ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

A veia debochativa

03 Janeiro 2019 11:38:00

Ideia para conversas filosóficas no táxi em 2019 (parte 2):


(Imagem: Divulgação)

- Tudo certo com a senhora? 

- Quem detém os conceitos do que é certo e do que é errado? E embora não aprecie ser chamada de senhora, essa palavra me faz pensar: acho que o mundo foi criado por uma mulher. Um mecanismo tão perfeito só pode ser fruto de uma mente feminina. Senhora, só no céu!

- Minha esposa iria adorar ouvir isso. E ai de mim se discordar. De onde vem? 

- De onde venho importa pouco, não é? Importa é para onde vou. O que nunca sei. 

- Entendo. Mas agora precisa saber. 

- Você entende? Você en-ten-de? Como entende a mim se nem eu sou capaz de me compreender? É um sábio! No entanto, diz que preciso saber. Isso leva a crer que me prende às teias da obrigação. Não gosto de me sentir presa. Nasci para a liberdade. 

- Sim. Só que estou conduzindo-a, necessariamente, a algum lugar, concorda?

- Está me conduzindo! Um sábio, sim, um sábio, reafirmo! Há quanto tempo nem eu a mim mesma conduzo? Ando perdida em pensamentos, atos, omissões. E o senhor, o senhor me conduz! Mas não gosto da expressão "necessariamente", me recorda das necessidades mudas da minha alma que, todavia, nesse momento gritam em meus ouvidos. Não sei se esse "algum lugar" que o senhor mencionou existe. Creio que apenas o nada exista. Por fim, perguntou se concordo: do mundo apenas discordo. Nada a mim se adéqua ou ressoa. 

- Sabe o bairro, ao menos? Com o nome do bairro, já temos o começo. 

- Se sei o bairro? Só sei que nada sei! Nem o bairro, nem a rua, nem o beco onde se perdeu a minha sanidade. Estou abrasada pela incerteza. Saber, oh, o saber! Diga lá, o senhor: o que sabe? Sabe, de verdade, sobre alguma coisa? Aliás, o que é a verdade? Nas mãos de quem se mantém? Com o bairro já temos o começo? Mas quem é que determina o que é o começo e o que é o fim? O que os separa? 

- Preciso de uma direção!

- Ah, eu também. Eu também. Deus nos guie. Aliás, falando em Deus...

- Olha, pelo amor Dele! Você fica aqui. Vou te deixar nessa livraria que vende livros exclusivamente de Filosofia. Vai adorar. 

- Filosofia? Eu ODEIO Filosofia!





Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711