Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
Zuquelo.png

Eleições

04 Agosto 2018 09:50:00


Aproxima-se o período eleitoral das eleições deste ano, para os cargos federais e estaduais. É tempo de definição de candidaturas, coligações, indicações dos vices para os cargos do executivo e outras questões de interesse dos partidos políticos.

A coligação que foi formada em Santa Catarina e que elegeu o Governador Raimundo Colombo, tendo como vice o atual governador, do MDB, não subsistiu aos interesses conflitantes e esses partidos, PSD e MDB trabalham para angariar apoios, cada qual com seu candidato a governador.

Em Curitibanos essa coligação perdura, mercê do bom relacionamento que se estabeleceu entre as lideranças, entendendo todos que o conflito e a rivalidade são contraproducentes, acarretando prejuízos ao município.

Torna-se bastante agradável avistar-se nosso Prefeito Dudão e o Vice Roque frequentemente juntos em eventos oficiais ou de mero lazer, em palestra alegre e amistosa, transparecendo o apreço recíproco que se votam essas pessoas públicas.

E os ganhos para o município são visíveis, voltando-se todas as lideranças políticas para o objetivo comum que é o desenvolvimento do município, chefiado com honradez pelo Prefeito Dudão.

Também a Câmara de Vereadores cumpre seu papel nestes novos tempos, não havendo ali as rixas entre bancadas rivais que, no passado, levavam a decisões legislativas inadequadas, fruto de contendas entre situação e oposição.

Há quem afirme a necessidade da oposição no Legislativo, considerando sua função fiscalizadora do Executivo. No caso de Curitibanos, em vista da seriedade e comprometimento da Administração Dudão/Roque e ainda da conscientização do Parlamento municipal, a fiscalização ocorre normalmente, sem que algo da Administração tenha que ser encoberto pela Câmara de Vereadores.

Com isso o município pode dar passos largos de desenvolvimento.

Nesta perspectiva positiva é que se aproximam as eleições, mas com algumas preocupações de pessoas que expressam seus receios pelo fato de haverem dois candidatos a Deputado Estadual, de partidos que integram o governo municipal, disputa que poderá romper a união que se estabeleceu, com o retorno das rivalidades de outrora.

Outra questão a considerar é de que o que se divide enfraquece, dificultando a eleição dos dois candidatos a Deputado, com risco de ambos não se elegerem, hipótese de prejuízo para Curitibanos e região.

Analisando esse quadro político delicado, poderiam as agremiações partidárias sentar-se numa mesa de negociação madura e responsável, com o objetivo da manutenção da união de forças, definindo apenas um candidato a Deputado, com o apoio de todos os partidos integrantes da base do governo, bem como lançando já o nome do candidato a Deputado que abdicar da disputa como candidato a Prefeito nas próximas eleições municipais, igualmente com o apoio de todos os partidos, restando apenas acomodar algumas outras situações de menor complexidade.


JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711