ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
Zuquelo.png

Nova alvorada

05 Dezembro 2018 11:09:00


(Foto: Franciele Gasparini) /

O déficit habitacional de Curitibanos não é novidade, sendo debatido ao longo dos anos, tendo em vista o largo período sem investimentos importantes na área habitacional do município. 

Essa omissão do poder público, deixando de viabilizar moradia digna para famílias de baixa renda, tem ensejado a proliferação de casebres, erguidos com materiais vários, sem condições para abrigar uma família e, muita vez, desprovidos dos serviços de água e energia elétrica. 

A atual Administração do município, na pessoa do Prefeito Dudão, desde o início voltou-se para esta área social, conseguindo enfim, após intenso trabalho, adquirir o terreno e implementar o Loteamento Nova Alvorada, destinado a pessoas de baixa renda. 

Os percalços foram enormes, desde o licenciamento ambiental, para implantação da rede elétrica, para obtenção de financiamento e etc, vindo a tornar-se realidade o conjunto habitacional, ora em fase de construção das casas. 

Um número considerável de famílias beneficiaram-se de financiamento pela Caixa Econômica Federal, com recursos oriundos do Ministério das Cidades, em que o beneficiário financia o lote, ao preço subsidiado de R$8.000,00, bem como a construção da moradia. Outros adquirem o lote do município, também ao preço de R$8.000,00, para pagamento em 48 parcelas. 

Deste modo estão sendo edificadas dezenas de unidades habitacionais, chegando a centenas em breve. 

Importante a criação pela Adminitração do Fundo Municipal de Habitação, que vai beneficiando famílias carentes e vai gerando recursos para novos investimento na área habitacional, como vem de ocorrer com os recursos auferidos com a venda dos lotes do Loteamento Nova Alvorada que irão custear a aquisição de mais um terreno para implantação de outro um loteamento popular. 

O local do conjunto Nova Alvorada é aprazível, de ótimas condições habitacionais, que propiciará dignidade a um grande número de famílias, beneficiárias de casa construída com bons materiais, em ambiente seco, ensolarado e ventilado, próximo do centro da cidade, obrigando-se ao uma contrapartida mensal módica, perfeitamente suportável pelas famílias. 

De enaltecer a política habitacional do município de Curitibanos, inicialmente pela vontade política do Prefeito, cuja determinação é que faz acontecer os investimentos em habitação. Toda a equipe administrativa, seguindo a voz de comando do Prefeito, empenha-se para viabilização do projeto habitacional, sabidamente burocrático, envolvendo questões delicadas, como é a destinação dos lotes e outras 

Motivo de alegria e de honra a realidade do Loteamento Nova Alvorada, que já recebe os primeiros habitantes, e que estará amplamente povoado nos próximos meses, já contando com o importante aparelho público CEI, ali construído pela municipalidade para receber as crianças de todo seu entorno. 

Parabéns à Administração Municipal de Curitibanos. 


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711