização e no crescimento da economia brasileira. 

Enfim que a expectativa é otimista tanto para o Estado de Santa Catarina quanto para o Brasil. A renovação é salutar, até para que um maior número de pessoas tenham oportunidade de estar no Governo, passando para o lado interno do balcão e deixando a posição cômoda de censurar todas as ações de Governo. 

Para os catarinenses, seja Moisés um ótimo Governador; e para os brasileiros, todos, seja Bolsonaro um excelente Presidente. Assim todos ganham, o que é da essência da democracia. 

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711